Publicidade
Publicidade
Entre serpentes e traições
PublishNews, Redação, 12/06/2024
Escritor Vilto Reis lança livro de fantasia épica que discute problemas contemporâneos e explora temas atuais como uso abusivo de drogas, questões de gênero e intolerância religiosa

Decidido a se afastar do modelo tradicional de escrever fantasia, canonizado por J.R.R. Tolkien, o escritor, roteirista de quadrinhos e professor de escrita criativa Vilto Reis (@viltoreis) procurou novas possibilidades para contar sua história. Buscando novas referências, sem deixar de lado obras seminais como Duna, de Frank Herbert, Vilto também encontrou em questões que pautam o mundo na atualidade a inspiração para escrever Nascida para o trono – Serpentes e Traições, obra publicada pela editora Draco.

Além de expandir a imaginação em um cenário de conflitos, instabilidade política e pesada mão religiosa sobre a vida do povo, o escritor, que já foi jurado do Prêmio Jabuti em 2022, constrói uma narrativa envolvente onde todos os elementos indispensáveis ao gênero se fazem presentes.

A história se passa no coração de Camara, um universo de fantasia épico inspirado nos grandes impérios africanos, onde repousa a Cidade Prateada, a capital de uma confederação de povos guerreiros onde manipulações, traições e disputas do Conselho — liderados pela Guardiã — oprimem a população através do poder do Totem da Serpente, uma joia capaz de despertar habilidades sobrehumanas em pessoas comuns.

É lá que vive Núbia Naja Branca, uma debochada ladra que foi um prodígio de sua geração, mas acabou com os poderes bloqueados como punição por um crime do passado. Hoje, entrega-se à decadência de ser uma renegada de seu povo, afogando as mágoas em bebidas e drogas destrutivas para o corpo, como o Bagandolá.

Uma nova oportunidade de recomeçar surge quando é contratada para roubar o Totem da Serpente, a joia mais importante da confederação, protegida pela Nona Guardiã, sua própria irmã. Contudo, um general lendário e revolucionário deseja o mesmo item para derrubar o poder político de Camara, motivado por um fato que se liga ao passado de Núbia.

O romance foi lançado junto com Fim do Império, quadrinho em que Vilto também atua como roteirista e que conta com arte de Lucas Machado.

Um novo olhar para a contemporaneidade

Enquanto a fantasia muitas vezes é vista como uma forma de escapismo, no livro, segundo o autor, ela serve como um meio de explorar e oferecer novas perspectivas sobre questões atuais. Um dos principais temas é o uso abusivo de drogas. “Utilizo elementos de fantasia para explorar as complexidades e as consequências desse problema na sociedade”, aponta, sem condenar o uso recreativo durante a obra.

Além disso, o livro aborda questões de gênero (a protagonista é uma mulher trans), destacando as diversas formas como a identidade e a expressão de gênero se manifestam e são percebidas em diferentes contextos. Outro tema crucial é a intolerância religiosa. Através de uma narrativa fantasiosa, o livro analisa como a intolerância e o preconceito podem se infiltrar e afetar as relações humanas, levando a conflitos e mal-entendidos.

Tecer a narrativa levou tempo, pesquisa e experimentação, por meio da consulta de livros, documentários e filmes. Filhos de Sangue e Osso, de Tomi Adeyemi, e as histórias do Pantera Negra, da Marvel Comics, por exemplo, incorporaram a cultura africana à fantasia – os impérios africanos, sua cultura e organização são o ponto de partida para a criação de “Camara”.

Seu estilo de escrita, com frases curtas e concisão, é influenciado por autores como Joe Abercrombie, Andrzej Sapkowski e Leonel Caldela. A leitura de Nascida para o trono é imersiva como uma partida de RPG – em que as descrições das ações e movimentos são precisas e rápidas.

A obra passou pela leitura sensível de Ariel Hitz, autor de “Camomila” e outros livros de representatividade trans, e do escritor e tradutor Oghan N'thanda, vencedor do Wattys 2018 na categoria “World Builders” e consultor criativo do RPG Afrofuturista O Último Ancestral.

Nascida para o trono
Autor: Vilto Reis
Editora Draco
Páginas: 288
Preço: R$ 55,90
Onde comprar: https://livro.viltoreis.com/nascida-para-o-trono

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Obras publicadas pela Editora Asinha e escritas por Leninha Garcia e Mariana Kaludin compõem a seção publieditorial do PublishNews esta semana
Escrito por Mariana Kaludin Sarro, 'Papai está triste' aborda a delicada jornada de um filho diante do transtorno mental de seu pai
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Em novo artigo, Fernando Tavares convida o leitor a se aprofundar no tema da inteligência artificial e explorar suas múltiplas funcionalidades
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Uma casa sem livros é como um quarto sem janelas
Henry Ward Beecher
Editor e escritor norte-americano

(1813 - 1887)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar