Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 14/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/04/2023

O Rio2C 2023 – evento de criatividade e inovação que ocorre na Cidade das Artes até o domingo (16) – realizou na quinta (13) as suas últimas sessões de pitchings editoriais: o evento sugere ao mercado editorial brasileiro um formato praticamente inédito por aqui, em que os próprios autores, pré-selecionados por uma comissão de curadoria especializada, apresentam seus projetos a produtoras audiovisuais e também a editoras de livros. Ontem, mais 10 autores apresentaram suas obras em duas sessões realizadas ao longo do dia – e com a presença de diversos representantes de editoras (Record, Rocco, HarperCollins, Globo e outras casas tinham profissionais na banca do pitching). Além de produtores e scouts de produtoras audiovisuais, mais habituados ao formato. Os autores tinham seis minutos para apresentar um trabalho na sala Change Makers. “Ver um autor falando, especialmente no segmento jovem, é muito importante”, explicou a editora executiva da Galera Record, e agora também da Verus, Rafaella Machado, ao PublishNews após uma das sessões. “O autor vai ter que falar em eventos, dar muitas entrevistas, então em um evento como esse a gente vê como o autor se portaria em diversas possibilidades de divulgação, por exemplo”. Ela conta que foi sua primeira experiência numa banca de pitching como essa. As principais dúvidas e questões levantadas pela banca de avaliadores diziam respeito a direitos autorais e público alvo das obras, necessidade dos autores delinearem melhor o conflito das tramas, dúvidas sobre formatos que os autores pretendiam trabalhar no audiovisual – ou mesmo sugestões nesse sentido. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2023

As ações da Semana do Consumidor (13 a 20 de maio) impulsionaram as vendas do varejo de livros no país. É o que aponta o terceiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, divulgado pela Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e que cobre o período de 27 de fevereiro a 26 de março. Com as melhores performances do setor até agora – sendo o primeiro resultado positivo em volume do ano – o Painel registrou a comercialização de 4,63 milhões de livros, com um faturamento de R$ 211,63 milhões. Isso significa um aumento de 5,32% em volume e 10,46% em valor em relação ao mesmo período de 2022. O preço médio também apresentou um aumento de 4,89%, saindo de R$ 43,58 em 2022 para R$ 45,71 em 2023. Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta, em nota: "depois de três anos seguidos de crescimento de vendas em volume e valor no primeiro trimestre, os bons números do terceiro período de 2023 não foram suficientes para manter essa sequência de alta". Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2023

Davi Braga | © Redes SociaisA obra Superpotencial (Gente), escrita pelo empresário Davi Braga, estreou na Lista de Mais Vendidos do PublishNews ocupando a segunda posição da Lista Geral, com 2.952 exemplares vendidos entre 3 e 9 de abril. No livro de desenvolvimento pessoal, o empresário que ficou conhecido aos 13 anos pela sua startup List-it traz aos leitores lições para que eles sejam capazes de transformar suas vidas e carreiras. Davi acredita que todas as pessoas, independentemente da posição ou função que ocupam, têm a capacidade de atingir seu potencial máximo e no livro, compartilha dicas de como otimizar jornadas e ter resultados maiores, antecipar obstáculos e reconhecer seus aliados. “Foram 4 anos da minha vida dedicados a esse projeto que está impactando a vida de multidões”, compartilhou em suas redes sociais. Completando o pódio da semana, mais uma vez Onde estão as flores (Buzz), de Ilko Minev, ficou com a primeira posição ao vender 2.993 cópias e Café com Deus pai (Editora Vida), de Junior Rostriola, garantiu o bronze com 2.366 títulos vendidos. Com um aumento de 22% nas vendas em comparação com a semana passada, a lista trouxe ainda outras cinco novidades. Clique no Leia mais para saber quais são.

PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2023

A Editora Nós lança neste mês oficialmente o selo pequeNós, voltado para o público infantojuvenil. O projeto, anunciado há quase um ano, tem curadoria da editora e fundadora da Nós, Simone Paulino, que pensa no selo como um “desdobramento natural” da editora. “A rigor, ele já existia porque já vínhamos publicando um ou outro livro para a infância. A diferença é que agora ele ganha corpo e nome”, disse ao PublishNews. De fato, a Nós já publicou obras de literatura infantojuvenil, como o livro A divina jogada, de José Santos. A ideia agora com o pequeNós é também reimprimir outras obras do gênero que saíram pela editora. Além das reimpressões, o pequeNós chega ao mercado com cinco lançamentos. O primeiro deles é a obra A avó adormecida, também de Roberto Parmeggiani, com ilustrações do português João Vaz de Carvalho. “Nosso sonho é criar um catálogo sem fronteiras. No qual possam conviver em harmonia livros brasileiros e de todos os lugares do mundo”, explica Paulino. Ela adianta ainda que outra linha de força do pequeNós deve ser a formação de um catálogo para a infância escrito também por autores não tradicionalmente do mundo literário infantojuvenil, como o Valter Hugo Mãe (com obra ainda sem título definido), Márcia Tiburi (Marina e os monstros) e Virginia Woolf (A viúva e o papagaio). Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

