Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/07/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 22/07/2025

Em 2025, o Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro completa 10 anos – e segue com inscrições abertas, até o dia 28 de julho, para premiar um novo jovem destaque (profissionais até 35 anos) do mercado editorial. O PublishNews conversou com alguns dos vencedores das últimas edições sobre suas visões sobre o setor do livro no país, sobre o que significou receber o prêmio e ir para a Feira de Frankfurt, que, este ano, será realizada entre os dias 15 a 19 de outubro. As inscrições para esta edição estão disponíveis neste formulário – este ano, não haverá prorrogação do período. A escolha dos finalistas será feita pela organização do Prêmio e os nomes dos selecionados serão anunciados no dia 30 de julho, durante a programação da Casa PublishNews na Flip 2025. O Prêmio Jovens Talentos é uma realização do PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt e com patrocínio da MVB América Latina e da Abrelivros. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário. Dúvidas sobre o prêmio podem ser sanadas pelo email jovenstalentos@publishnews.com.br. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira, 22 de julho, os cinco finalistas de cada uma das categorias da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP), reunindo autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país. Os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também receberão uma estatueta. A obra Metodologia do trabalho científico (Cortez), de Antônio Joaquim Severino, foi eleita pela diretoria da CBL como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, após consulta pública realizada no primeiro semestre. Publicado pela Cortez Editora, o livro completa 50 anos em 2025 e oferece aos universitários subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das diversas demandas acadêmicas ao longo de sua formação. Neste ano, o sociólogo José de Souza Martins foi escolhido como Personalidade Acadêmica do prêmio, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. Ele será homenageado durante a cerimônia. Clique no Leia mais para ver a lista de finalistas.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

O Clube de Autores, plataforma de autopublicação de livros em português e espanhol, acaba de lançar novos serviços de edição e análise de obras literárias 100% baseados em inteligência artificial. A iniciativa utiliza exclusivamente IA para oferecer suporte técnico aos autores em etapas essenciais do processo editorial. O principal destaque é o serviço de edição automatizada via IA. A ferramenta realiza uma leitura completa do manuscrito e entrega uma versão editada e comentada com sugestões sobre clareza, coesão, concisão, estrutura textual, ortografia e gramática, mantendo sempre a integridade do estilo original do autor. A plataforma também lançou um recurso de análise crítica de livros via IA. O serviço gera um parecer técnico que avalia estrutura narrativa, estilo, desenvolvimento de personagens, ritmo e consistência geral da obra, funcionando como um diagnóstico para autores em fase de revisão. Ambas as soluções são inteiramente operadas por inteligência artificial, sem intervenção humana. De acordo com a plataforma, fazem parte da missão do Clube de Autores de democratizar o acesso à publicação de livros com o uso de tecnologia de ponta. Segundo o Clube, manter a consistência da edição em um arquivo do tamanho de um livro foi um dos principais desafios no processo: são cerca de 600 prompts encadeados, desenvolvidos por um time interno da empresa – que garante que os direitos autorais do autor são protegidos. "Nós não usamos nada para aprendizado de algoritmo", diz Ricardo Almeida, CEO da plataforma, ao PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

Depois de anunciar em fevereiro deste ano uma nova fase com a Cosac Edições – que está investindo em livros sobre história do Brasil, cinema e monografias de artistas – o editor Charles Cosac está recolocando no mercado algumas publicações marcantes da história da Cosac Naify – uma seleção de livros que estavam há algum tempo fora de catálogo agora tem sua produção retomada. Livros de artistas, além de obras da literatura clássica e contemporânea, estão de volta à programação de lançamentos da Cosac, em reimpressões revisadas e atualizadas. Os títulos já estão disponíveis para venda ou pré-venda no site da editora. Entre os títulos, estão Leonilson – Use, é lindo, eu garanto, com obras do artista e textos de Barbara Gancia e Ivo Mesquita; Decameron, de Boccaccio, com tradução de Maurício Santana Dias; e Tunga, com organização de Tatiana Grimberg. "Sinto um certo estranhamento ao rever esses livros — que nunca esqueci — agora apenas com o meu nome, sem o sobrenome do meu cunhado, amigo e ex-sócio, Michael Naify", diz ao PublishNews o editor Charles Cosac. "Ainda assim, considero esse resgate válido, pois há uma demanda reprimida pelos livros da CN, especialmente os que são adotados em escolas e universidades. Teremos boas surpresas num futuro próximo." Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

