Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Talita Facchini, 12/06/2024
O subsetor de CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais) é, novamente, o que apresenta queda nominal mais significativa entre os analisados na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, ano base 2023. A variação negativa foi de 5,9% nominal, e de 10,1% em termos reais. Desde a crise econômica de 2016, o subsetor vem apresentando decréscimos, situação que foi agravada pela pandemia. Além disso, CTP é a categoria analisada que mais tem dificuldade em recuperar o preço do livro. Mesmo com a variação positiva superando os resultados vistos na edição da pesquisa em 2023, saltando de 3,1% para 4,6%, em termos reais o valor do livro não subiu. Por outro lado, a análise do subsetor de CTP se torna interessante pela sua estratégia de recuperação, se aproveitando do digital. “O digital vem sendo a alternativa assertiva de CTP para segurar esse subsetor de uma mudança que a pandemia acentuou”, disse Mariana Bueno, coordenadora de pesquisas econômicas e setoriais da Nielsen BookData, no Podcast do PublishNews. Ainda segundo Bueno, atualmente, olhar para CTP é olhar para bibliotecas virtuais. “Quando a gente olha para bibliotecas virtuais – que é um modelo de negócios de CTP –, a gente percebe esse crescimento. O retorno das editoras é que, sim, está funcionando”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
É amanhã, dia 13! O evento do PublishNews e do Great Place to Work – para revelar as integrantes do inédito ranking “Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial” – será das 14h às 18h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros – São Paulo / SP). A cerimônia terá uma programação com palestras e conversas sobre gestão de pessoas e desenvolvimento humano nas empresas, com base na prática “pessoas no centro dos negócios”. Nomes como Tatiane Tiemi, CEO do GPTW Brasil; Naamisis Campos, CHRO (Chief Human Resources Officer) da RD Station; e Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Ecossistema Great People e GPTW Brasil, estão confirmados na agenda. Dezenas de líderes de RH e outros executivos do mercado do livro já confirmaram presença no encontro, restrito a convidados. O ranking é fruto de um esforço iniciado em meados de 2023, quando a consultoria global e a plataforma de notícias do mercado editorial se uniram a fim de mapear organizações do ramo. Ao longo dos últimos meses, as empresas interessadas na lista – e na prática “pessoas no centro dos negócios” – passaram por várias etapas, da inscrição à certificação, tendo sido avaliadas pelos próprios colaboradores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Após o êxito da temporada um da série Plaquetes Literárias Aqui + Agora, a Janela Livraria e a Editora Mapa Lab em parceria com a Rádio Novelo lançam uma charmosa série de publicações colecionáveis de histórias do podcast Rádio Novelo Apresenta curadas pelo selo literário Janela + Mapa Lab. O lançamento será no Rio de Janeiro, nesta quinta (13), às 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea, com um bate-papo conduzido por Branca Vianna sobre o processo de criação dos roteiros do podcast e a presença do time por trás do programa. Nesta temporada especial, os roteiros de 12 histórias do podcast original semanal da Rádio Novelo ganham uma versão impressa. São 12 roteiros com conteúdos e formatos diversos, para colecionar, presentear e estudar o formato do podcast narrativo que tem conquistado o público ouvinte. Lançado em novembro de 2022, Rádio Novelo Apresenta traz histórias originais e de impacto para ouvintes que querem se entreter, se informar e compreender o mundo a partir de reportagens de interesse público que se tornaram referência em jornalismo em áudio no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Como parte dos seus planos como País Convidado de Honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024, a Colômbia abriu o edital de apoio financeiro às editoras brasileiras interessadas na tradução, publicação e circulação de obras de autores colombianos no Brasil. A convocatória está aberta até 8 de julho. O Reading Colombia tem o objetivo de incentivar as editoras brasileiras a ampliar o número de títulos de autores colombianos em português e construir pontes entre o setor editorial colombiano e os interesses dos editores e leitores do Brasil. O apoio financeiro para cada projeto de publicação terá um valor único 20 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 27,1 mil). Serão financiados oito projetos: sete serão incentivos à tradução de autores colombianos apresentados por editoras brasileiras, e um incentivo será apoiado pela tradução de La vorágine, de José Eustasio Rivera, para o português, considerando que este ano marca o centenário desta que é considerada uma obra-prima da literatura latino-americana. Para esta edição serão priorizadas inscrições de obras escritas por mulheres, autoras LGBTQ+, afro-colombianos, raizals e palenqueros, indígenas e obras originalmente publicadas por editoras independentes colombianas. A data máxima para publicação dos livros será fevereiro de 2025, mas será dada prioridade aos projetos que possam estar à disposição dos leitores que comparecerão à Bienal do Livro de São Paulo, de 6 a 15 de setembro de 2024. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos duas novidades. A primeira é a fantasia épica de Vilto Reis, Nascida para o trono - Serpentes e Traições (Editora Draco). Além de expandir a imaginação em um cenário de conflitos, instabilidade política e pesada mão religiosa sobre a vida do povo, o escritor, que já foi jurado do Prêmio Jabuti em 2022, constrói uma narrativa envolvente onde todos os elementos indispensáveis ao gênero se fazem presentes. A história se passa no coração de Camara, um universo de fantasia épico inspirado nos grandes impérios africanos, onde repousa a Cidade Prateada, a capital de uma confederação de povos guerreiros onde manipulações, traições e disputas do Conselho — liderados pela Guardiã — oprimem a população através do poder do Totem da Serpente, uma joia capaz de despertar habilidades sobrehumanas em pessoas comuns. É lá que vive Núbia Naja Branca, uma debochada ladra que foi um prodígio de sua geração, mas acabou com os poderes bloqueados como punição por um crime do passado. A segunda obra, Colaboração: A única solução, de Semadar Marques, quer provar que construir uma cultura colaborativa é possível e traz diversos benefícios práticos. No livro são apresentadas ferramentas para fazer emergir a inteligência coletiva, além de exemplos de resultados conquistados por meio do desenvolvimento da saúde emocional, que são estruturais para a colaboração. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul lançou nesta semana o Prêmio Minuano de Literatura de 2024. Voltada a valorizar e promover a literatura sul-rio-grandense, a premiação confere reconhecimento público a autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul e a editoras sediadas no Estado. Podem concorrer livros publicados em primeira edição nos anos de 2022 e 2023. As inscrições estão abertas até 24 de julho, por meio de formulário on-line. O anúncio das obras vitoriosas ocorrerá em cerimônia a ser realizada no dia 5 de dezembro deste ano. Clique aqui para acessar o regulamento. Serão premiadas as melhores obras em cinco categorias: narrativa longa, narrativa curta, poesia, infantil e juvenil e não-ficção. Cada vencedor receberá um troféu e R$ 5 mil, com exceção daquele que, entre os vencedores, for eleito “Livro dos Anos 2022 e 2023”, o qual ganhará R$ 10 mil, totalizando R$ 30 mil em prêmios. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 12/06/2024
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – tem essa semana dois novos editais. O primeiro visa a aquisição de um total de 718 obras literárias. O pregão ocorre dia 26 de junho e o valor chega a R$ 81.549,94. Já o segundo é referente ao registro de preços para a aquisição de livros didáticos, para atender as necessidades de uma secretaria de educação. A disputa está marcada para 20 de junho e o valor do edital chega a R$ 207,2 mil. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
A Audible, criadora e distribuidora de entretenimento de áudio e subsidiária da Amazon, anunciou o lançamento da sua primeira campanha de marketing global, numa busca para estabelecer uma voz universal da marca. Com lançamento previsto para vários países ao longo dos próximos meses, a campanha terá conteúdos em vídeo nas redes sociais, entre canais de influenciadores e da empresa. A campanha foi criada em três continentes, com filmagens no Brasil, Tailândia e Reino Unido. Os comerciais foram dirigidos pelo premiado diretor Antoine Bardou-Jacquet. Os créditos completos das agências estão abaixo. “Esta campanha é fundamental para reforçar o posicionamento da Audible no segmento local e incentivar os brasileiros a mergulhar no universo dos audiolivros como uma ótima forma de aprender, se divertir e consumir mais literatura em formato de áudio", afirma Adriana Alcântara, diretora geral da Audible no Brasil. No país, a campanha se expressa em seu slogan: “Há mais para imaginar com um audiolivro”. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
|
“O amor é o grande tema literário. E é o grande tema da vida.”
1.
|
Café com Deus pai - 2024
|
2.
|
A filha dos rios
|
3.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
4.
|
Mais esperto que o diabo
|
5.
|
É assim que acaba
|
6.
|
Admirável mundo louco
|
7.
|
A biblioteca da meia-noite
|
8.
|
Tudo é rio
|
9.
|
Verity
|
10.
