Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/01/2026
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/01/2025

Itamar Vieira Junior e Fabrício Carpinejar estão entre os autores com novos títulos na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais – a relação é divulgada mensalmente com vendas de escritores brasileiros a partir da solução BookScan, que monitora o comércio na "boca do caixa" de livrarias, e-commerces e outras lojas. A lista divulgada nesta sexta-feira (9) conta as vendas de 3 a 30 de novembro de 2025, o 12º período do ano – em breve, o PN vai divulgar a última contabilização de 2025. A categoria Não ficção é liderada por Coisa de rico (Todavia), do antropólogo Michel Alcoforado – um dos principais acertos do mercado em 2025. Em Ficção, quem lidera é A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, seguida por livros de Socorro Acioli e Raphael Montes – Conceição Evaristo também mantém dois títulos na Lista. Entre as editoras, quem lidera o ranking é o Grupo Companhia das Letras, com oito títulos entre as duas categorias, seguido por Planeta (7) e HarperCollins Brasil (4). Clique no Leia mais para conferir todas as novidades da Lista.

PublishNews, Monica Ramalho, 08/01/2026

"Nas manhãs de quinta-feira, Rosângela dos Santos já sabe que é dia de servir com esmero as mesas do salão do Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras. O ritual atravessa gerações desde julho de 1897, quando a ABL foi fundada por quarenta escritores arregimentados pelos colegas de ofício Machado de Assis, o primeiro presidente, e Joaquim Nabuco, secretário-geral. O encontro semanal é uma tradição inaugurada no século XIX, nos moldes da Académie Française e sob as bênçãos de Dom Pedro II. Quase 130 anos depois, o Chá das Cinco continua aproximando os acadêmicos, antes e depois das sessões plenárias. O objetivo é propôr um respiro nos debates mais sérios e oferecer — de bandeja — certa leveza ao convívio entre os companheiros de fardão". Leia a reportagem completa, publicada na segunda edição impressa da Revista PublishNews.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 07/01/2026

Aigo Livros fica no bairro do Bom Retiro e é especializada em literatura diaspórica | © Beatriz Sardinha / PublishNewsEm uma conferência com gerentes da Barnes & Noble em 2019, o CEO James Daunt expôs a necessidade de a rede americana se renovar e de as livrarias se tornarem cada vez mais personalizadas. Nas últimas décadas e nos últimos anos em particular, as livrarias físicas viram aumentar o número de desafios em torno delas, em razão, principalmente, do comércio virtual. As dificuldades impostas ao segmento e o espírito do tempo provocaram mudanças significativas no negócio, como o desaparecimento de redes e lojas de grande dimensão e a inclusão ou intensificação da venda de produtos e serviços dentro dos estabelecimentos — itens de papelaria, cursos, comidas e bebidas etc. Foi nesse contexto que pareceu fazer mais sentido apostar em espaços menores e personalizados, conectados com a região na qual estão inseridos e planejados para atender o gosto e as demandas de públicos específicos. Clique no Leia mais para ler a reportagem na íntegra.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 09/01/2026

Desde o lançamento de Ressuscitar mamutes (Autêntica Contemporânea) em maio de 2024, Silvana Tavano – que naquele ano também foi convidada da Casa PublishNews na Flip em bate-papo ao lado de Socorro Acioli – viu seu romance receber uma ampla e devida atenção na mídia. A crítica destaca, de modo recorrente, a originalidade da proposta narrativa e a forma como a obra consegue articular questões científicas, éticas e existenciais, sem deixar de ser sensível e poético. Além de vencedor da categoria de prosa do Prêmio Oceanos, Ressuscitar mamutes foi lembrado na lista de finalistas de Romance Literário do Prêmio Jabuti e de Melhor Romance, do Prêmio São Paulo de Literatura. Agora, Silvana Tavano respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/01/2026

Neste começo de ano, o PublishNews lança o grupo de Dicas de Leitura do HUB PN, um canal exclusivo no Whatsapp para que amantes de livros e entusiastas do mercado possam se aproximar de novas leituras e autores. No grupo, semanalmente, o PN compartilhará alguma "leitura do momento", seja um livro que algum membro da equipe leu recentemente, seja algum título de notável repercussão no meio do mercado literário. O espaço também serve como uma alternativa à já tradicional seção de lançamentos do PublishNews, que divulga os principais novos títulos do mercado diariamente. Com o slogan "Conectando leitores e o mercado do livro", o canal de comunicação online está hospedado no WhatsApp e nada mais é do que uma comunidade para reunir pessoas em grupos de assuntos específicos. Empresas e editoras como Amazon, Aleph, Primavera e Globo Livros são algumas das empresas que já divulgaram no espaço. Leia mais!