A Audible anunciou o lançamento periódico da coleção de audiolivros de clássicos da literatura que fazem parte da relação de obras exigidas para o vestibular 2026 no decorrer do segundo semestre de 2025. Os primeiros títulos já estão disponíveis para escuta até dia 27 de setembro e são: Quincas Borba, de Machado de Assis e narrado por Tiago Torres, O cortiço, de Aluísio de Azevedo e narrado pela atriz Maitê Proença, e o recém-lançado O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós e narrado pelo ator português Ricardo Pereira. As obras são exclusivas do catálogo da Audible e podem ser acessadas sem cadastro prévio e de forma gratuita. As obras essenciais das listas de vestibular serão disponibilizadas em audiolivro na Audible em outras duas fases e, em cada uma delas, os títulos podem ser acessados por três meses. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

O Instituto Caminhos da Palavra está com inscrições abertas para novos cursos e oficinas. Com curadoria de Henrique Rodrigues (também colunista do PublishNews), as aulas são voltadas para diferentes temáticas: a escrita de conto e demais formas breves com Carlos Henrique Schroeder, romance com Letícia Wierzchowski, humor na literatura infantojuvenil com Marcelo Maluf, contação de histórias Cadu Cinelli e a leitura de autores subversivos com Luci Collin, além de um curso com o português Afonso Cruz sobre o vício dos livros. As inscrições podem ser realizadas no site do Instituto, https://caminhosdapalavra.com.br/. As inscrições para o Prêmio Caminhos de Literatura 2025 estão abertas até o dia 13 de agosto, para romancistas inéditos. O livro será publicado pelas editoras Dublinense, no Brasil, e Kacimbo, em Angola. Quem vencer também irá receber uma mentoria e participará de eventos literários. O edital está disponível no site do Prêmio. A fim de manter a liberdade criativa e independência do projeto, o Instituto iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, a fim de receber apoio ao Prêmio, oferecendo diversas recompensas, como exemplar do romance vencedor da primeira edição, mãezinha (Dublinense), de Izabella Cristo, e bolsas para oficinas de criação literária. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

O Selo Martins Fontes está com duas vagas de trabalho abertas: de auxiliar em divulgação e marketing e de assistente editorial. A primeira exige superior completo na área, experiência com editoras; tem entre as atribuições a produção e o disparo de informações, além da participação em eventos. Já a de assistente editorial cobra uma pessoa organizada e que auxilie com as rotinas administrativas do departamento Editorial e precisa ter formação na área. As duas vagas são para atuar em São Paulo (SP).

PublishNews, Redação, 22/07/2025

A FTD Educação acaba de lançar o podcast Conteúdo Aberto, projeto que marca uma nova fase do portal de mesmo nome, dedicada ao compartilhamento de debates e reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação. Com uma proposta ambiciosa de tornar-se o maior podcast de educação do país, a iniciativa reúne especialistas, educadores e pensadores em conversas para inspirar, conectar e provocar mudanças reais na prática pedagógica, nas estratégias educacionais e no olhar sobre a escola. Com formato de videocast, o programa está disponível no YouTube e Spotify, além das principais plataformas de áudio, como Deezer, Apple Podcasts e outras. Voltado a professores, gestores escolares e famílias, o podcast Conteúdo Aberto estreia com uma série de episódios que abordam questões urgentes da educação brasileira. A apresentação é da jornalista Jhully Baptista, que tem oito anos de atuação no setor educacional. “Acreditamos no poder da educação para mudar o mundo. E que boas conversas têm o poder de transformar realidades”, afirma Jhully. O primeiro episódio discute o tema "Educação Antirracista: como abordar questões raciais de forma pedagógica nas escolas", com participação da pedagoga, empresária e escritora Luiza Mandela, referência nacional em educação e relações étnico-raciais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura precisa provocar.”
Angélica Freitas
Escritora brasileira
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias frios (Fall Winter)
3.
Dias quentes (Spring Summer)
4.
Isso e aquilo (This & That)
5.
Elo Monsters Books: Flow Pack
6.
Como falar bem e ficar rico
7.
Capital inteligente
8.
Os improváveis
9.
Cute & Comfy - Capivaras and Friend - rosa bebê
10.
Cute & Comfy - Capivaras and Friend - rosa choque
 
PublishNews, Redação, 22/07/2025

Proporcionar uma experiência agradável para o cliente pode soar simples, mas está longe de ser fácil. Em um mercado inundado por livros sobre o conceito de customer experience, torna-se até mais difícil de estudar como deve ser feita a jornada do cliente, que é o verdadeiro segredo do relacionamento com o público. Quando uma marca supera as expectativas, não apenas atendendo necessidades, mas entregando surpresas positivas, cria um vínculo que vai além da transação comercial e estabelece uma conexão duradoura que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ricardo Pena, especialista em customer experience no Brasil, lança o livro O caminho do cliente (Gente, 192 pp, R$ 74,90) em busca de explicar como criar experiências inesquecíveis que não apenas transformam negócios, mas impactam positivamente o dia a dia de todos os envolvidos. Em O caminho do cliente, ele apresenta os sete passos do Mapeamento da Jornada do Cliente para ajudar profissionais de diversos tipos a compreenderem o caminho do cliente e a criação de experiências marcantes, tudo de maneira surpreendentemente simples.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

