Flipiri Itinerante leva histórias, afeto e dois mil livros às escolas de Pirenópolis e arredores
PublishNews, Redação, 22/08/2025
Entre 27 e 29 de agosto, autores de Brasília visitam escolas públicas da região com atividades literárias que estimulam o gosto pela leitura desde a infância

Os escritores Débora Bianca, Alexandre Parente, Ana Neila Torquato e Hozana Costa participam da Flipiri Itinerante
Os escritores Débora Bianca, Alexandre Parente, Ana Neila Torquato e Hozana Costa participam da Flipiri Itinerante
De 27 a 29 de agosto, a Flipiri Itinerante realizará uma jornada de leitura e encantamento com alunos das redes municipal e estadual de ensino da região do Distrito Federal e Goiás. Escritores do Instituto Casa de Autores, de Brasília, foram designados para levar histórias, afeto e quase 2 mil livros às escolas da cidade e da zona rural de Pirenópolis, um município histórico localizado em Goiás (GO), e arredores.

Vertente educacional da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), a ação contempla bebês, crianças e adolescentes com atividades de contação de histórias, encontros literários e doação de obras de literatura infantil e juvenil, promovendo o estímulo à leitura desde os primeiros anos.

A Itinerância da Flipiri é um momento em que a literatura ganha ainda mais destaque nas salas de aula públicas. Na primeira etapa, os estudantes se dedicam a atividades planejadas pelos seus professores para aprofundar a leitura e a compreensão das obras selecionadas. As ações incluem propostas de interpretação de texto, produção de redações, criações artísticas e demais experiências com potencial para despertar o interesse pelo universo literário.

Ao fim do processo, a visita dos autores às escolas transforma o aprendizado em celebração, fortalecendo o elo entre quem escreve e quem lê. E cada encontro entre autor e estudante é mais do que uma conversa: é um gesto de resistência, a possibilidade de um despertar.

Em tempos em que os livros disputam atenção com as telas brilhantes dos celulares, mergulhar na leitura de um livro, tocar suas páginas, admirar sua capa e ilustrações e entregar-se à escuta atenta de uma história contada por quem a criou, é uma experiência rara e transformadora. Para muitas crianças, é a primeira vez que têm diante de si o criador daquele universo que antes só existia nas páginas.

“É um momento muito poderoso e inesquecível. Quando a criança pode brincar, conversar, rir e perguntar diretamente ao autor, algo se acende ali. Ela percebe que a leitura não é uma tarefa, mas uma travessia possível, e que escrever também pode ser”, afirma Iris Borges, idealizadora da Flipiri.

Já a versão da Flipiri aberta ao público, com atrações culturais, shows, contação de histórias, rodas de conversas, palestras e outras atividades, retorna à cidade de 9 a 11 de outubro. Em 2025, a festa homenageará a escritora carioca Roseana Murray e o contista e poeta goiano Hugo Carvalho Ramos (1895-1921).

A Flipiri é uma realização do Instituto Casa de Autores (ICA) de Brasília e da Prefeitura de Pirenópolis/Secretaria de Educação de Pirenópolis, com patrocínio do Instituto Pedro Gordilho, apoio institucional da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO), da Secretaria de Cultura de Pirenópolis, e parceria da Saneago, do Festival dos Guardiões das Artes, da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam) e do restaurante Um Café Bistrô.

Saiba mais sobre a Flipiri no Instagram oficial deles.

[22/08/2025 10:12:01]