PublishNews, Monica Ramalho, 07/01/2026

"Estou lendo Afetos ferozes (Todavia), uma autobiografia da Vívian Gornick. Há tempos flerto com ele, muito pela vontade de ler a Vivian. É um livro de quase quarenta anos que tem envelhecido lindamente. Não gosto da ideia de uma literatura feminina, acho equivocada. Penso em um olhar literário feminino e isso a Vivian executa brilhantemente, compartilhando a construção da sua formação intelectual, as dificuldades de ser uma mulher em meio à hostilidade de seus pares e o próprio pensamento feminista que opera numa crescente nesse contexto, dilatando sua visão sobre o mundo, seus afetos e sentidos, tudo com uma delicadeza admirável, uma violência impoluta, com uma precisão de palavras incrível. É um livraço". Quer saber mais do livro recomendado?

PublishNews, Beatriz Sardinha, 08/01/2026

Freida McFadden | © Mira Whiting Photography / Reprodução site oficial Freida McFaddenA escritora Freida McFadden emergiu como um fenômeno de vendas nos últimos anos por conta de seus thrillers psicológicos contemporâneos, com personagens em situações-limite e surpreendentes plot twists – características clássicas nas histórias de Freida, como define Mariana Kaplan, Diretora de Marketing da Arqueiro, selo que publica parte dos livros da autora no Brasil. O ano começa forte para McFadden por aqui, com a estreia da adaptação cinematográfica de A empregada, seu best-seller de maior sucesso, e o lançamento de Querida Debbie, programado para março. A autora tem formação em medicina — mais especificamente no estudo de lesões cerebrais —, histórico que pode explicar parte do seu estilo de escrita, de suas histórias e personagens. Acesse a nota para saber mais sobre a autora de suspense!

PublishNews, Monica Ramalho, 06/01/2026

O escritor e fotógrafo brasileiro Tom Correia está entre os oito autores selecionados para a residência literária Prague City of Literature em 2026, iniciativa promovida em parceria pela Biblioteca Municipal de Praga e pela Prefeitura da capital da República Tcheca. Com 980 inscrições provenientes de 89 países contabilizadas na atual seleção, esta será a primeira vez que um autor brasileiro participará do programa, criado em outubro de 2015. O projeto a ser desenvolvido em Praga é híbrido e envolve um livro de textos ficcionais curtos e uma série visual produzida nas ruas da cidade, inspirada na obra do fotógrafo tcheco Josef Sudek (1896-1976). Tom contou ao PublishNews que já conhecia a obra do fotógrafo. "Ao descobrir o seu trabalho tempos atrás, fiquei ainda mais encantado quando conheci a sua biografia. Pois a partir de um trauma da Primeira Grande Guerra, ao ter um braço amputado, ele percorreu as ruas de Praga registrando imagens poéticas e melancólicas, deixando um legado que até hoje é uma referência que, em certa medida, dialoga também com a Literatura". Leia a notícia completa!

“O livro é o risco que você corre. E é o risco que faz a sua vida interessante.”
Paulo Coelho
Escritor brasileiro
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 09/01/2026