A editora Rocco, casa editorial de Harry Potter, Clarice Lispector, Thalita Rebouças, Margaret Atwood, Anne Rice e outros, abriu três vagas, sendo uma no departamento editorial, uma no de marketing e a outra no de produção. Na primeira, para o cargo de assistente editorial sênior, é preciso ter pelo menos um ano de experiência em produção editorial e avaliação de originais. Para a vaga de analista de marketing a editora pede superior completo em Marketing, Jornalismo, Publicidade ou áreas relacionadas. É desejável que tenha domínio do Pacote Office, experiência com produção de conteúdo e perfil organizado e criativo. O selecionado para o cargo irá criar as estratégias das campanhas de lançamento, gerar conteúdo para as redes sociais, dar suporte à equipe em eventos da editora, entre outras funções. A terceira oportunidade é uma vaga de estágio em design gráfico. O candidato deve cursar o 4º, 5º ou 6º período do curso superior de design ou áreas correlatas, formação básica de inglês e bom conhecimento de Photoshop, InDesign e Illustrator. Interessados devem enviar currículo, até o dia 21 de abril, para departamentopessoal@rocco.com.br, indicando o título da vaga para a qual estão se candidatando no assunto do e-mail. Os selecionados vão atuar em regime presencial, na cidade do Rio de Janeiro. Mais informações sobre as vagas você encontra nos links correspondentes.

PublishNews, Guilherme Sobota, 14/04/2023

Foi uma fala do personagem Vision – da série WandaVision, do Disney+ – que acabou na epígrafe do livro de poemas Holograma (Círculo de Poemas), de Mariana Godoy: “mas o que é o luto, se não o amor que perdura?”. A escritora conta ao PublishNews que foi a partir da frase que ela passou a organizar os poemas que estava escrevendo para elaborar um processo de luto e abraçar a ideia do "holograma": "essa ausência que se faz presente, esse fantasma que convido a surgir e que, sobretudo, eu controlo". A poeta paulista, de apenas 26 anos, lança o livro neste sábado (15), às 16h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, São Paulo / SP), com bate-papo e sessão de autógrafos. Processo consciente e esteticamente avançado de elaboração de um luto pessoal, o livro usa a imagem do holograma como espécie de representação fantasmal, cuja relação com a tecnologia é explicitada em um verso (“o holograma é uma das tecnologias da memória”). "Eu penso a escrita dentro de uma sala de edição muito bem equipada, onde consigo cortar, inserir, desfazer a sequência de imagens", diz Mariana, por e-mail. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2023

