Publicidade
Publicidade
As competências essenciais para a implementação da agenda ESG
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Em 'Colaboração: A única solução', a autora Semadar Marques ensina como emergir a inteligência coletiva que traz resultados sustentáveis

Você já ouviu falar em ESG? É a sigla que vem do inglês Environmental, Social and Governance e denota práticas ambientais, sociais e de governança que permitam as empresas e instituições alcançarem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos foram definidos em setembro de 2015, na reunião de líderes mundiais na sede da ONU em Nova York, onde se estabeleceu a chamada Agenda 2030, um planejamento global para enfrentar os desafios enfrentados pelo mundo. Através deles, as ações voltadas para essas questões deixam de ser coadjuvantes e passam a protagonistas na estratégia das empresas.

Já é claro para o mercado que cada vez mais clientes estão buscando empresas que praticam a diversidade, os valores éticos e o cuidado com o planeta e o meio em que estão inseridos. O mercado financeiro já definiu como parâmetro de confiabilidade para investir a capacidade das organizações em atender a esses critérios. Atuar dessa forma representa aumento da competitividade, do valor de mercado e o crescimento organizacional. Atender ao tripé ambiental, social e de governança passou a ser considerado exigência para as empresas do mundo inteiro, que buscam impactar de modo positivo a sociedade em que estão inseridas.

Mas como implementar e atender a esses critérios de forma autêntica e transparente, sem cultivar competências humanas que promovam a empatia, colaboração e a consciência social e ambiental?

É urgente desenvolver profissionais aptos a integrar a complexidade dessas competências e uma cultura colaborativa, condição fundamental para organizações que desejam estabelecer engajamento, construir um meio saudável e estimular a inovação, obtendo resultados sustentáveis. Além disso, o cuidado com a saúde emocional por meio de ambientes psicologicamente seguros impacta diretamente a capacidade organizacional de implementar uma agenda ESG sólida e efetiva.

O livro Colaboração: A única solução quer provar que construir uma cultura colaborativa é possível e traz diversos benefícios práticos. Nele são apresentadas ferramentas para fazer emergir a inteligência coletiva, além de exemplos de resultados conquistados por meio do desenvolvimento da saúde emocional, que são estruturais para a colaboração. A obra mostra que é possível construir valores éticos autênticos para instaurar confiabilidade e transparência no ambiente de trabalho, fundamentais para que uma empresa desenvolva seu pleno potencial e atinja suas metas de maneira sustentável. A colaboração está ligada à inovação e as instituições que a estimulam ampliam a sua capacidade de resolver problemas complexos, além de não deixarem escapar as boas ideias e ter um aperfeiçoamento nos fluxos de trabalho, engajando pessoas a contribuírem a partir de suas melhores aptidões.

Com esta obra, a autora Semadar Marques mostra que, para além da necessidade de mercado, colaborar estabelece um campo profissional ético, honesto e saudável para todos.

Sobre a autora: Semadar Marques, é administradora e desenvolveu sua carreira como gestora de equipes na Prefeitura de Porto Alegre. Depois de anos presenciando ambientes de insalubridade emocional, onde as questões individuais e necessidades de poder e dominação traziam sofrimento psíquico e angústia, decidiu atuar divulgando importância da colaboração. Tornou-se especialista na construção de ambientes colaborativos. Hoje está há 15 anos palestrando sobre o tema. Milhares de pessoas já ouviram suas palestras em todo o país. Também escreve textos e conteúdos para diversos veículos de comunicação de todo o Brasil, como Jornal Folha de São Paulo, Jornal A Tarde da Bahia, Jornal Zero Hora, dentre outros. É mãe do Samuel de 12 anos e da Alice de 4 anos e é casada com o Alex há 22 anos. Sua família é seu maior laboratório para construção de ambientes colaborativos.

Colaboração: A única solução
Autora: Semadar Marques
Editora: Alta Books
Edição: 1ª Edição
ISBN: 9788550813981
Páginas: 160
Preço: R$ 40,70 – Kindle: R$ 38,66
Onde comprar: Amazon

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Obras publicadas pela Editora Asinha e escritas por Leninha Garcia e Mariana Kaludin compõem a seção publieditorial do PublishNews esta semana
Escrito por Mariana Kaludin Sarro, 'Papai está triste' aborda a delicada jornada de um filho diante do transtorno mental de seu pai
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Em novo artigo, Fernando Tavares convida o leitor a se aprofundar no tema da inteligência artificial e explorar suas múltiplas funcionalidades
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Escrever é indefinível. O escritor escreve porque tem dentro de si livros que precisam ser escritos. Mas ele nunca sabe por quê.
Heloisa Seixas
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar