
A Audible, criadora e distribuidora de entretenimento de áudio e subsidiária da Amazon, anunciou o lançamento da sua primeira campanha de marketing global, numa busca para estabelecer uma voz universal da marca. Com lançamento previsto para vários países ao longo dos próximos meses, a campanha terá conteúdos em vídeo nas redes sociais, entre canais de influenciadores e da empresa.
A campanha foi criada em três continentes, com filmagens no Brasil, Tailândia e Reino Unido. Os comerciais foram dirigidos pelo premiado diretor Antoine Bardou-Jacquet. Os créditos completos das agências estão abaixo.
“Esta campanha é fundamental para reforçar o posicionamento da Audible no segmento local e incentivar os brasileiros a mergulhar no universo dos audiolivros como uma ótima forma de aprender, se divertir e consumir mais literatura em formato de áudio", afirma Adriana Alcântara, diretora geral da Audible no Brasil.
O conceito busca sugerir como ouvir conteúdos da Audible "faz as pessoas mergulharem em mundos extraordinários, altera o humor, percepções, pontos de vista – tudo isso enquanto fazemos nossas atividades diárias", segundo comunicado enviado pela empresa. A campanha busca ainda ilustrar o contraste entre dois mundos que se desenrolam simultaneamente quando "ouvimos histórias que nos transportam, enquanto realizamos tarefas como nos deslocar de um local para outro, praticar exercícios, cozinhar e limpar a casa".
No Brasil, a campanha se expressa em seu slogan: “Há mais para imaginar com um audiolivro”.
Susan Jurevics, diretora de marca e internacional da Audible, comenta: “Através de aspectos visuais de tirar o fôlego, mecanismos de áudio poderosos e uma abordagem digital e social interativas, fomos capazes de criar um posicionamento de marca singular que exemplifica as qualidades cativantes e que nos transporta ao escutar Audible. Como uma empresa com milhões de ouvintes em todo o mundo com diferentes hábitos, ritmos e interesses, era crucial identificar uma voz precisa e uma abordagem de marketing interessante para a nossa crescente base de ouvintes.”
Com oito meses operando o Brasil, a empresa gerou mais de 16 mil horas de conteúdo, produziu 1,7 mil audiolivros e trabalhou com mais de 600 narradores brasileiros. Desde o início, a ideia central é trabalhar para colocar o audiolivro como uma opção dentro do imaginário do consumidor brasileiro.
“O conteúdo em áudio continua a crescer – e o público está cada vez mais engajado com a Audible de maneiras que se encaixam e enriquecem seu dia a dia. O que está claro através do que os nossos consumidores nos dizem é que ouvir a Audible dá às pessoas uma maneira de imaginar mais e traz sabor, textura e cor ao ritmo cotidiano de suas vidas”, completa Jurevics.
A campanha será veiculada na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Índia, Espanha, Reino Unido e EUA.
Créditos das agências:
Fold7 – Agência Criativa
ICP – Serviços de Transcriação
Partizan — Produção A/V
Lightfarm Studios – Principais recursos visuais e produção de mídia social
Viral Nation – Influenciadores
WPP – Gestão de Mídias Sociais
Wavemaker (Group M) — Compra de mídia