A mídia especializada teve como tema o debate de narrativas críticas do colonialismo. Em entrevista para a revista Quatro cinco um, a escritora Zadie Smith discute seu romance histórico A fraude, que revisita a Inglaterra vitoriana e os impactos do colonialismo e da escravidão no julgamento Tichborne do século XIX. A Folha publicou uma resenha sobre o romance vencedor do National Book Award, As meninas do laranjal (Companhia das Letras), narrativa sobre o despertar trans da ex-freira Catalina de Erauso. Uma reportagem na Folha de S. Paulo noticiou que após críticas sobre o estado de conservação dos túmulos no cemitério da Academia Brasileira de Letras (ABL), o corpo da escritora Nélida Piñon foi removido do local. O veículo também publicou uma reportagem em que especialistas apontam a importância da leitura na função de estimular regiões diversas do cérebro. O jornal O Globo abordou a tradição da escritora Isabel Allende, que começa a escrever um novo livro todo 8 de janeiro. A escritora Jojo Moyes concedeu entrevista à CNN Brasil e deu detalhes de seu novo livro, considerado por ela como "o mais engraçado" que escreveu em sua carreira até o momento. Na revista Bravo!, a notícia de que o escritor francês Édouard Louis fará sua estreia como ator no Brasil ao interpretar Quem matou meu pai, adaptação teatral de sua obra que integra a programação da 11ª MITsp — Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. A revista Gama listou livros para cuidar da saúde mental em 2026. Na mesma toada de autocuidado, o Estadão compilou oito livros para pensar sobre bem-estar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 07/01/2026

Ainda no fim de dezembro, a Amazon anunciou os finalistas da 10ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. São eles: Bruno Andrade, com o livro A casa de farinha; Jadna Alana, com Barquinho de papel; Katarine Vie, com Livre de água e sal; Marília Lovatel, com O despojo do caramujo, breve romance de despedida; e Renata Camargo, A parte cômoda do infinito. Todos os livros foram publicados no Kindle Direct Publishing (KDP), a plataforma de autopublicação da empresa. O vencedor ou vencedora receberá R$ 50 mil, terá seu livro publicado pelo Grupo Editorial Record, ganhará uma edição especial da TAG Experiências Literárias, sua obra será adaptada para audiolivro pela Audible e ainda terá a oportunidade de integrar o júri na próxima edição do prêmio. O ganhador será anunciado em uma cerimônia de premiação a ser realizada em fevereiro. Clique no Leia mais para saber mais sobre esta edição.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/01/2026

Depois de mais de 19 anos trabalhando com a Mauricio de Sousa Produções (agora MSP Estúdios), Sidney Gusman não é mais editor da casa. O desligamento foi comunicado pelo próprio jornalista e editor em suas redes sociais nesta terça-feira (6). "Foram duas décadas de trabalho árduo, porém extremamente prazeroso. E com muita, muita história pra contar. Tanto que não caberia aqui. Então, nesse momento de despedida, o que faço questão é de agradecer demais ao Mauricio de Sousa. Foi ele, lá em 2006, logo depois de lançarmos o livro Mauricio – Quadrinho a quadrinho, pela Globo, que olhou pra mim e falou: “Vou criar uma área para você criar projetos pra mim", escreveu Gusman nas redes. "Agora, que comece uma nova fase. Portanto, alô, mercado, estou na área!", concluiu. Ao PublishNews, Gusman comentou a imensa repercussão que a publicação alcançou nas redes. Clique no Leia mais para ver a nota completa.

PublishNews, André Calgaro, 09/01/2026

Bienal Internacional do Livro, São Paulo, 2018. Eu estava em frente à entrada do evento, num misto de empolgação, ansiedade e preocupação. Poucos meses antes, havia pedido demissão do trabalho e investido tudo o que eu tinha — e não tinha — no meu então recém-criado empreendimento: uma empresa especializada em produzir audiolivros. Fui à Bienal captar clientes e apresentar o novo CNPJ. Conferi se os cartões de visita, novinhos, estavam no bolso, ajeitei o crachá e entrei. O resultado daqueles dias de Bienal foi quase um vexame total. Quase. Conversei com inúmeras pessoas de editoras, distribuí cartões a rodo e depois até achei um deles pisoteado no chão. Frustrante. (...) O que aconteceu de lá pra cá? Muita coisa! Antes de tudo, lembremos que audiolivro é um livro em áudio, disponível em plataformas digitais, por assinatura ou compra avulsa. Sua indústria mundial movimenta mais de US$ 8 bilhões e cresce dois dígitos por ano. Projeções apontam um crescimento contínuo pelo menos até o fim da década, fomentado pela expansão para novos idiomas e novos modelos de negócio, e pela convergência com outros formatos de áudio. E o nosso mercado brasileiro, a quantas anda? Clique no Leia mais para saber.

 
©2001-2026 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.