Chamada internacional do Reading Colombia 2025 está aberta
PublishNews, Redação, 19/05/2025
Editoras estrangeiras são convidadas a se inscrever para obter incentivos oferecidos para a tradução e publicação de autores colombianos

O Reading Colombia é um programa de co-financiamento à tradução que tem como objetivo promover a edição de obras literárias colombianas em línguas estrangeiras. A partir desta convocatória internacional, editoras estrangeiras são convidadas a se inscrever para obter incentivos oferecidos para a tradução e publicação de autores colombianos. A convocatória está aberta até 31 de outubro de 2025 – ou até que todos os incentivos sejam concedidos. As inscrições devem ser enviadas para o email readingcolombia@mincultura.gov.co.

Esta sétima edição apoia e fomenta ações de promoção, tradução e publicação de obras literárias colombianas no mundo. Isso contribui também para a construção de novas narrativas sobre o país, seus habitantes e seus territórios, a partir da literatura. O programa oferece estímulos à tradução, com ênfase especial no fortalecimento do setor editorial independente, visando contribuir para a sustentabilidade e diversidade desse segmento fundamental da economia cultural e criativa.

A edição do Reading Colômbia ficará aberta até 31 de outubro de 2025, e editoras estrangeiras que tenham adquirido os direitos de tradução e publicação de obras colombianas de ficção e não ficção (contos, romances, crônicas, biografias, história, ensaios, epistolares) poderão concorrer a um dos 15 incentivos de 20.000.000 de pesos colombianos (cerca de R$ 25 mil, em conversão aproximada).

Desde 2018, essa estratégia busca fortalecer o setor editorial e promover a internacionalização de obras de autores colombianos, oferecendo um incentivo para sua tradução e publicação. A edição 2025 é liderada pelo Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, por meio da Diretoria de Estratégia, Desenvolvimento e Empreendedorismo (DEDE), da Biblioteca Nacional da Colômbia e do Ministério das Relações Exteriores colombiano, através da Diretoria de Assuntos Culturais.

Podem participar desta convocatória editoras não colombianas com fins lucrativos, formalmente constituídas, que tenham contratos de cessão assinados para a publicação de obras colombianas em outros idiomas e territórios. (Editores colombianos, autores ou agentes que detenham os direitos autorais de títulos colombianos podem atuar em nome das editoras estrangeiras, mas o processo administrativo para a concessão do recurso de cofinanciamento será realizado diretamente com estas últimas.)

Condições para participar

  • Os títulos elegíveis para co-financiamento devem ser de autoria de escritoras ou escritores colombianos e ter sido publicados por editoras colombianas.
  • As editoras estrangeiras devem apresentar um contrato de cessão de direitos assinado por ambas as partes para a publicação da obra em outro idioma e território.
  • Uma mesma editora estrangeira não pode inscrever mais de dois títulos.
  • Uma mesma editora estrangeira não pode receber mais de um apoio de co-financiamento.
  • Um mesmo título pode receber até dois apoios de co-financiamento, desde que com editoras estrangeiras diferentes.

O Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, a Biblioteca Nacional e a Chancelaria formarão um comitê de avaliação e seleção para conceder os incentivos. Esse comitê será composto por membros da: Diretoria de Estratégia, Desenvolvimento e Empreendedorismo (DEDE); Biblioteca Nacional da Colômbia (e seu grupo do livro, literatura e leitura); Diretoria de Assuntos Culturais da Chancelaria.

O comitê se reunirá bimestralmente para avaliar as inscrições e conceder os incentivos com base nos seguintes critérios: O livro deve ser escrito e/ou ilustrado por autor(es) colombiano(s). E o livro deve ter sido publicado previamente por uma editora colombiana. A obra não pode ser de domínio público (de acordo com a Lei 1915 de 2018, que modifica a Lei 23 de 1982: os direitos autorais valem durante a vida do autor e, após sua morte, por 80 anos). Deve ser apresentado o contrato de cessão de direitos, assinado por ambas as partes, comprovando a licença para publicação no idioma de tradução. O comitê também avaliará a pertinência da publicação.

Como funciona a pontuação

Inscrições que cumpram os requisitos básicos receberão 20 pontos (de um total de 50), e têm pontos adicionais (não cumulativos):

  • +10 pontos para obras escritas por mulheres, autores LGBTQ+, afrocolombianos, raizales, palenqueros ou indígenas, representando a diversidade étnica e cultural do país.
  • +10 pontos para obras originalmente publicadas por editoras independentes colombianas.
  • +10 pontos para inscrições de línguas ou territórios não selecionados em edições anteriores do programa.
  • As inscrições serão avaliadas por ordem de chegada, após verificação dos requisitos.
  • A concessão dos incentivos será divulgada nos sites e redes sociais do Ministério das Culturas, da Biblioteca Nacional e da Chancelaria colombianas.
[19/05/2025 11:00:00]