Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 04/11/2022
Guilherme Sobota, ex-Estadão e ex-coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é o novo editor-chefe do PublishNews. O jornalista substitui Thales de Menezes, que vai se dedicar a projetos pessoais. Os dois, nesta semana, tocaram juntos a transição. Nascido em Curitiba e formado pela UFPR, Sobota começou a carreira no Jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná. Depois de trabalhar com assessoria de imprensa política, mudou-se para São Paulo, onde concluiu o trainee do Estadão, em 2013. No jornal, foi repórter do Caderno 2, cobrindo mercado editorial e literatura. Nos anos seguintes, estendeu sua atuação profissional para os campos da música, cinema, TV e artes visuais. Em 2021, conciliou atividades como coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e jornalista freelancer de jornais, revistas e clubes de leitura, e em 2022 atuou também como produtor cultural. “O PublishNews é o veículo de comunicação mais respeitado do mercado editorial brasileiro graças ao trabalho de muita gente”, diz Sobota. “Assumir a redação é um grande desafio e também uma enorme responsabilidade.” Uma das primeiras tarefas do jornalista será, em parceria com a editora-assistente Talita Facchini, colocar em funcionamento o novo site do PublishNews, em breve no ar. No horizonte, também está a mediação de debates na Casa PN, parceira oficial da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, de 23 a 27 de novembro. O contato dele é: guilherme@publishnews.com.br.
PublishNews, Thales de Menezes, 04/11/2022
No Brasil não seria diferente do que acontece no resto do mundo. A americana Colleen Hoover continua liderando a Lista dos Mais Vendidos do Publishnews pela segunda semana consecutiva com É assim que começa (Galera Record), seu novo livro que teve lançamento mundial há 20 dias. O pódio da lista Geral permanece o mesmo da semana passada . Além do primeiro lugar, Hoover tem também a segunda colocação com É assim que acaba, livro que lançou os personagens que ela retoma no novo romance. O terceiro colocado é mais uma vez Nas pegadas da alemoa (Buzz), o romance de Ilko Minev que fala sobre a presença nazista na Amazônia antes da Segunda Guerra Mundial. Mas Hoover não fica por aí. Como também foi observado nas listas de vendagem dos Estados Unidos, o lançamento de um novo título acaba atraindo toda a extensa lista de best-sellers da autora para um novo grupo de leitores. O que impressiona então na apuração desta semana é que são sete os romances da autora presentes entre os 20 mais vendidos na categoria Ficção. Depois de apresentar uma queda de 25% nas vendas na semana passada, o mercado mostra uma pequena reação e registra 3% de aumento nas vendas deste novo período. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
A imprensa repercutiu entre quinta e sexta-feira a contratação de Cassiano Elek Machado como novo diretor editorial do Grupo Editorial Record. Demitido da Planeta há cerca de um mês, Cassiano chega para coordenar o trabalho de cinco editores executivos da Record, que comandam os 13 selos da editora. Já no dia seguinte à eleição presidencial, a Folha soltou uma matéria afirmando que Lula deve deixar a taxação de livros de lado e melhorar diálogo com setor editorial, e O Globo afirmou que Daniela Mercury, Chico César e Juca Ferreira são cotados para assumir o Ministério da Cultura. Já o Estadão deu destaque a novas edições de livros de Carlos Drummond de Andrade, na Record. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Talita Facchini, 04/11/2022
Depois da 12ª edição da conferência de editores e da abertura da 41ª Feira de Sharjah, foi a vez dos editores árabes se reunirem. A 6ª edição da Conferência de Editores Árabes começou na quarta-feira (02) sob o tema Criação de conteúdo árabe e desafios pós-pandemia e reuniu personalidades locais e regionais, incluindo Noura Al Kaabi, ministra da cultura dos Emirados Árabes Unidos e da Juventude, Mohamed Rashad, presidente da Arab Publishers Association (APA), e Ali bin Tamim, presidente do Abu Dhabi Arabic Language Centre. Em seu discurso de abertura, Bodour Al Qasimi, presidente da International Publishers Association (IPA), compartilhou três lições aprendidas durante seu mandato. Ela disse que essas lições incluem a necessidade de trabalhar e se comunicar com o setor editorial global, fortalecer a cooperação regional bilateral entre editoras, além de promover políticas de diversidade e inclusão para alcançar mudanças positivas. “O setor editorial global está atualmente testemunhando desenvolvimentos rápidos e transformadores. Isso exige que os editores árabes se mantenham atualizados por meio de compromissos contínuos e ativos com editores, instituições e organizações regionais e internacionais, se quiserem continuar sendo um parceiro importante na deliberação internacional sobre as realidades e o futuro do setor editorial”, incentivou. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação 04/11/2022
