Colômbia abre inscrições para programa de apoio à tradução com foco na Bienal do Livro de São Paulo
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Editoras brasileiras interessadas na tradução, publicação e circulação de obras de autores colombianos no Brasil podem se inscrever no Reading Colombia até 8 de julho

Como parte dos seus planos como País Convidado de Honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024, a Colômbia abriu o edital de apoio financeiro às editoras brasileiras interessadas na tradução, publicação e circulação de obras de autores colombianos no Brasil. A convocatória está aberta até 8 de julho.

O Reading Colombia tem o objetivo de incentivar as editoras brasileiras a ampliar o número de títulos de autores colombianos em português e construir pontes entre o setor editorial colombiano e os interesses dos editores e leitores do Brasil.

O apoio financeiro para cada projeto de publicação terá um valor único 20 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 27,1 mil). Serão financiados oito projetos: sete serão incentivos à tradução de autores colombianos apresentados por editoras brasileiras, e um incentivo será apoiado pela tradução de La vorágine, de José Eustasio Rivera, para o português, considerando que este ano marca o centenário desta que é considerada uma obra-prima da literatura latino-americana.

Para a convocatória especial para a tradução do livro de Rivera, cinco editoras estrangeiras poderão se candidatar e o prazo termina no dia 31 de julho.

Para esta edição serão priorizadas inscrições de obras escritas por mulheres, autoras LGBTQ+, afro-colombianos, raizals e palenqueros, indígenas e obras originalmente publicadas por editoras independentes colombianas.

A data máxima para publicação dos livros será fevereiro de 2025, mas será dada prioridade aos projetos que possam estar à disposição dos leitores que comparecerão à Bienal do Livro de São Paulo, de 6 a 15 de setembro de 2024.

Podem participar:

  • Obras de Ficção e Não Ficção (conto, romance, crônica, biografia, história, ensaio, epistolar)
  • Poesia
  • Literatura infantil e juvenil

Em nenhum caso será concedido apoio financeiro para livros didáticos, educativos ou guias turísticos. A inscrição deve conter o currículo do tradutor, informações sobre a editora e de pelo menos cinco títulos publicados, e a data aproximada de publicação.

As editoras brasileiras vencedoras deverão incluir na página jurídica da publicação a logomarca do Governo da Colômbia e uma menção à colaboração. Além disso, as empresas que solicitarem o apoio para a publicação de La vorágine também poderão participar da convocatória geral do Reading Colombia.

Confira o edital completo clicando aqui. As inscrições podem ser enviadas para o e-mail readingcolombia@mincultura.gov.co.

O Reading Colombia é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, pelo Ministério das Culturas, Artes e Conhecimento e sua Diretoria de Estratégia, Desenvolvimento e Empreendedorismo – DEDE, e pela Biblioteca Nacional da Colômbia, com o apoio da CoCrea.

[12/06/2024 08:00:00]