Publicidade
Publicidade
Pesquisa Conteúdo Digital em detalhes
PublishNews, Redação, 05/07/2021
Economista Mariana Bueno é a convidada do Podcast dessa semana. Na conversa, ela foi a fundo na pesquisa Conteúdo Digital divulgada na semana passada

Na semana passada, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram os resultados da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro referente a 2020. O que ficou provado ali é que a pandemia da covid-19 impulsionou o consumo de conteúdos editoriais nos formatos digitais.

Em relação a 2019, a pesquisa apontou crescimento real de 36% no faturamento das editoras com a venda de e-books e audiolivros. Em números absolutos significa dizer que o faturamento das editoras com a venda desses produtos saltou de R$ 103 milhões para R$ 147 milhões.

A economista Mariana Bueno, responsável pela pesquisa, voltou ao Podcast do PublishNews para detalhar os resultados da pesquisa. Além de reapresentar os principais resultados, ela falou sobre tendências, a possibilidade de a indústria editorial ter alcançado um novo patamar na venda de conteúdos digitais e ainda apresentou alguns insights sobre o estudo. Ela mostrou ainda como as categorias Não Ficção, Ficção e CTP se comportaram no ano passado, o nível de lançamentos, o comportamento do mercado de audiolivros e como desempenhou cada um dos modelos de negócios adotados pelo mercado digital.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Lançamento do livro Virgínia (Cálida Editora), de Stéfanie Sande, no dia dia 8 de julho, às 16h30 pelo Facebook da editora
Píppi Meialonga (Companhia das Letrinhas), de Astrid Lindgren
Um dia, um rio (Pulo do Gato), de Leo Cunha e André Neves
A poeta X (Galera Record), de Elizabeth Acevedo
A extraordinária jornada de Edward Tulane (WMF Martins Fontes), de Kate DiCamillo
Sabatina PublishNews #2, com Marcus Teles
Loki
Friends The reunion

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Gabriel Mattos discute como o Booktok, a comunidade digital de leitura formada na plataforma, está transformando hábitos e influenciando vendas
Programa recebe Malu Poletti, do Tatu Bola (Editora Planeta); Lara Berruezo, do HarperKids (HarperCollins Brasil); e Elisa Zanetti, dos selos Escarlate e Brinque-Book (Companhia das Letras)
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A eliminação abrupta do shrink, sem redesenho logístico adequado, pode gerar efeitos ambientais indiretos indesejados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Produto criado por uma startup norte-americana oferece trilhas sonoras sincronizadas com livros físicos que acompanham o leitor, em tempo real, a cada virada de página
Na peça 'O motociclista no globo da morte', ator vive um professor de matemática aparentemente racional, pacífico, que costuma ter empatia pelas pessoas e se afasta de qualquer ato violento
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
O grande autor é justamente o que consegue provocar reflexão.
Joca Terron
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar