Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/01/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 07/01/2025

Mais um ano se inicia e com ele um calendário renovado de eventos literários Brasil afora. Não é novidade que festas e feiras literárias ajudam a fomentar o setor, dar visibilidade para obras e autores, incentivar o hábito da leitura, entre tantos outros benefícios. Pensando nisso, o Ministério da Cultura especula desde 2023 sobre a criação de um circuito de feiras literárias pelo país. O assunto ainda está sendo discutido, mas o MinC, juntamente com as secretarias estaduais, já realizou um levantamento que constatou que o Brasil tem 320 eventos literários – entre feiras, bienais, festas literárias e saraus. Assim como nos anos anteriores, o PublishNews reuniu os eventos – nacionais e internacionais – que já têm datas confirmadas. Entre os destaques, está a Bienal do Livro Rio, marcada para ocorrer de 13 a 22 de junho, reforçando os trabalhos do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro 2025. Entre os eventos internacionais, março já tem confirmadas duas importantes feiras que sempre contam com intensas participações brasileiras: Londres e Bolonha. Para incluir seu evento literário na lista, envie as informações para o e-mail redacao@publishnews.com.br e ele será atualizado aqui. Clique no Leia mais para conferir o calendário de festas, feiras e eventos literários em 2025.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 09/01/2025

Diversos veículos divulgaram listas com recomendações de leitura para 2025 e listas de melhores títulos do ano que passou. A partir delas, e também da publicação de resenhas e colunas, o PublishNews compilou algumas das principais repercussões e recomendações de leituras de veículos nacionais e internacionais, como The New Yorker, New York Times e revista Time, e formulou uma lista com alguns dos títulos que mais apareceram. Apanhado contém livros de 2024 vencedores de prêmios como o National Book Award e também obras como a de Ana Maria Gonçalves, que foi um dos destaques literários de 2024 após ter sido tema do enredo da Portela no Carnaval do Rio de Janeiro. Clique no Leia mais para conferir o apanhadão na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 09/01/2025

Todo início de ano, uma leva de obras de autores e autoras entra em domínio público. Em 2025, os principais destaques são Oswald de Andrade, Getúlio Vargas e Roquette-Pinto – os dois últimos foram também membros da Academia Brasileira de Letras (ABL), que ainda tem outros de seus imortais passando agora à mesma situação: Cláudio de Sousa e Celso Vieira. A Lei de Direitos Autorais Brasileira (Lei 9.610/98) estabelece que os direitos patrimoniais do autor sobre suas obras perduram por 70 anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento. Após o prazo, as obras podem ser utilizadas por qualquer pessoa independentemente de autorização por parte dos titulares dos direitos patrimoniais. Diferente do que aconteceu no ano passado com Graciliano Ramos, porém, este ano ainda não há grandes movimentações das editoras para a publicação de obras de Oswald de Andrade, expoente do modernismo brasileiro, pelo menos por enquanto. Além da Ocupação, em cartaz no Itaú Cultural em São Paulo até o dia 23 de fevereiro, o maior projeto por ora é a publicação da biografia Oswald de Andrade: Mau selvagem (Companhia das Letras), de Lira Neto, prevista para o início de fevereiro. "Oswald de Andrade entrou e saiu de todas as estruturas do século XX e as fez explodir", comenta ao PublishNews o escritor, cantor e compositor Mariano Marovatto, autor de A guerra invisível de Oswald de Andrade (Todavia, 2023). "É necessária a reimpressão integral das suas obras", avalia. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 10/01/2025

