Instituto Caminhos da Palavra apresenta nova programação de cursos e oficinas
PublishNews, Redação, 22/07/2025
Com curadoria de Henrique Rodrigues, as aulas são voltadas para diferentes temáticas; um dos destaques é o português Afonso Cruz

Afonso Cruz: curso no Instituto Caminhos da Palavra | © Paulo Sousa Coelho
Afonso Cruz: curso no Instituto Caminhos da Palavra | © Paulo Sousa Coelho
O Instituto Caminhos da Palavra está com inscrições abertas para novos cursos e oficinas. Com curadoria de Henrique Rodrigues (também colunista do PublishNews), as aulas são voltadas para diferentes temáticas: a escrita de conto e demais formas breves com Carlos Henrique Schroeder, romance com Letícia Wierzchowski, humor na literatura infantojuvenil com Marcelo Maluf, contação de histórias Cadu Cinelli e a leitura de autores subversivos com Luci Collin, além de um curso com o português Afonso Cruz sobre o vício dos livros.

As inscrições podem ser realizadas no site do Instituto, https://caminhosdapalavra.com.br/. O Instituto também anuncia a campanha de financiamento coletivo no Catarse para apoio ao Prêmio Caminhos de Literatura, que está com inscrições abertas.

Curso on-line: “O vício dos livros”, com Afonso Cruz

Data e horário: 07, 14 e 21 de agosto – 15h30 às 17h30

Sobre o curso: O premiado escritor português irá, ao longo de três encontros, conversar sobre sua faceta de leitor. Os participantes irão acompanhar Afonso Cruz em passeios reflexivos, passando por Kafka, Quintana, gregos, leitor presidiário e poetas árabes, observando a leitura como uma experiência prazerosa e viciante. Todos os participantes irão receber um exemplar de O vício dos livros (Editora Dublinense).

Afonso Cruz nasceu em 1971, na Figueira da Foz. Além de escritor, é ilustrador, músico e cineasta. Publicou mais de trinta livros, entre romances, teatro, não ficção, ensaio, álbuns ilustrados, novelas juvenis e ainda uma enciclopédia inventada, que conta com sete volumes. Colabora regularmente para jornais e revistas, e recebeu vários prêmios pelos seus livros, cujos direitos estão vendidos para mais de vinte idiomas.

Oficina on-line: “Da palavra ao fio: oficina de narração de histórias”, com Cadu Cinelli

Data e horário: 11, 18, 25/08 e 01/09 – 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: A partir de um conto da tradição oral, cada participante irá explorar narrativas, memórias e criações, tecendo relações com seu próprio sujeito narrador. Jogos, bordados e dinâmicas fortalecem o “contar” como expressão artística e desenvolvimento pessoal. Uma proposta sensível que une palavra e fio, tradição e criação, com vistas a novas formas estéticas de narrar histórias.

Sobre Cadu Cinelli: Contador de histórias, ator, diretor teatral, artista educador e têxtil. Desde 2017, desenvolve o projeto Percursos Afetivos, de narração itinerante com bicicletas, premiado pelo Selo do Programa Bicicleta Brasil (2024). Integra Os Tapetes Contadores de Histórias desde 1998, atuando no Brasil e exterior. É bacharel em Artes Cênicas (UNIRIO), especialista em Psicologia Junguiana (PUC-Rio) e doutor em Geografia (UFPR), com sanduíche na Universidade do Porto. Sua tese sobre Narração de histórias e Geografia foi premiada por excelência pela UFPR.

Oficina on-line: “Formas breves”, com Carlos Henrique Schroeder

Data e horário: 12, 19, 26/08 e 02/09 – 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Inspirada nas reflexões literárias de Ricardo Piglia sobre narrativas breves e seus múltiplos modos de narrar, a oficina explora suas estruturas, intenções e potências e investiga os mecanismos da ficção curta a partir de leituras comentadas, exercícios práticos e debates coletivos. O ponto de partida será o pensamento de Piglia sobre o “duplo relato” e a natureza secreta do conto, revelando como a brevidade pode conter universos inteiros.

Carlos Henrique Schroeder escreveu os livros As certezas e as palavras (Editora da Casa, Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional), As fantasias eletivas (Record, indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), História da chuva (Record, Bolsa Petrobras Cultural) e Aranhas (Record, prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Schroeder já falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros.

Oficina on-line: “O imaginário fantástico e o humor na literatura infantojuvenil”, com Marcelo Maluf

Data e horário: 13, 20, 27/08 e 03/09 – 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Na oficina, o escritor Marcelo Maluf convida os participantes a explorarem elementos fundamentais da literatura para crianças e jovens – como aventura, mistério, terror e fantasia – a partir de leituras comentadas de trechos de obras consagradas. A proposta é investigar a criação de personagens, mundos imaginários e estratégias de humor, para, em seguida, cada participante desenvolver seus próprios textos ficcionais.

Marcelo Maluf nasceu em 1974, em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. É autor de livros para crianças, jovens e adultos. Graduado em Arte-educação e mestre em Artes, ambos pelo Instituto de Artes da Unesp. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2016, foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio APCA, com o romance A imensidão íntima dos carneiros (Faria e Silva). Em 2024, recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ por Você já olhou para o céu? (Elo Editora). No mesmo ano, foi semifinalista do Prêmio Jabuti, na categoria Juvenil, por A bicicleta do tempo (PeraBook), escrito em parceria com Daniela Pinotti.

Oficina on-line: “Arquitetura do romance: da pesquisa e organização criativa à trajetória do personagem” com Leticia Wierzchowski

Data e horário: 25/08, 01, 08 e 15/09 – 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Nos quatro encontros, a autora de A casa das sete mulheres irá apresentar aos alunos as estruturas básicas para a construção de narrativas longas. Por meio de método e exemplos, serão explicados os elementos básicos para a estruturação de um romance.

Leticia Wierzchowski é escritora e roteirista, autora de 34 livros de ficção adulta e infantil publicados no mercado brasileiro. Tem livros em países como Espanha, Argentina, França, Alemanha, Itália, Grécia e Portugal. Seu romance A casa das sete mulheres (Bertrand Brasil) foi adaptado pela Rede Globo para uma série de 50 capítulos, que foi ao ar no Brasil em 2003. Dá aulas de criação literária desde 2014.

Curso on-line: “Literatura de invenção: autores subversivos”, com Luci Collin

Data e horário: 26, 27, 28 e 29/08 – 19h30 às 21h30.

Sobre o curso: De tempos e lugares diversos, há escritores cuja produção se desenvolve pela subversão das convenções, criando expressões perturbadoras que abrem caminhos alternativos para a criação literária. O curso contextualiza, analisa e discute os elementos principais que caracterizam a escrita de autores dessa linhagem, como Lewis Carroll, Gertrude Stein, e. e. cummings, Valêncio Xavier, Lydia Davis, Hilda Hilst, Maria Gabriela Llansol, Samuel Beckett, Osman Lins e muitos mais. Curso voltado para aqueles que desejam ampliar seu repertório literário.

Sobre Luci Collin: Escritora, educadora e tradutora, tem mais de 20 livros publicados entre os quais Querer falar (7Letras, Finalista do Prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (Iluminuras, Prêmio Jabuti, poesia, 2017), Rosa que está (Iluminuras, Finalista do Prêmio Jabuti 2020) e Dedos impermitidos (Iluminuras, contos, 2021, Prêmio Clarice Lispector – BN). Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (EUA, Alemanha, França, Bélgica, Uruguai, Argentina, Peru, Equador e México). Na USP, concluiu o doutorado em Estudos Literários em Inglês e estágios pós-doutorais. Foi professora de Letras na UFPR e atua na pós-graduação em Tradução da PUC-PR.

Prêmio Caminhos de Literatura 2025: inscrições abertas e campanha no Catarse

As inscrições para o Prêmio Caminhos de Literatura 2025 estão abertas até o dia 13 de agosto, para romancistas inéditos. O livro será publicado pelas editoras Dublinense, no Brasil, e Kacimbo, em Angola. Quem vencer também irá receber uma mentoria e participará de eventos literários. O edital está disponível no site do Prêmio.

A fim de manter a liberdade criativa e independência do projeto, o Instituto iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, a fim de receber apoio ao Prêmio, oferecendo diversas recompensas, como exemplar do romance vencedor da primeira edição, mãezinha (Dublinense), de Izabella Cristo, e bolsas para oficinas de criação literária.

[22/07/2025 11:12:39]