Em uma extensão de seu portfólio de soluções e serviços de assinatura em aplicativos para editores, a Beat Technology – empresa norueguesa que cria plataformas de audiolivros para editoras – lança seu primeiro aplicativo para varejistas de livros. A notícia é mais um movimento interessante de acompanhar no mercado internacional de audiolivros que recentemente viu a entrada do Spotify no setor, a busca de empresas como Storytel e Nextory por estratégias de consumo limitado e a mudança nos modelos de consumo. Para viabilizar o projeto, a Beat firmou uma parceria com a Adlibris, uma das maiores varejistas on-line da Escandinávia e que fornece, atualmente, milhares de títulos para seus clientes na Suécia, Finlândia e Noruega. A partir da próxima segunda (17), os consumidores Adlibris que comprarem seus e-books e audiolivros na loja da varejista poderão desfrutar de suas experiências de leitura e audição nos limites de um UX líder de mercado. “Como livraria on-line líder de mercado nos países nórdicos, agora estamos investindo na mudança de nossa experiência de leitura digital com um modelo de negócios em que acreditamos”, disse Sakari Luovio, diretor de vendas da Adlibris. “Em uma época em que os clientes estão sobrecarregados com diferentes serviços de assinatura, nos concentramos na venda de e-books e audiolivros à la carte, onde nossos leitores podem encontrar seu livro específico entre mais de um milhão de títulos”, explica o executivo. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Seguindo uma onda de censuras nas bibliotecas dos Estados Unidos, uma adaptação em quadrinhos do famoso Diário de Anne Frank foi removida de uma escola na Flórida. O grupo conservador que pediu a retirada alegou que o livro, publicado pela Pantheon Graphic Library, minimizava o Holocausto. Segundo nota no Estadão, só no mês passado, mais de 1.200 pedidos para censura de livros foram feitos nos EUA, número mais alto em 20 anos. Outro tema comentado na semana foram as reedições de livros clássicos. O Estadão publicou também um artigo de Alexandra Alter e Elizabeth Harris, originalmente do The New York Times. No texto, as autoras discutem como adequar obras às “sensibilidades contemporâneas”. A Folha publicou uma nota sobre o novo livro da ativista climática Greta Thunberg, intitulado originalmente The climate book: the facts and the solutions, publicado pela Penguin Press. O livro conta com a contribuição de diversos coautores, entre eles os brasileiros Carlos Nobre e Sônia Guajajara. A obra ainda não foi lançada no Brasil. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi”
Mário de Andrade
Escritor brasileiro (1893-1945)
1.
Onde estão as flores
2.
Superpotencial
3.
Café com Deus pai
4.
Mais esperto que o diabo
5.
É assim que acaba
6.
É assim que começa
7.
Mentes saudáveis, lares felizes
8.
Nunca foi segredo
9.
A jornada
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 14/04/2023

Natália e GabrielaNeste sábado (15), a Fapcom realiza a 5ª edição do seu Seminário de Produção Editorial. Das 9h às 12h30 o evento falará sobre as promessas de retomada de projetos na área da cultura, entre eles as produções editoriais. A primeira mesa do seminário, “Políticas públicas e mercado editorial: o que esperar?” contará com a participação de Natália Vieira, consultoria Radar de Licitações, que está presente no PN+ e que trabalha para ajudar as editoras a encontrar editais; Bartira Costa Neves (Litera), Gabriela Dias (Santillana), colunista do PN; e o professor Dr. João Neri. Na conversa, eles tratarão das perspectivas de novos projetos para o mercado editorial, tendo em vista a retomada do fomento à cultura, e a potencial retomada de compras do material que integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para assistir ao seminário é só se inscrever clicando aqui.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Mia Couto, um dos principais autores africanos da atualidade, anunciou em entrevista à TV Brasil que irá lançar um livro de contos no segundo semestre de 2023. O título As pequenas doenças da eternidade ganhará uma edição brasileira, reunindo diversos contos que o autor já publicou em Portugal. A obra do autor é publicada no Brasil pela Companhia das Letras. O livro contará com 14 contos que abrangerão a pandemia da Covid-19 em Moçambique e histórias da infância do autor. As obras do autor, recheadas de história do país, também retratam uma imagem da sociedade moçambicana e suas dificuldades nos períodos dos últimos anos. Além disso, durante a conversa, Mia elogiou a cultura brasileira e a produção cultural do país. Segundo ele, “Eu acho que o Brasil tem toda a razão em ser orgulhoso e vaidoso da sua produção cultural. Para nós, os africanos de língua portuguesa, estou a falar agora só da literatura, nós temos uma dívida enorme com as referências que nos chegam”. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

A Warner Bros. Discovery confirmou a notícia que muitos potterheads esperavam: o novo streaming da empresa, o Max – antes chamado de HBO Max –, lançará uma série inédita de Harry Potter baseadas nos sete livros da saga. A produção terá J.K Rowling, como produtora executiva, porém, ainda não tem data de lançamento ou outros nomes. O CEO da Warner, David Zaslav, adiantou também que a série vai durar uma década. “A série contará com um novo elenco para liderar uma nova geração de fãs, cheio de detalhes fantásticos, personagens muito amados e locações que os fãs de Harry Potter amam há mais de 25 anos. Cada temporada será fiel aos livros originais", disse Zaslav. “O comprometimento da Max em preservar a integridade dos meus livros é importante para mim e estou ansiosa para fazer parte desta nova adaptação, que permitirá um patamar de profundidade e detalhe que só uma longa série possibilita”, afirmou Rowling. No mercado editorial, quem sai ganhando é a Rocco, que publica as obras da série por aqui. Para Paulo Rocco, fundador da editora, o projeto vai trazer uma nova geração de fãs para as histórias da autora e precisa ser celebrado. “Nós, que publicamos os livros de Harry Potter no Brasil desde o ano 2000, estamos muito entusiasmados com essa notícia”, disse ele. “Nesses mais de 20 anos, vimos renovadas gerações de leitores se encantando com a saga e temos a certeza de que a nova produção vai atrair, mais uma vez, um público de milhões de crianças e jovens para o universo mágico de J.K. Rowling". Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

