
Outro tema comentado na semana foram as reedições de livros clássicos. O Estadão publicou um artigo de Alexandra Alter e Elizabeth Harris, originalmente do The New York Times. No texto, as autoras discutem como adequar obras às “sensibilidades contemporâneas”. Citam como exemplos os textos de Ian Fleming, Roald Dahl e Agatha Christie, que recentemente anunciaram novas edições com readaptações.
A Folha publicou uma nota sobre o novo livro da ativista climática Greta Thunberg, intitulado originalmente The climate book: the facts and the solutions, publicado pela Penguin Press. O livro conta com a contribuição de diversos coautores, entre eles os brasileiros Carlos Nobre e Sônia Guajajara. A obra ainda não foi lançada no Brasil.
Entrando em política, O Globo falou da Lei Rouanet, que prevê novo limite de cachês e valores de captação para empresas do setor cultural. Agora um artista poderá receber até R$ 25 mil em cachê, número que antes era de apenas R$ 3 mil.
Segundo nota do G1, a Unicamp abriu inscrições para um curso de literatura focado nas leituras obrigatórias para o seu vestibular intitulado “Cria Unicamp”. O projeto é gratuito e tem inscrições abertas até a próxima segunda-feira (17), com 200 vagas para alunos por aula.
Outro destaque do O Globo foi o falecimento do cartunista Al Jaffee, criador da revista de humor Mad. Ele morreu na segunda-feira (10), em Nova York, com 102 anos. O desenhista já estava internado e seu falecimento foi por falha múltipla dos órgãos.
O portal Vida Simples publicou uma matéria unindo literatura e psicologia. Com o título “Biblioterapia: conheça livros que ajudam a lidar com períodos difíceis da vida”, a matéria traz sugestões de livros de autoras como Cecília Meireles, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector – que unem narrativas e autoconhecimento.
Outro destaque é o ônibus-biblioteca que leva mais de dois mil livros ao público em praças em Goiânia. A nota, publicada no jornal O Popular, anuncia que o veículo pretende percorrer outras cidades do Nordeste e do Norte.
Uma matéria do The Guardian destacou uma nova edição da revista Granta, com os melhores autores de ficção com menos de 40 anos para ficar de olho no futuro. Entre os nomes, Eliza Clark, Sarah Bernstein, Tom Crewe, Natasha Brown and Sophie Mackintosh, Eley Williams, Thomas Morris, Olivia Sudjic, Eleanor Catton and Saba Sams.