Ed5 leva o Prêmio em Londres
PublishNews, Leonardo Neto, 13/03/2019
Plataforma brasileira de livros acessíveis concorria na categoria Consórcio de livros acessíveis (editora)

Equipe da Ed5 na entrega do International Excellence Awards | © London Book Fair
Equipe da Ed5 na entrega do International Excellence Awards | © London Book Fair

O International Excellence Awards, prêmio concedido pela Feira do Livro de Londres e pela UK Publishers Association, chegou a sua sexta edição. Nesses seis anos, o Brasil apareceu 13 vezes entre os finalistas e ganhou quatro vezes. É o sexto país em número de ganhadores do mundo. E quem ajudou a aumentar a pontuação verde-amarela nesse ano foi a Ed5, plataforma que apresenta soluções desde revisão e edição de livros didáticos e paradidáticos até produção de livros acessíveis. Ela foi a ganhadora da categoria Consórcio de Livros Acessíveis, concorrendo com a argentina Ediciones Godot e a britânica Kogan Page.

"Este prêmio nos traz muito orgulho pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. Estamos honrados e também conscientes das responsabilidades em âmbito social que isso representa. Acreditamos que é um direito humano fundamental para todas as pessoas terem a mesma condição de acessar conhecimento, educação, cultura e entretenimento", contou orgulhoso Pedro Milliet, consultor de acessibilidade da Ed5 ao PN. Milliet disse ainda que o prêmio serve com incentivo para avançar e alcançar um objetivo ainda maior: o de desenvolver livros e recursos educativos cada vez mais completos e universais. "Almejamos processos mais produtivos e em grande escala, que possam auxiliar outros países da América Latina, e por que não do mundo, a replicar e aperfeiçoar seus métodos para tornar o conteúdo "acessível" uma preocupação constante desses mercados", explicou.

Na categoria Biblioteca do Ano, na qual concorria a Villa-Lobos, de São Paulo, a vencedora foi a finlandesa Espoo City. Sobre a ganhadora, o júri comentou: “um excelente exemplo para o mundo de um serviço aberto e inovador para todos, com um desafio de leitura extremamente bem-sucedido e aberto a todas as idades. Suas instalações e programas comunitários garantem que alcancem os corações e mentes de todos na cidade, adotando novas tecnologias e alcançando idosos, grupos de necessidades especiais e refugiados”.

Já em Jornalistas na Cobertura do Mercado Editorial, o vencedor foi Porter Andersen, da Publishing Perspectives. Ele concorreu com Anja Sieg, da buchreport, e Leonardo Neto, do PublishNews. Sobre a escolha, o júri declarou: "A partir de uma forte lista de repórteres internacionais, Porter Anderson, da Publishing Perspectives, surgiu como nosso vencedor. Ficamos impressionados com a natureza internacional de sua cobertura, que vai da Grécia ao Brasil, com uma mistura de notícias e análises".

O ponto alto da noite foi a entrega do The London Book Fair Lifetime Achievement Award a Dorotea Bromberg. Em seu discurso, a editora polonesa radicada na Suécia, lembrou a história da editora que construiu com seu pai, Adam Bromberg a partir de 1975. Classificada como um “redemoinho” por muitos dos seus autores, Dorotea fez da Bromberg uma das editoras mais importantes na cena literária dos países escandinavos. No seu primeiro ano de vida, a Bromberg foi bem-sucedida ao publicar um único livro (era o que o dinheiro dava, contou Dorotea no seu discurso). Três anos depois, a editora publicava Isaac Bashevis Singer, vencedor do Nobel naquele ano. Depois nunca mais pararam de crescer. Hoje publica ficção literária, não ficção e livros infantis e é a casa de autores importantes como Umberto Eco, Susan Sontag, Oliver Sacks, Roberto Saviano, JM Coetzee e Octavio Paz.

Confira abaixo a lista completa de ganhadores.

The Academic and Professional Publisher Award

De Gruyter (Alemanha)

The Audiobook Publisher of the Year

Booklava (EAU)

The Bookstore of the Year Award

Fang Suo Commune (China)

The Educational Initiatives Award

Tata Trusts (Índia)

The Educational Learning Resources Award

Virtual Reading Gym (África do Sul)

International Book Trade Journalist

Porter Anderson - Publishing Perspectives (EUA)

The Library of the Year Award

Espoo City Library (Finlândia)

The Literary Translation Initiative Award

Tulika Publishers (Índia)

The Literary Agent Award

Pierre Astier - Astier-Pecher Literary & Film Agency (França)

The Literary Festival Award

Book Arsenal Literary Festival (Ucrânia)

The Rights Professional Award

Rose Janssens - Clavis Publishing (Bélgica)

The Market Focus Indonesia Adult Trade Award

Bentang Pustaka (Indonésia)

The Market Focus Indonesia Children’s, Young Adult and Education Award

PT. Bestari Buana Murni (Indonésia)

The London Book Fair Simon Master Chairman’s Award

Jessica Kingsley - Jessica Kingsley Publishers (Reino Unido)

Accessible Books Consortium International Excellence Award: Publisher

EDITORIAL 5 (Brazil)

Accessible Books Consortium International Excellence Award: Initiative

eKitabu (Quênia)

Inclusivity in Publishing Award, supported by the Publishers Association

Jacaranda Books (Reino Unido)

[13/03/2019 07:20:00]