A primeira Lista de Mais Vendidos do PublishNews de 2025 chega com algumas novidades – ou melhor, com a presença marcante de gêneros que já figuraram por aqui em outros momentos: livros de colorir, diários devocionais e mangás. Três livros de colorir fazem sua estreia na Lista desta sexta-feira (10): Comfy days – Livro de colorir (Ciranda Cultural), e duas edições de Cute & Comfy – Coloring book for adults (Camelot Editora), se juntam a outros títulos do mesmo formato que já fizeram sucesso nas vendas de Natal em dezembro. A Lista de hoje contabiliza as vendas entre os dias 30 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025. Na categoria Infantojuvenil, as novidades são duas edições de um conhecido da Lista: Café com Deus Pai Kids 2025 e Café com Deus Pai Teens 2025, ambos publicados pela Editora Vélos. A versão adulta é presença forte desde setembro – e começa o ano na liderança geral. Os três livros são assinados pelo pastor Junior Rostirola. Já em Ficção, a Panini emplaca três novos títulos: Dandadan 01 e 02, de Yukinobu Tatsu, e o volume 26 de Jujutsu Kaisen: Batalha de feiticeiros, de Gege Akutami – a coleção também foi um dos sucessos de 2024. Dandadan é a história de Momo Ayase, uma colegial que acredita na existência de espíritos e seu colega de classe que ela apelida de "Okarun", um viciado em alienígenas e OVNIs. A relação entre os dois personagens e esse mundo fantástico move a série – que em dezembro chegou à marca de 5 milhões de exemplares em circulação em todo o mundo. A Panini publica os volumes no Brasil desde 2023. Entre os 20 livros de ficção mais vendidos em 2024, quatro foram mangás, de acordo com a Lista do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/01/2025

Nova Fronteira vai publicar uma edição comemorativa dos 70 anos de Auto da Compadecida e título com produção poética inédita do ator | © Divulgação / Bienal de BrasíliaA editora Nova Fronteira vai publicar uma edição comemorativa dos 70 anos de Auto da Compadecida (1955), com capa dura, arte inédita e ilustrações assinadas por Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor Ariano Suassuna. Como adiantou o Estadão, a editora prevê para o mês de janeiro o lançamento do título O pasto incendiado: Poesia completa, que reúne toda a produção poética de Ariano em um único volume de forma inédita, incluindo novos poemas e raridades. A obra foi organizada por Carlos Newton Júnior, poeta, ensaísta e professor. Na CNN Brasil, a notícia de que o governo da Bahia incluiu Ainda estou aqui (Alfaguara) nas bibliotecas escolares do estado. Fernanda Torres foi tema de reportagem no Correio Braziliense. A atriz, premiada com o Globo de Ouro no início da semana, por sua interpretação na adaptação de Ainda estou aqui, tem um perfil no TikTok em que fala sobre literatura. Na postagem, a atriz e escritora recomenda livros para conhecer o Brasil. Nessa semana, o PublishNews publicou uma nota com os livros publicados pela artista. O site da Nova Brasil FM deu mais informações de como acessar a lista de mais de mil livros gratuitos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O colunista Rodrigo Casarin, do Splash Uol, usou sua coluna neste início de ano para listar cinco livros que tem como meta pessoal para ler em 2025. Na seção Favoritos, do Nexo, a escritora Flávia Braz indica cinco romances em que os personagens confrontam verdades que eles mesmos vacilam em compartilhar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/01/2025

Autor de mais de 20 livros, gestor cultural experiente e colunista do PublishNews, Henrique Rodrigues é um militante em defesa dos livros e da literatura brasileira: em 2025, o escritor dá um passo adiante em seu propósito com a abertura do Instituto Caminhos da Palavra. A proposta é atuar em três frentes principais: formação de leitores, democratização do acesso à leitura e valorização dos livros como forma de entendimento de si e do mundo. O intuito é promover a literatura nacional nas suas mais diversas manifestações, por meio de acesso, formação e difusão. O Instituto dá início às atividades no dia 22 de janeiro, quarta-feira, por meio de um bate-papo on-line com transmissão pelo site do Instituto Caminhos da Palavra, às 19h30, com as participações de José Castilho, Otávio Júnior e do próprio Henrique. Entre as primeiras iniciativas, o Instituto vai oferecer uma série de cursos e oficinas literárias, no formato on-line, com professores como Julián Fuks, Aline Bei, Cintia Moscovitch e Paula Gicovate. “Segundo os resultados da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, pela primeira vez o país tem mais não-leitores que leitores. Isso sem mencionar quais e como esses livros estão sendo lidos. Ficamos alarmados, tentamos entender os motivos, que são vários. Mas precisamos, acima de tudo, ir a campo e trabalhar por uma pedagogia da literatura brasileira. Milhões de pessoas são desestimuladas a ler, seja por uma formação escolar ineficaz, seja pelo pouco investimento na valorização do que produzimos como arte literária. Reclamar e postar nas redes não basta: precisamos ir a campo, nas escolas, nos eventos e oferecer novos caminhos para reverter esse quadro”, afirma. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/01/2024