A Casa do Dragão já iniciou as gravações da segunda temporada. O drama da HBO Max baseado na obra Fogo e sangue (Suma) de George R.R Martin conquistou milhares de fãs por todo o mundo. Segundo Ryan Condal, cocriador, showrunner e produtor executivo da série, os membros do cast estão entusiasmados com volta ativa, “Mal podemos esperar para compartilhar o que estamos planejando". O elenco desta segunda temporada inclui Matt Smith, Olivia Cooke, Emma D'Arcy, Eve Best, Steve Toussaint, Fabien Frankel, Ewan Mitchell, Tom Glynn-Carney, Sonoya Mizuno e Rhys Ifans. Harry Collett, Bethany Antonia, Phoebe Campbell, Phia Saban, Jefferson Hall e Matthew Needham também retornam.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Em Fala, menina! (Oficina Raquel, 40 pp, R$ 69 – Ilustração: Luciana Grether), obra escrita por Cíntia Barreto, a protagonista toma a voz para si, apossa-se de seus pensamentos, de suas palavras, da sua liberdade e do seu direito de expressão. Sua voz sai retumbante da garganta e faz ecoar as palavras, os desejos, as angústias, as ânsias do ser mulher. Descrita como uma obra lírica e poética, Fala, menina! “fala” para muitas pessoas: responsáveis, docentes, mediadores e mediadoras de leitura, bibliotecários e bibliotecárias. Fala para as meninas (claro!), mas também para os meninos – que podem e devem ser aliados na construção de uma sociedade mais equânime, justa e amorosa. O lançamento do livro está marcado para este domingo (16), às 15h, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 91 – Rio de Janeiro / RJ).

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Baú do tesouro, lunetas, mapas e navios. Esses elementos estão presentes em um certo tipo de narrativa de aventura bem conhecida: as histórias de piratas. Em geral, os piratas são representados como figuras estereotipadas e malvadas, no entanto, a narrativa de Vânia Alsalek coloca a figura de seu Pirata medonho (Gaivota, 36 pp, R$ 68) justamente em um lugar humanizado, que chora escondido, pois não se sente amado por ninguém. Sua maldade decorre de suas inseguranças. Com essa premissa, a autora cria, em versos, uma narrativa potente. A aventura contra o monstro marinho é também o agente transformador do pirata, uma vez que é a partir desse acontecimento que ele passa a se aceitar, a sentir-se uma pessoa bonita e capaz de fazer boas ações. A história é uma alegoria fantasiosa que fala sobre a importância da construção e do resgate da autoestima e autoconfiança nas pessoas. Com ilustrações da dupla de artistas Toco-Oco, ela ganha ainda mais profundidade: pirata e monstro marinho possuem a mesma feição, de forma que o leitor acompanha, na realidade, um embate interno do personagem principal.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Em uma manhã de primavera, a garotinha Fern resgata um porquinho e o nomeia Wilbur. Vendido para o tio de Fern e mandado para a fazenda dele, o porquinho faz amizade com os animais de lá – incluindo a gentil aranha Charlotte. Mas, quando Wilbur precisa enfrentar o cruel destino de sua espécie, Fern e Charlotte se juntam aos outros animais para bolarem um plano infalível e salvarem esse porquinho muito especial. Do mesmo autor de Stuart Little, E. B. White, com nova tradução de Jim Anotsu e as ilustrações originais de Garth Williams, A teia de Charlotte (HarperKids, 192 pp, R$ 69,90 – Trad.: Jim Anotsu) é um clássico da literatura infantil que atravessou gerações e conquistou adultos e crianças com sua história fascinante e encantadora.

PublishNews, Redação, 14/04/2023

Em novo lançamento da literatura infantil da autora Vanessa de Sousa Torres de Albuquerque, Quero ser herói (Asinha, 28 pp, R$ 39,90), o personagem principal da história é um menino esperto que gosta muito de brincar e sonha em se tornar um herói de verdade. Certo dia, ele descobre que isso é possível! Esta é uma divertida aventura que promove valores como bondade, empatia e generosidade, e nos faz refletir em como todos nós podemos contribuir com atitudes que tornam o mundo em um lugar melhor.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 14/04/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.