Instituto Caminhos da Palavra apresenta oficinas e cursos para o mês de maio
PublishNews, Redação, 16/04/2025
Nomes como Giovana Madalosso, Braulio Tavares, Bethânia Pires Amaro e Luisa Geisler fazem parte da escalação do Instituto para as próximas séries

Seleção do Instituto Caminhos da Palavras para as oficinas de maio | © ICP
Seleção do Instituto Caminhos da Palavras para as oficinas de maio | © ICP

Entre abril e maio, o Instituto Caminhos da Palavra promove oito cursos e oficinas de criação literária. Com curadoria do diretor do instituto, Henrique Rodrigues, as aulas abarcam diferentes temáticas, como fundamentos de romance, relação entre literatura e cinema, dramaturgia, a escrita a partir da dor, narrativa de mistério, além da elaboração de roteiro para o audiovisual. Informações sobre inscrição, valores e forma de pagamento estão disponíveis no site www.caminhosdapalavra.com.br.

Começando ainda em abril, estão abertas as inscrições para a oficina on-line “Do peito para o papel: transformando experiência e dor em texto literário” com Giovana Madalosso; para maio, Braulio Tavares vai ensinar sobre “Narrativas de mistério e crime”; Gaía Passarelli virá com “Newsletter literária: como se conectar com os leitores”; Marcos Rego com “Texto dramático: introdução e análise”; Bethânia Pires Amaro com “Subtexto: o que contos e filmes premiados têm em comum?”; Claudia Lage com “Oficina de roteiro: triângulo dramático” e Luisa Geisler com “O corpo do romance: do esqueleto à pele”. Todas são ministradas on-line.

Durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), será realizada a oficina presencial “Dê um susto no medo: como escrever e lançar seu livro” com a escritora e jornalista Jéssica Balbino, dia 03/05, no L’Ami, Bistrô.

Programação abril e maio

Oficina on-line: “Do peito para o papel: transformando experiência e dor em texto literário”, com Giovana Madalosso

Data e horário: 23 e 30/04 e 07, 14 e 21/05. Das 19h30 às 21h30

Sobre a oficina: Uma história vivida pode ser impactante, mas não necessariamente garante um bom texto literário. Para render literatura, a matéria precisa ser recortada, processada, lapidada. Como tirar o melhor desse processo? Como lidar com afetos envolvidos? Vamos analisar de que forma alguns autores transformaram histórias pessoais em crônica, conto e autoficção. Depois, cada aluno irá trabalhar em um texto breve, acompanhado por Giovana em todas as etapas, desde a escolha do recorte e do gênero até reescrita e leitura final para a turma.

Giovana Madalosso é autora de cinco livros de ficção, entre eles, Tudo pode ser roubado (Todavia), eleito melhor romance pelo Prêmio Manuel de Boaventura (Portugal) e Suíte Tóquio (Todavia), publicado em diversos países, indicado na lista dos melhores do New York Times. Participou, com contos e crônicas, de mais de dez antologias no Brasil e no exterior. É colunista da Folha de São Paulo e uma das idealizadoras do Movimento “Um Grande Dia para as Escritoras”.

Curso on-line: “A Narrativa de Mistério e Crime”, com Braulio Tavares

Data: 05, 12, 19 e 26/05, das 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Uma visão geral da narrativa "policial” mostrando as suas variantes, seus elementos essenciais (o mistério, o suspense, o criminoso, o detetive, a violência) e as técnicas desenvolvidas pelos escritores em um século e meio de prática. O curso terá ênfase na literatura, mas com exemplos colhidos de cinema, televisão etc. Será realizado um exame de alguns dos subgêneros mais populares, como o noir, o mistério hardboiled, o crime impossível, os serial killers e o romance de espionagem.

Braulio Tavares nasceu na Paraíba e mora no Rio de Janeiro desde 1982. Tem mais de vinte livros publicados, entre romance, conto, poesia e ensaio. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil (2009), o Prêmio Caminho de Ficção Científica, em Lisboa (1989), entre outros. Publicações recentes: Crimes impossíveis (organização e tradução; antologia de contos policiais, Bandeirola, 2021), Não ficções (ensaios sobre literatura; Bandeirola, 2023) e Cidade fumegante (contos; Escribas, 2024).

Oficina on-line: “Newsletter literária: como se conectar com os leitores”, com Gaía Passarelli.

Data e horário: 07, 14, 21 e 28/05, das 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Um curso para escritores, iniciantes ou não, que desejam se conectar com seus leitores por meio do formato newsletter. Gaía usa a experiência de quatro anos à frente da newsletter “Tá Todo Mundo Tentando”, com mais de 20 mil assinantes, e da participação em programas de aceleração de conteúdo da plataforma Substack, para apresentar os principais conceitos, ideias e formatos dessa forma de expressão.

Gaía Passarelli escreve na internet desde 2000. Passou por veículos como BuzzFeed Brasil e MTV Brasil, além de ter colaborado com Folha de São Paulo, Elle e Marie Claire. Em 2016 lançou Mais você vai sozinha? (Globo Livros), uma seleção de crônicas de suas viagens solo ao redor do mundo. Atualmente, se dedica à escrita pessoal sobre a cidade de São Paulo na newsletter semanal Tá Todo Mundo Tentando, com ensaios e crônicas pessoais da vida paulistana, com mais de vinte mil assinantes. O projeto foi transformado, com inclusão de contos inéditos, em abril de 2024, pela Editora Nacional.