Alessandra Ksenhuck está assumindo oficialmente a presidência da Literare Books International. Alessandra possui mais de 15 anos de experiência no setor editorial e desempenha um papel fundamental na editora desde sua fundação, sendo responsável pelas áreas de marketing e vendas. “Meu compromisso é fortalecer ainda mais o foco nas prioridades estratégicas do negócio e enfrentar os desafios da indústria editorial com uma abordagem inovadora e visionária”, afirma a presidente da Literare Books. A atuação de Alessandra já se destacou em momentos críticos, como em 2020, quando liderou transformações essenciais durante a pandemia de Covid-19. Entre suas contribuições, estão a reformulação da marca, a adoção de novos processos organizacionais, a reestruturação dos segmentos de vendas e marketing e a modernização do catálogo de obras da Literare Books. Além disso, Alessandra foi peça-chave na expansão da editora, com destaque para publicações voltadas a temas como Autismo e Parentalidade, que têm fortalecido a presença da Literare no mercado. Com essa nova fase de negócios, a Literare Books reafirma seu "compromisso com a inovação, a excelência editorial e o fortalecimento de sua posição no mercado", de acordo com a casa. "Alessandra Ksenhuck traz uma combinação única de experiência, visão estratégica e paixão pelo universo literário, elementos que serão fundamentais para conduzir a editora rumo a um futuro ainda mais promissor", diz a nota.

PublishNews, Redação, 06/01/2024

A nova edição da Revista Cult traz uma "variante daquilo que se convencionou chamar de fortuna crítica: uma seleção de textos não sobre determinado autor, como é mais comum, mas sobre diversos escritores – no caso, poetas – que tiveram sua literatura analisada na mais longeva revista de cultura do Brasil", segundo o texto de apresentação da revista. O dossiê recupera textos do acervo da revista entre 1997 e 2024 para analisar o estado da poesia brasileira contemporânea. A Veja divulgou os líderes da sua Lista de Mais Vendidos em 2024: o título que lidera a relação é Café com Deus Pai 2024 (Vélos), de Junior Rostirola – porém, pelo terceiro ano consecutivo, a autora mais popular é Colleen Hoover, que, segundo a revista, vendeu 619 mil exemplares no país. O Globo publicou uma entrevista com Hila Blum, escritora israelense premiada, que lança agora livro no Brasil sobre maternidade e esperança pelo fim da guerra. "Em Como amar uma filha (Intrínseca), a autora se equilibra entre a delicadeza e a sinceridade doída para expor questões silenciosas da maternidade", diz o jornal. A Folha de S. Paulo publicou críticas e artigos sobre novos livros e edições de Maura Lopes Cançado, Ronaldo Correia de Brito, José Eduardo Agualusa, Ada d'Adamo e Claire Keegan. O g1 noticiou a iniciativa da livreira Maria Gabriela Moura, de 35 anos, que começou o projeto 'Viaje com os livros' em 2016 e em 2024 inaugurou sua banca de livros na região central de Itapetininga (SP). Ela criou o 'sebo viajante' usando uma mala para transportar livros na cidade, e passou a "doar" ou vender os livros – com os valores que os clientes podiam pagar – em eventos na região, até que conseguiu abrir um ponto fixo no ano passado. O Estadão buscou profissionais envolvidos com o mercado editorial para indicar livros para ler nas férias; já o Nexo relacionou 10 livros curtos para ler na praia.

“O autor que se julga um grande escritor, além de antipático é burro, imbecil. Um escritor só pode ser julgado depois de sua morte.”
Ariano Suassuna
Escritor brasileiro (1927-2014)
1.
Café com Deus Pai 2025
2.
Nunca jogue uma ideia fora
3.
DNA do dinheiro
4.
A filha dos rios
5.
Elo Monsters Books: Flow Pack
6.
Café com Jesus
7.
Cozy time - Livro de colorir
8.
Devocional mulheres
9.
Diário estoico
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 06/01/2024

A Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura divulgou um balanço das suas ações em 2024, entre elas a regulamentação da Lei Nº 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), atribuindo ao Ministério da Cultura (MinC) e ao Ministério da Educação (MEC) a tarefa de construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL 2025-2035). Há uma expectativa de que o PNLL seja divulgado nas próximas semanas. O Ministério, por meio da Sefli, promoveu reuniões públicas sobre o processo de elaboração do novo PNLL 2025-2035. Os encontros ocorreram em São Paulo (SP), em Porto Alegre (RS), durante a 70ª Feira do Livro, e em Pernambuco, durante o 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). Nos encontros, foram apresentados os objetivos e as metas pactuadas e promovido o espaço de escuta e de debate sobre as políticas públicas do livro e leitura. O MinC e o MEC elaboraram proposta de texto-base, objetivos e metas. Outra ação destacada na área do livro e da leitura foi aquela em que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passou a contemplar as bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), numa parceria entre o MEC e o MinC por meio do Decreto Nº 12.021/2024. Com isso, os espaços irão receber no próximo ano, sistematicamente, obras literárias para a atualização de seus acervos. Em torno de 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias serão beneficiadas anualmente com a atualização e ampliação de acervos e coleções. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Jaime Mendes, 07/01/2025

O Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE) divulgou os dados relativos à Cultura para o ano de 2023. Para a área do livro os números são os seguintes: Foram publicados 12.299 títulos, dos quais 10.606 eram primeiras edições (86,2%) e 1.693 reedições (13,8%), de 9.283 autores. Do total de títulos, 8.755 (71,2%) eram originais e 3.537 (28,8%) traduções. Sete títulos não foram classificados. Há uma queda na quantidade de títulos em relação a três dos quatro anos anteriores. 2020 foi o ano da pandemia. (...) Para evitar importar pela Saudade Distribuidora títulos brasileiros que já estejam publicados em Portugal, faço um levantamento permanente do que é publicado por aqui. Assim, para o ano de 2023 cheguei ao número de 57 títulos brasileiros publicados por editoras comerciais portuguesas. Não entram nesta contagem as editoras brasileiras Urutau, Gato Bravo ou Kotter por exemplo, sediadas em Portugal e que publicam aqui seus originais. Se pensarmos nos 12.299 títulos publicados em 2023 em Portugal, esses 57 títulos representam apenas 0,002%. Digamos que o levantamento esteja muito falho. Multiplique-se por três e teríamos a representatividade de 1,39%. Continuaria ínfimo para a disponibilidade que existe no Brasil. Portanto, é com o objetivo de aumentar a representatividade da autoria brasileira em Portugal que a Língua Mátria Editorial começa a sua atividade agora em 2025. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 08/01/2025

Nos dias 25 e 26 de janeiro (sábado e domingo) de 2025, das 10h às 18h, a Galeria Metrópole (Av. São Luís, 187, República – São Paulo / SP) recebe mais uma edição da Feira Subterrânea, parte do Festival Metrópole. Para além da venda de livros, a Feira Subterrânea abriga diversas propostas editoriais, como debates em torno das obras, mesas de lançamentos e de autógrafos, entre outras atividades propostas pelas próprias editoras participantes. As inscrições para editoras que quiserem participar estão abertas neste formulário. Nestes mesmos dias 25 e 26 de janeiro, a Galeria Metrópole estará ocupada por diversas instalações. Em seu subsolo, a Metrópole recebe a Publica – Feira de arte impressa; no térreo, a Feira Subterrânea e a Feira de Discos; o primeiro andar será ocupado pela Feira Jardim Secreto; o segundo, pela Feira Modelarte; e o terceiro e último andar recebe a feira Design na Metrópole. A participação de cada editora ocorre por meio da venda direta dos livros de seu catálogo durante os dois dias do festival, além de possíveis atividades ou ações previamente acordadas com a organização do evento. "Convidamos as editoras a participarem dos dois dias do evento ocupando mesas próprias em um local de bastante exposição na Galeria, realizando a venda direta de seus livros e aproveitando o espaço e o público diverso para a divulgação e apresentação do catálogo editorial", diz uma nota da sobinfluência edições e descabeça livros, realizadoras da Feira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 06/01/2025