A 24ª edição da Festa do Livro da USP (Universidade de São Paulo) retorna nesta quarta-feira (09) ao formato presencial e vai até sábado (12), das 9h às 21h nos dias de semana e das 9h às 19h no sábado. O evento acontece na Cidade Universitária (Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C – São Paulo / SP) para que o público volte a ter contato físico com uma grande diversidade de publicações, sinta aquele “cheiro de livro” de que tanto gosta e se divirta com amigos. A edição contará com a participação de 185 editoras com variedade de temas distribuídos em 250 selos de publicação, além de oferecer descontos a partir de 50% nos livros. O encontro, organizado pela Edusp desde 1999, já virou um clássico dos fãs de literatura e permite conexão entre leitores e editoras de todos os tipos e tamanhos. Realizado nos últimos dois anos de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, o próprio nome do evento busca traduzir o sentimento de comemoração da leitura e agora, depois de edições remotas, terá uma animação ainda maior dos participantes. Para mais informações sobre a 24ª edição da Festa do Livro da USP, clique aqui. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
A Selo Negro Edições, do Grupo Editorial Summus, estará presente na 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2022) com duas autoras palestrando, Ana Flávia Magalhães Pinto, pesquisadora, ativista, professora, escritora pela inclusão racial; e Cidinha da Silva, escritora brasileira, historiadora, ex-presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra e fundadora do Instituto Kuanza. Ambas são parte da coleção Consciência em debate. A mesa de Ana Flávia é na abertura do evento, intitulada Pátrios lares, no dia 23 às 20h. Além de Ana Flávia, Fernanda Miranda (BA) e Midria (SP) também serão parte do primeiro encontro que homenageia a escritora Maria Firmina dos Reis. Já Cidinha da Silva participará da mesa intitulada Encruzilhadas do Brasil, que será realizada no dia 27, às 12h. A autora discutirá com Cristhiano Aguiar (PB) sobre ideias do Brasil, real ou imaginado, que mobilizam sua criação, assim como de que forma outras manifestações artísticas influenciam a sua produção, expandindo ou misturando gêneros literários. O evento acontece de 23 a 27 de novembro de 2022, em Paraty, no Rio de Janeiro, reunindo representantes internacionais das principais atividades literárias recentes. A programação completa da 20ª FLIP está disponível aqui. Os ingressos para cada uma das 20 mesas serão vendidos separadamente pelo site da INTI, plataforma de venda de ingressos. As entradas custam R$ 120, mas há uma cota de meia-entrada (R$ 60) para estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com menos de 21 anos, pessoas com deficiência, profissionais das redes pública e privada de ensino do RJ e pessoas com mais de 60 anos. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
O portal Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea existente desde 2016, abriu inscrições para a sua equipe de poetas que integrarão sua plataforma no Medium a partir de 2023. A chamada começou no dia 1ª de novembro e vai até o dia 2 de dezembro, ou até atingir o limite de 350 inscrições. Todas as informações estão disponibilizadas em um edital publicado no portal; o resultado será divulgado no dia 16 de janeiro de 2023. A inscrição consiste em preencher o formulário disponibilizado no portal e em enviar um arquivo em formato PDF com três poemas de acervo pessoal que melhor representem o estilo de escrita poética, além de um poema inédito e exclusivo, feito a partir da proposta de exercício descrita no edital. A participação será permitida apenas a pessoas com mais de 18 anos que possuam uma conta na plataforma Medium. O portal já possui uma equipe de poetas com mais de 250 pessoas, que alimentam o veículo com dois a quatro poemas por dia. Isso rende à plataforma milhares de leitores mensalmente. Para mais informações sobre a seleção, clique aqui. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