|
O caderno de maldades do Scorpio
|
|
|
PublishNews, Redação, 12/06/2024
De 13 a 23 de junho (sempre de quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP) apresenta a primeira edição de A letra da voz, programação em que música e literatura se entrecruzam em diferentes expressões artísticas. A poética criada e conduzida por mulheres é o foco dessa mostra de estreia, que se desdobra em pocket shows seguidos de conversas sobre composições, criações poéticas, como o cordel, e em filmes voltados às composições da artista Alzira E e das mulheres no punk e hardcore brasileiro nos anos de 1990. As atividades são gratuitas. As reservas dos ingressos têm início sempre a partir das 12h da quarta-feira da semana anterior às sessões e devem ser feitas pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Entre os nomes confirmados, estão Alice Ruiz, Bruna Beber, Kaê Guajajara e filmes sobre Alzira E e outras mulheres. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Não importa o que digam os “gurus” que hoje pululam por aí: não há receita mágica para evoluirmos e crescermos nem pessoal, nem profissionalmente. Para Walter Longo, é preciso esforço. Mas por que caminho esse esforço deve seguir? Pelo caminho de certas habilidades essenciais que se fazem indispensáveis para quem deseja obter sucesso no mundo do trabalho e na vida privada. E essas habilidades essenciais são diferenciais ainda maiores no mundo pós-digital em que vivemos. A boa notícia é que se trata de características intrínsecas do ser humano, de sua existência no mundo. Com o livro 10 habilidades essenciais que farão você chegar lá (Agir, 256 pp, R$ 54,90), o leitor poderá avaliar em que pé se encontram elas em sua vida concreta e descobrir possíveis formas de aprimorá-las. Walter Longo é especialista em inovação e transformação digital, com formação em publicidade e administração, e pós-graduado pela Universidade da Califórnia. Além de empreendedor digital, palestrante internacional, autor de múltiplas publicações e sócio diretor da Unimark Comunicação, Longo é membro de oito conselhos, consultor de várias organizações, além de influencer no LinkedIn com mais de 600 mil seguidores.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
A partir de sua experiência com negócios e com base em conceitos de psicologia financeira e comportamental, em Morra sem nada (Intrínseca, 208 pp, R$ 59,90 – Trad.: Antenor Savoldi Jr.), o autor Bill Perkins provoca o leitor ao propor uma mudança de paradigma. Ele argumenta que faz mais sentido usar o dinheiro em prol de experiências significativas, levando em consideração as vivências adequadas para cada fase da vida e respeitando o seu poder aquisitivo. Ao se afastar dos estereótipos contemplados na famosa fábula de Esopo, A cigarra e a formiga, o autor defende que é preciso fazer escolhas calculadas e equilibradas entre diversão e trabalho — e isso exige muita reflexão e planejamento. Afinal, tempo, energia e saúde são recursos limitados e não recuperáveis. Por meio de histórias, referências literárias, audiovisuais e insights sobre o padrão de consumo ao longo da vida, Perkins incentiva o leitor a realizar uma espécie de balanço pessoal e o ajuda a entender que, na verdade, algumas atitudes fazem com que sonhos e desejos sejam adiados indefinidamente, o que vai contra a lógica de uma vida feliz.
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Proporcionar uma experiência agradável para o cliente pode soar simples, mas está longe de ser fácil. Em um mercado inundado por livros sobre customer experience, poucos realmente desvendam e entregam como deve ser feita a jornada do cliente, que é o verdadeiro segredo do relacionamento com o público. Quando uma marca supera as expectativas, não apenas atendendo necessidades, mas entregando surpresas positivas, cria um vínculo que vai além da transação comercial e estabelece uma conexão duradoura que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Em O caminho do cliente (Gente, 192 pp, R$ 64,90), Ricardo Pena, pioneiro em customer experience no Brasil, explica como criar experiências inesquecíveis que não apenas transformam negócios, mas impactam positivamente o dia a dia de todos os envolvidos. Na obra, ele apresenta os sete passos do Mapeamento da Jornada do Cliente, “para ajudar profissionais de diversos tipos a compreenderem o caminho do cliente e a criação de experiências marcantes, tudo de maneira surpreendentemente simples".
PublishNews, Redação, 12/06/2024
O atual modelo do mundo corporativo impõe barreiras muitas vezes intransponíveis para mulheres focadas no seu crescimento profissional. As estruturas de hierarquia dentro das empresas criam armadilhas que elas nem sempre estão treinadas para enfrentar, o que gera dúvidas sobre a sua competência e um sentimento constante de inadequação. Em Quebre o teto de vidro (Rocco, 192 pp, R$ 54,90), a empresária, palestrante e mentora de carreira Karinna Forlenza compartilha estratégias eficazes para ajudar as mulheres a lidar com as dificuldades do ambiente corporativo, desafiando normas pré-concebidas e expectativas tradicionais. Além de informação, conhecimento e dados, a autora sugere práticas a serem implementadas, que vão gerar novas condutas na rotina profissional e também trazer resultados imediatos. São ensinamentos preciosos sobre como apresentar-se com assertividade e delegar tarefas com critério, sem desperdiçar oportunidades. “Quebrar o teto de vidro significa, portanto, elaborar práticas inteligentes, que ajudam a conduzir as mulheres ao próximo nível da carreira, até o topo, mesmo nas condições mais adversas”, explica a autora. A obra será lançada no dia 17 de junho, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, São Paulo, SP).
|
|
|