Fernanda Torres | © Adam Chitayat / Wiki CommonsFernanda Torres fez história na noite deste domingo (5) ao vencer o Globo de Ouro de Melhor atriz pelo filme Ainda estou aqui – dirigido por Walter Salles e inspirado na obra de Marcelo Rubens Paiva –, no qual interpreta Eunice Paiva, advogada e mãe de Marcelo, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido e assassinado pela ditadura militar no Brasil. Torres é a primeira atriz brasileira a vencer a premiação e representou o país ao subir ao palco, algo que não acontecia desde 1999, quando Central do Brasil venceu como melhor filme em língua estrangeira e teve a mãe da atriz, Fernanda Montenegro, também entre as indicadas como melhor atriz. Mas além do seu trabalho de atuação, Fernanda Torres é também escritora, cronista e roteirista. Ela iniciou sua carreira nas telas aos 13 anos e escreveu seu primeiro livro aos 40. Até o momento, são três obras publicadas e que o PublishNews lista a seguir. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Redação, 08/01/2025

Como parte de sua estratégia de expansão, a HarperCollins Brasil passa, a partir de janeiro de 2025, a usar o selo Harper Business, referência global no segmento. O primeiro título do selo no Brasil será Como interpretar o mercado financeiro, de Lawrence G. McDonald, especialista financeiro e ex-vice-presidente de negociação de títulos de dívida e de títulos conversíveis do Lehman Brothers. Para 2025, estão previstos seis lançamentos, entre eles a nova edição de O investidor inteligente, de Benjamin Graham e comentários de Jason Zweig, The fund, de Rob Copeland, e The art of spending money, de Morgan Housel. “Há mais de 70 anos, a Harper Business é referência global em livros de negócios. Trazer o selo para o Brasil é beber de um rico legado de livros que quebraram paradigmas e ajudaram a transformar líderes e negócios ao redor do mundo. Com o lançamento deste selo coroamos um trabalho já muito consolidado por aqui, colocando alguns dos livros de maior sucesso da HarperCollins Brasil abaixo de uma marca muito renomada. É a junção de duas lindas histórias e um passo importante para nos posicionarmos como um dos líderes nesse mercado”, comenta o diretor editorial do grupo HarperCollins Brasil, Samuel Coto. A casa também promete, para 2025, investimento e crescimento para os selos Pitaya, Harlequin, HarperKids e Thomas Nelson, áreas de foco visando expansão dentro dos segmentos que mais crescem no mercado de livros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/01/2024

No Podcast do PublishNews desta semana, publicamos um painel que, se você não estava na Flip 2024, vale muito a pena ouvir aqui: “Kalaf Epalanga e Tom Farias: uma conversa sobre ancestralidade, língua portuguesa, literatura e outras conexões". Eles lotaram a Casa PublishNews em uma conversa sobre seus livros, suas produções artísticas e profissionais diversas e sobre os encontros e cruzamentos da língua portuguesa mundo afora, tudo isso com a mediação de Yasmin Santos (jornalista e editora da Companhia das Letras). A construção de suas obras, a importância da ancestralidade e a questão da musicalidade em suas escritas também passaram pela conversa. Kalaf Epalanga, escritor angolano, é autor de Também os brancos sabem dançar e Minha pátria é a língua pretuguesa, ambos publicados pela Todavia. Tom Farias compartilhou os bastidores da produção da obra Carolina: Uma biografia (Malê) e falou ainda sobre a influência que a autora de Quarto de despejo teve na literatura brasileira. Na ocasião, ele anunciou que uma nova edição do livro está sendo preparada. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.