Em A escolha óbvia (Faro Editorial, 272 pp, R$ 69,90 – Trad.: Fábio Alberti), o autor Jonathan Goodman tem como objetivo oferecer 15 lições para alcançar lucro e sucesso colocando os clientes em primeiro lugar, não algoritmos imprevisíveis ou modismos das redes sociais. No mundo de hoje, empresas e empreendedores são bombardeados com a falsa promessa de que popularidade online é a chave para as vendas. Por meio de estudos de caso envolventes, este livro revela como startups e empresas estabelecidas foram enganadas por mitos do marketing moderno. Ele mostra por que priorizar conexões humanas genuínas, em vez do ruído digital, é o caminho mais inteligente para o crescimento. Escrito para profissionais de marketing, empreendedores e donos de negócios, este livro oferece um caminho claro e eficiente para ganhar mais, ajudar mais pessoas e recuperar sua liberdade, focando no que funciona e evitando táticas que desperdiçam tempo.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

Em Seja um pato (BestSeller, 196 pp, R$ 53,90), a empresária e comunicadora Débora Alcantara defende que o profissional do futuro não pode se limitar. Argumenta que é necessário ir além da especialização e cultivar competências como resiliência, flexibilidade e liderança, e integrar aptidões variadas para estar à altura das exigências do mercado. A autora usa a figura dos patos como analogia e diz que estes são capazes de se adaptar aos mais diversos ambientes e que, da mesma forma, as pessoas devem criar maneiras de se adequarem aos desafios de um mundo em que a maior constante é a mudança. Débora Alcantara propõe um olhar que ressignifica um animal que muitos consideram mediano e revela que a resposta para o seu desenvolvimento profissional pode estar nos lugares mais inesperados. Ao compartilhar detalhes de sua trajetória profissional à frente de marcas e como mentora de empreendedores, Débora discute temas como liderança, criatividade e empreendedorismo, além de apresentar 10 valores comportamentais dos patos, que a inspiraram e auxiliaram a construir uma carreira generalista e aproveitar uma série de possibilidades pouco exploradas.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

O Brasil é hoje o país que mais compra produtos motivado por influenciadores digitais. Para que uma marca ou empresa se transforme em influenciadora, é fundamental que ela adote práticas comuns aos influenciadores de “carne e osso”, como autenticidade, transparência e interação frequente com os seguidores. Pesquisadora desse ecossistema da influência organizacional digital, Carolina Terra argumenta em De funcionários a influenciadores (Summus Editorial, 112 pp, R$ 49,50) que a presença autêntica de funcionários e executivos nas redes sociais humaniza as marcas e as aproxima do público, gerando credibilidade e engajamento. Para tanto, baseia-se em estudos de ponta, além de citar casos de empresas como Cacau Show, Nubank e Magazine Luiza, cujos líderes atuam como influenciadores, fortalecendo a imagem corporativa e atraindo talentos. Além disso, mostra o passo a passo para criar um programa de influenciadores internos e aponta os 8 Cs dos funcionários influencers. Direcionado a estudantes, profissionais e analistas das áreas de comunicação organizacional e recursos humanos, bem como a gestores e líderes estratégicos, o livro oferece uma análise do papel crucial dos funcionários engajados na construção de empresas e marcas conectadas, transparentes e bem-sucedidas.

PublishNews, Redação, 22/07/2025

Em O novo mindset de vendas (GEN Atlas, 216 pp, R$ 85), Roberto P. Madruga compartilha estratégias aplicáveis tanto a pequenas startups quanto a grandes corporações, com um único objetivo: revolucionar os resultados de vendas. O processo de vendas tradicional já não responde às demandas de um cliente empoderado e conectado. O autor argumenta que chegou a hora de adotar o Novo Mindset de Vendas, uma abordagem que integra os times de front office e backoffice com Customer Experience (CX), Customer Success (CS), Marketing e outras práticas para aumentar exponencialmente os resultados comerciais, sejam on-line ou presenciais. Neste livro, Madruga apresenta o novo modelo Vendas CXCS, um framework que vai além das vendas convencionais, levando os clientes a ultrapassarem as fronteiras de “promotor”, até então tido como limite máximo pelas empresas e KPIs usuais. A essa nova abordagem, Madruga chama de Clientes-Propulsores. Essa nomenclatura eleva o cliente a um próximo nível de engajamento e influência. Com exemplos práticos de mais de 40 empresas de destaque e insights, os oito capítulos têm como objetivo transformar a experiência e o sucesso do cliente, aumentar as vendas e desenvolver um time pronto para o desafio nesse Novo Mindset de Vendas.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.