Feira de Londres abre inscrições para o International Excellence Awards 2023
PublishNews, Redação, 04/11/2022
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento e o prêmio abrange diferentes categorias, como Audiobook, Livraria do Ano, Biblioteca do Ano, Tradução, Sustentabilidade e Inclusão

A Feira do Livro de Londres divulgou hoje (04) que as inscrições para o International Excellence Awards da edição de 2023 já estão abertas. Para participar, é necessário realizar o cadastro no site oficial da LBF e se encaixar em alguma das categorias, como Audiobook, Livraria do Ano, Biblioteca do Ano, Tradução, Sustentabilidade e Inclusão (essa última restrita a participantes do Reino Unido).

O prêmio busca celebrar o trabalho de organizações e indivíduos de todo o mundo, sendo uma vitrine para a paixão, criatividade e inovação na indústria de livros.

Além dessas categorias, a feira também iniciou a nomeação para um dos prêmios mais importantes da edição, o The London Book Fair’s Lifetime Achievement Award, que reconhece pessoas que dedicaram sua vida à indústria do livro. Alguns dos vencedores dos anos anteriores foram Luiz Schwarcz, Hiroshi Hayakawa, Margaret Busby, Nigel Newton, Dorotea Bromberg.

De acordo com Gareth Rapley, diretor da Feira do Livro de Londres, “o International Excellence Awards é uma maneira maravilhosa para reconhecer o trabalho inspirador que está sendo feito pela indústria global do livro. Estou particularmente satisfeito por estarmos apresentando o Prêmio Iniciativa de Sustentabilidade este ano, pois sei que este é um tema próximo ao coração de muitos na indústria editorial, e esperamos lançar luz sobre as iniciativas fantásticas que estão ajudando o livro mundo se torne mais sustentável. A cada ano, a equipe da LBF fica impressionada com a inovação e criatividade demonstradas por editores, livreiros, bibliotecários e muito mais, e mal podemos esperar para ver as indicações que chegam este ano”.

Depois de anos sendo representado no prêmio, há duas edições o Brasil não figura entre os vencedores.

Em 2016, foi premiado com a Festa Literária das Periferias (Flup); e em 2017, foi a vez da Tag – Experiências Literárias receber o prêmio de inovação, mesmo ano em que Luiz Schwarcz recebeu o Lifetime Achievement. Em 2019, o Brasil foi finalista com a Biblioteca Villa-Lobos concorrendo como Melhor biblioteca; Leonardo Neto, ex-editor do PN, como Melhor jornalista na cobertura do setor, e venceu com a Ed5 na categoria Consórcio de livros acessíveis.

As inscrições podem ser feitas no site oficial da feira.

[04/11/2022 11:00:00]