
Ainda dá tempo! As empresas que desejam participar da lista As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2024, uma parceria do Great Place to Work com o PublishNews, têm até o dia 29 de fevereiro de 2024 para finalizarem o processo de certificação. A lista é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país e vai destacar as melhores empresas, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações.
As inscrições podem ser feitas pelo site do GPTW. A pesquisa realizada com os próprios funcionários de cada empresa tem duração de 15 dias. O GPTW recomenda que a empresa reserve ao menos 25 dias para o processo de configuração, organização e planejamento da pesquisa.
Para auxiliar no processo, o PN elaborou uma lista com perguntas e respostas, buscando esclarecer as principais dúvidas que surgiram nos últimos meses sobre o assunto. Ainda tem alguma questão? Envie para redacao @ publishnews.com.br que vamos responder e incluir na relação abaixo.
- O que a Lista Melhores Empresas para Trabalhar - Mercado Editorial 2024 vai fazer?
A Lista vai destacar as melhores empresas para trabalhar no mercado editorial, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. Parceria entre o PublishNews e o Great Place To Work, este é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país.
- Qual é o objetivo da listagem?
A Lista Mercado Editorial PublishNews-GPTW chama atenção para a importância de ter as pessoas no centro dos negócios e de melhorar os ambientes de trabalho, buscando potencializar o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores e o crescimento das empresas.
- Como funciona a jornada de certificação?
São quatro fases.
- Inscrição: A empresa confirma a inscrição no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado às suas necessidades;
- Configuração da Pesquisa: A própria empresa configura a pesquisa na plataforma do GPTW;
- Pesquisa: Aplicação da pesquisa online com os colaboradores da organização;
- Certificação: A empresa é certificada ao atingir a amostra mínima de respondentes e alcançar 70% no índice de confiança dos funcionários. A partir desse momento, ela já é um Great Place to Work ou "Ótimo lugar para trabalhar".
- O processo é pago?
Sim. Após adquirir um dos planos do GPTW (até 15 de janeiro os preços praticados são os mesmos de 2023), a empresa participante aplica a pesquisa de clima organizacional aos seus colaboradores, e, alcançando os critérios mencionados acima, recebe o selo de empresa certificada como um excelente lugar para trabalhar.
- Quero adquirir a Jornada para minha empresa. O que fazer?
Para transformar sua empresa em um Great Place To Work, é possível contatar um dos especialistas do GPTW aqui. Caso prefira realizar a adesão diretamente no site, encontre o plano ideal para você aqui.
- Quem pode participar da certificação?
Para poder ser uma organização certificada pelo Great Place To Work, é preciso ter 10 ou mais funcionários.
- Quem pode participar da Lista PublishNews-GPTW Mercado Editorial?
É preciso ser uma empresa certificada pelo GPTW, só que com 30 funcionários ou mais, e um dos seguintes CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):
58.11-5/00 (edição de livros);
58.21-2/00 (edição integrada à impressão de livros);
18.11-3/02 (impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas);
4761-0/01 (comércio varejista de livros); e
4647-8/02 (comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações).
- Por que apenas empresas com 30 ou mais funcionários podem participar da Lista?
Trata-se de um número definido pelo GPTW, com base em critérios globais de confiabilidade estatística. Porém, reitera-se, empresas com 10 ou mais funcionários já conseguem participar do processo de Certificação GPTW.
- De quais rankings a empresa pode participar?
A empresa poderá participar de todos os rankings mostrados na aba “Meus rankings” dentro da plataforma Connect do GPTW. Ali serão exibidos todos os Rankings de que a empresa pode participar e os respectivos critérios de participação de cada um.
- Qual a data limite para certificar minha empresa e concorrer aos Rankings GPTW?
Os prazos para participação dos rankings são disponibilizados no Calendário de Rankings. Para a Lista As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2024, a empresa precisa estar certificada – ou seja, finalizar a pesquisa e obter os critérios mínimos – até o dia 29 de fevereiro de 2024.
- Quais são os critérios e como funciona o uso de dados nas avaliações dos Rankings GPTW?
Para algumas listas específicas (como a Lista Mercado Editorial) e para todas as empresas até 99 colaboradores:
A nota considerada para os Rankings GPTW é exclusivamente o Trust Index (resultado da Pesquisa de Clima Organizacional GPTW) e, em casos de empate, o GPTW utiliza até a 16ª casa decimal como critério de desempate para posições das empresas na lista.
Para outras listas, caso a empresa possua mais de 100 colaboradores:
O GPTW tem um time dedicado à avaliação dos 6 Pilares For All, que constituem 25% da nota final, sendo a outra parte o Trust Index (resultado da pesquisa de clima organizacional GPTW), com peso de 75% na nota final, que ranqueia as empresas em uma lista de premiação.
Para o Ranking Nacional:
A nota é calculada via algoritmo e considera aspectos do Trust Index, demográficos e Pilares For All
Confidencialidade e uso de Dados dos Questionários
O banco de dados coletado nos questionários é de uso exclusivo do GPTW – as informações são mantidas internamente e utilizadas para construção dos estudos de Ranking. Para as empresas, somente são oferecidos resultados agrupados por grupos demográficos e média geral da organização.
- Como localizar todas as empresas certificadas com o Selo GPTW?
Na página de empresas certificadas, é possível encontrar todas as empresas que possuem o Selo GPTW atualmente. Assim como o porte, setor de atuação, formas de contato e nota do Trust Index de cada uma delas. Algumas empresas do setor editorial já certificadas pelo GPTW: Grupo Editorial Record, Skeelo, TodoLivro, Editora MOL e Editora do Brasil.
- Preciso ser uma grande empresa ou oferecer muitos benefícios para ser um Great Place to Work?
Não, o Great Place to Work mede principalmente o índice de confiança das relações, principalmente com os líderes – no site do GPTW, em Conteúdos, você encontra diversas práticas das melhores empresas para se trabalhar.