Diários de Frankfurt: Frankfurt, a cor do outono e a alma do livro
PublishNews, Talita Camargo*, 21/10/2019
Em seu último diário, Talita conta como foram seus últimos dias passeando por Frankfurt e o que tanto aprendeu com essa nova experiência

Acordar depois de uma boa festa nunca é fácil!

Mas é necessário porque embora eu tenha decidido que não iria à feira nesta sexta-feira, tem uma cidade linda para explorar.

E na verdade eu não tinha percebido o quanto Frankfurt é mesmo bonita.

De sexta a domingo, encontrei amigos brasileiros que vivem na cidade e conversamos muito sobre ser brasileiro vivendo no exterior e o quanto nem tudo é tão bonito e poético quanto parece. E gostei muito de ter decidido esticar uns diazinhos em Frankfurt mesmo ao invés de viajar para outros lugares, pois me deu a oportunidade de viver mais deste centro econômico e comercial da Europa.

Tomei um banho de chuva às margens do rio, experimentei muitas cervejas, cantei num karaokê, visitei o centro antigo e histórico, caminhei quilômetros e me deparei com muitos personagens, ou melhor dizendo, cosplays: sábado é o dia do cosplay na Feira do Livro e a cidade fica lotada de pessoas fantasiadas pelos trens, metros e ruas. É um pouco estranho no começo, mas é bem divertido.

Aproveitei esses dias para descansar um pouco a mente, que é importante também. E não deixei de pensar com carinho em todos que me ajudaram a vivenciar este momento único para o profissional do livro: agradeço novamente aos meus pais e irmã, além de todos que me recomendaram ao Prêmio Jovens Talentos; ao júri e à equipe do PublishNews, que além de trabalhar pra caramba, ainda me ajudou muito por aqui. A todos que torceram por mim, muito obrigada de coração: fui feliz nestes dias como em raros momentos da vida!

Que roupa usar, quanto de dinheiro levar, o que fazer... A verdade é que todas essas perguntas não fazem o menor sentido neste último dia de uma semana vivida tão intensamente que parece até que já sou veterana do evento.

A Feira do Livro de Frankfurt - o maior e principal evento do segmento no mundo - é ainda mais grandiosa do que sempre imaginei. Não só pelo tamanho físico, mas principalmente porque mostra o quanto o livro tem para ser discutido, entendido e negociado. O mundo inteiro me provou que o livro está mais vivo do que nunca.

E a memória doce que sempre terei é de que Frankfurt tem cor de outono em outubro. E alma de livro para o resto da vida.


* Talita Camargo é jornalista, produtora editorial e livreira. Fundou com a irmã - Carol Camargo - a 2Books Distribuidora, é também gestora da Livraria do Comendador e foi eleita como um dos Jovens Talentos da Indústria do Livro em 2019. Essa é a sua primeira Feira do Livro de Frankfurt.

[21/10/2019 06:00:00]