Itamar Vieira Junior e Carpinejar emplacam novos livros na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/01/2025
Entre as editoras, quem lidera o ranking é o Grupo Companhia das Letras, com oito títulos entre as duas categorias

Itamar Vieira Junior e Fabrício Carpinejar estão entre os autores com novos títulos na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais – a relação é divulgada mensalmente com vendas de escritores brasileiros a partir da solução BookScan, que monitora o comércio na "boca do caixa" de livrarias e e-commerces. A lista divulgada nesta sexta-feira (9) conta as vendas de 3 a 30 de novembro de 2025, o 12º período do ano – em breve, o PN vai divulgar a última contabilização de 2025.

Itamar aparece na categoria Ficção com Coração sem medo (Todavia), o último da trilogia iniciada por Torto arado (Todavia), que também permanece na Lista. No novo livro, o autor ambiente a história de Rita Preta em Salvador. Operadora de caixa de supermercado e mãe de três filhos, ela vê sua vida ser transformada quando um deles – adolescente – some sem deixar rastro na comunidade onde reside na capital baiana. Na sua jornada em busca de respostas, ela enfrenta as possibilidades de perder seu emprego, seu relacionamento amoroso com um caminhoneiro, e até mesmo a própria vida, ameaçada pela atmosfera de violência e arbítrio que envolve o desaparecimento. A personagem é descendente da linhagem de Donana Chapéu Grande, parte da geração obrigada a deixar suas terras pelos acirramentos dos conflitos fundiários no interior do país.

Já Carpinejar emplacou, em Não ficção, o novo Deixe ir (Bertrand Brasil), em que busca oferecer ao leitor não respostas prontas, mas uma "delicadeza firme de quem já aprendeu a se perder e a se reencontrar", segundo a editora. "Com a sensibilidade de quem conhece as dores da alma, Carpinejar nos guia pelos labirintos de relações desiguais, pelas heranças emocionais que pesam mais do que curam, pelas lealdades silenciosas que nos adoecem. E nos mostra que a cura exige coragem. Exige desapego. Exige movimento. Porque, às vezes, amar é partir", diz a sinopse do livro.

Outros livros que aparecem pela primeira vez na listagem são 365 hábitos simples e poderosos (Camelot Editora), de Paulo Houch, e Rabiscos de Florentia (tatu-bola), de Maidy Lacerda.

A categoria é liderada por Coisa de rico (Todavia), do antropólogo Michel Alcoforado – um dos principais acertos do mercado em 2025. Em Ficção, quem lidera é A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, seguida por livros de Socorro Acioli e Raphael Montes – Conceição Evaristo também mantém dois títulos na Lista.

Entre as editoras, quem lidera o ranking é o Grupo Companhia das Letras, com oito títulos entre as duas categorias, seguido por Planeta (7) e HarperCollins Brasil (4).

Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos x Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais

Desde agosto de 2025, o PN publica sua nova Lista de Mais Vendidos geral, também em parceria com a Nielsen. São duas listagens diferentes. Esta – a de Autores Nacionais – conta apenas com livros de escritores brasileiros, separados em duas categorias: Ficção e Não ficção, e vem sendo publicada desde 2015.

Já a Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos não faz distinção entre autores nacionais e internacionais, e possui quatro categorias: Ficção, Não ficção trade, Não ficção especialista, e Infantil e Juvenil. Ambas as listas são realizadas a partir da solução BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.

[09/01/2026 11:29:01]