A Feira do Livro de Londres divulgou hoje (4) que as inscrições para o International Excellence Awards da edição de 2023 já estão abertas. Para participar, é necessário realizar o cadastro no site oficial da LBF e se encaixar em alguma das categorias, como Audiobook, Livraria do Ano, Biblioteca do Ano, Tradução, Sustentabilidade e Inclusão (essa última restrita a participantes do Reino Unido). O prêmio busca celebrar o trabalho de organizações e indivíduos de todo o mundo, sendo uma vitrine para a paixão, criatividade e inovação na indústria de livros. Além dessas categorias, a feira também iniciou a nomeação para um dos prêmios mais importantes da edição, o The London Book Fair’s Lifetime Achievement Award, que reconhece pessoas que dedicaram sua vida à indústria do livro. Alguns dos vencedores dos anos anteriores foram Hiroshi Hayakawa, Margaret Busby, Nigel Newton and Dorotea Bromberg. De acordo com Gareth Rapley, diretor da Feira do Livro de Londres, “o International Excellence Awards é uma maneira maravilhosa para reconhecer o trabalho inspirador que está sendo feito pela indústria global do livro. Estou particularmente satisfeito por estarmos apresentando o Prêmio Iniciativa de Sustentabilidade este ano, pois sei que este é um tema próximo ao coração de muitos na indústria editorial, e esperamos lançar luz sobre as iniciativas fantásticas que estão ajudando o livro mundo se torne mais sustentável”. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro no site oficial da feira. A lista de finalistas será anunciada na virada do ano.
|
“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo.”
1.
|
É assim que começa
|
2.
|
É assim que acaba
|
3.
|
Nas pegadas da alemoa
|
4.
|
O poder da cura
|
5.
|
Fogo & sangue
|
6.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
7.
|
A hipótese do amor
|
8.
|
Verity
|
9.
|
Mais esperto que o diabo
|
10.
|
Liderança exponencial
|
|
|
PublishNews, Redação, 04/11/2022
O autor Samuel Medina e o Grupo Editorial Letramento lançarão a nova publicação do escritor, intitulada Aurora, em duas datas para os leitores mineiros. Na cidade de Contagem, o evento acontece na quarta-feira (09) às 20h, no The Wall Pub (Rua Padre Gusmão Bartolomeu, 250 – Contagem / MG). Já em Belo Horizonte, o lançamento é na quinta-feira (10) na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte / MG). A obra fantástica conta a história de Arthur e seus dois amigos, Mauro e Wedge, que eram adolescentes normais com problemas normais até que um dia zeram um jogo de computador. Em vez de uma mensagem tosca informando que haviam concluído o jogo, eles acabam testemunhando um espiral de experiências oníricas surpreendentes, enquanto o mundo ao seu redor se desintegra. Conforme explica o escritor Samuel Medina, Aurora é um livro que “atua como uma metáfora sobre essa transformação radical que é a adolescência, fase em que parece que o mundo inteiro está em colapso. Como enfrentar a solidão dessa transformação? Haverá algum jeito?”. A publicação foi possível graças à seleção pelo programa Temporada de Originais, da Editora Letramento, que tem como objetivo viabilizar os trabalhos de novos autores de forma acessível.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
Quando os usuários do VLT no Rio de Janeiro chegarem à estação Rodoviária na manhã desta sexta-feira (04) encontrarão uma surpresa. Ao entrarem nas composições, vão se deparar com livros sobre os assentos que poderão ser levados para casa. A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa (05) e é resultado de parceria entre o VLT Carioca e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que teve apoio das editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Mórula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina. As editoras foram responsáveis pela doação de mil livros de diferentes gêneros literários. Uma nova etapa de distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano. O principal objetivo das instituições envolvidas com a ação Viaje na Leitura é estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
A obra Flor (Bertrand, 40 pp, R$ 49,90), de Cintia Barreto, com ilustrações de André Flauzino, expõe um universo de cores e sentimentos a partir da visão de uma menina. O livro conta a história de Flor, uma menina que ama as flores. Desde pequena ela sempre passeou por campos floridos e aprendeu muitas coisas com as flores. Aprendeu sobre arte, sobre cores, aprendeu ainda que era alegre como margaridas. Um dia, quando Flor chega da escola, a mãe está doente, murcha feito uma rosa. Dias e dias se passam e ela só fica na cama, e Flor à espera de que a mãe floresça novamente, para que finalmente a casa volte a ser a esplendorosa primavera de sempre. O encanto – bem como a positividade – inunda a narrativa, contribuindo para a criação do clima de otimismo. Flor busca sensibilizar crianças leitoras, em um livro que trata de superação, cuidado, artes plásticas, amor à natureza, relação familiar e esperança.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
Lara é uma menina curiosa, que adora aprender e conversar sobre os mais variados assuntos. Desde muito cedo, descobriu que as palavras podem ser muros ou pontes e passou a amá-las. Não à toa, será com as próprias palavras que Lara contará sua história, que se complica quando Martim, seu melhor amigo, começa a agir de modo estranho. O círculo (Escarlate, 56 pp, R$ 54,90), apresenta ferramentas da Comunicação Não Violenta – como o Círculo Restaurativo e a Escuta de Girafa – para jovens leitores a partir de situações cotidianas e do ponto de vista de crianças e adolescentes. A autora, Carolina Nalon, mediadora de conflitos, especialista e referência na técnica, conta que sempre foi bastante demandada para produzir conteúdos específicos para crianças. A Comunicação Não Violenta é o nome que se dá a um conjunto de conceitos e ferramentas sistematizado por Marshall Rosemberg visando a cooperação, a comunicação eficaz e a empatia nas relações. Este livro é o primeiro a abordar o tema para essa faixa etária. Nele, a protagonista conversa diretamente com o leitor e o convida a participar de seu dia a dia em casa e na escola e a conhecer de perto sua relação com Martim.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
Lara é uma menina de 5 anos cheia de perguntas e curiosa por respostas. Ela e sua mãe têm um segredo: quando se deparam com uma pergunta desafiadora, vestem seus colares especiais e tornam-se Guerreiras do Sim. Afinal, não importa o que digam por aí: se há alguma dúvida pairando no ar, é possível buscar pela resposta, sim! Desta vez, elas não vão sossegar até encontrar a resposta para uma pulga gigante atrás da orelha de Lara. Ela ouviu de alguém na escola que todo mundo é igual, mas essa afirmação tão simples não soa bem para a menina. Juntas, mãe e filha bolam um plano e saem à procura de respostas para a pergunta: somos todos iguais ou diferentes? Escrito pela ativista Luana Génot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, e com ilustrações de Letícia Moreno, Guerreiras do Sim: somos iguais ou diferentes (HarperKids, 32 pp, R$ 49,90) é um livro infantil sensível e educativo que aborda as diferenças que nos cercam — como origem, cor, gênero, etnia e constituição familiar — com o objetivo de gerar debate entre crianças e responsáveis sobre diversidade. Acompanhando o texto, as ilustrações de Letícia Moreno dão a cada personagem características únicas, contribuindo com a ideia central da narrativa.
PublishNews, Redação, 04/11/2022
A história de uma menina que colecionava sonhos parece improvável, mas para a pequenina nenhum sonho era grandioso, pequenino, tolo, excêntrico ou brilhante demais. E, de pedacinho em pedacinho ela os resgatava, costurando assim o mais belo vestido que alguém pudesse imaginar. “Construímos sonhos. É assim que somos, é isso que nos move”, diz Alexandre Rampazo no posfácio de A Menina e o Vestido de Sonhos (Melhoramentos, 32 pp R$ 52,90). A reedição traz nos traços e na escrita de Alexandre a história de uma menina que colecionava sonhos, os dela e aqueles abandonados pela cidade. Como frisa Cristiane Rogério - jornalista, educadora, e colunista da Revista Crescer - que assina o texto de orelha do livro, "a obra de Alexandre Rampazo é uma referência importante para muitas crianças e um grande companheiro para centenas de educadores ao abordar temas como esperança e resiliência, gerando reflexões que conversam com todas as idades."
PublishNews, Estevão Ribeiro, 04/11/2022
|
|
|