Oficina on-line: “Texto dramático: introdução e análise”, com Marcos Rego

Data e horário: 08, 15, 22, 29/05 e 05 e 12/06, das 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: A oficina irá trabalhar com abordagem do processo de criação e investigação do texto teatral, a partir dos fragmentos de peças clássicas e contemporâneas, com ênfase na estrutura e na dissecação das personagens, observando os jogos que levam tais personas a serem agentes do conflito e portadoras das experiências humanas que marcam a vida na coletividade.

Ator, diretor de teatro, professor de interpretação e gestor cultural, Marcos Rego é Bacharel em Artes Cênicas pela UniRio e Especialista no Ensino da Arte pela UCAM. Na Gestão Cultural atuou como Diretor, Superintendente, Gerente e Consultor para a área da Cultura do Sesc Brasil. É professor de Teatro na Escola Técnica de Teatro Martins Penna. Dirigiu mais de 20 espetáculos, com ênfase nos trabalhos da dramaturgia nacional e internacional. Fez parte de curadorias e comissões de festivais de arte pelo país. É palestrante e debatedor em ações que tratam temas voltados para a Arte e a Cultura brasileira.

Curso on-line: “Subtexto: o que contos e filmes premiados têm em comum?”, com Bethânia Pires Amaro

Data e horário: 17, 24 e 31/05 e 07/06, das 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Neste curso, exploraremos o conceito de subtexto e sua aplicação na literatura e no cinema, analisando como contos e roteiros premiados exploram os não ditos para criar profundidade e impacto. Investigaremos os elementos técnicos do conto, os diferentes tipos de subtexto e como ele se manifesta na prática em grandes obras literárias e cinematográficas. Faremos um estudo comparativo entre livros e filmes que se destacam pelo uso sutil (ou poderoso) daquilo que não é dito, mas sentido pelo público ou leitor.

Bethânia Pires Amaro nasceu em Recife/PE, em 1988, mas foi criada na Bahia, em Ilhéus e em Salvador. Seu primeiro livro, O ninho, publicado em novembro de 2023 pela Editora Record, foi vencedor, na categoria contos, dos Prêmios Sesc, APCA e Jabuti. Reside atualmente em São Paulo, onde trabalha na Secretaria Municipal de Educação.

Oficina on-line: “Oficina de roteiro: triângulo dramático”, com Claudia Lage

Data e horário: 10, 17, 24 e 31/05, 07 e 14/06, das 10 às 12h.

Sobre a oficina: A ideia é mergulhar na criação de personagens e na construção de cenas e diálogos por meio da análise de séries e filmes. Serão realizados exercícios de criação e escrita a partir de séries, filmes, literatura e teatro. Em estudos de casos, serão analisadas cenas e estruturas de séries e filmes, além de personagens e seus arcos dramáticos.

Como roteirista, Claudia Lage foi da equipe de Manoel Carlos em diversas novelas, foi também co-autora da novela Lado a Lado, ganhadora do Emmy Internacional. Na literatura, publicou o romance O corpo interminável, pela Ed. Record. Vencedor do Prêmio São Paulo Literatura 2020. O livro de crônicas Labirinto da Palavra foi Prêmio de Literatura de Brasília e semifinalista do Oceanos em 2014. O romance Mundos de Eufrásia (Record), finalista do Prêmio São Paulo de 2010. Atua como consultora e parecerista para obras de ficção. É professora de Escrita Criativa e de Roteiro de modo presencial e on-line.

Oficina on-line: “O corpo do romance: do esqueleto à pele”, com Luisa Geisler

Data e horário: 20 e 27/05 e 03, 10, 17 e 24/06, das 19h30 às 21h30.

Sobre a oficina: Como encarar o desafio da página em branco para a escrita de uma prosa longa? Que estratégias seguir para manter o ritmo e a história não se perder no caminho? Nesses seis encontros, Luisa Geisler vai analisar modelos de romances e realizar exercícios para que cada aluno desenvolva seu projeto literário. Ao longo do curso, trilharemos os caminhos do romance-corpo: orgânico, mas com esqueleto. Um esqueleto não é um corpo inteiro — mas é o que permite a mobilidade.

É escritora, tradutora literária e atualmente doutoranda na universidade de Princeton no departamento de Espanhol e Português. Mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland (2017) e doutoranda na Universidade Princeton, escreveu, entre outros, Luzes de emergência se acenderão automaticamente (Alfaguara) e De espaços abandonados (Companhia das Letras). Foi vencedora do Prêmio Sesc de Literatura (2011 e 2012), além do APCA (2019), do Açorianos (2019) e do Minuano (2020). Venceu o Jabuti em 2021 com o projeto apocalíptico-coletivo Corpos Secos (Alfaguara). Tem textos e livros traduzidos para mais de quinze países.

Oficina presencial: “Dê um susto no medo: como escrever e lançar seu livro” com Jéssica Balbino

Data e horário: 03 de maio, das 13 às 17h.

Local: L’ami Bistrô – Rua Prefeito Chagas, 33 – Centro, Poços de Caldas – MG.

Sobre a oficina: Escrever é um ato de coragem, e publicar um livro exige atravessar medos, dúvidas e desafios práticos. Esta oficina intensiva é voltada para quem já escreve, mas ainda não encontrou um caminho para levar seu livro ao público. Vamos discutir as etapas da escrita profissional, a estruturação do livro, o mercado editorial e os diferentes caminhos para a publicação, incluindo editoras, concursos, autopublicação e estratégias de lançamento.

Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros Gasolina & Fósforo (selo doburro) e Traficando conhecimento (Hunter Books). Atua também como roteirista, podcaster, curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas “vagas”, é psicanalista.

[16/04/2025 10:50:00]