Editores árabes discutem seu futuro em Sharjah
PublishNews, Talita Facchini, 04/11/2022
A 6ª edição da Conferência de Editores Árabes abriu na quarta-feira (02) e procurou abordar estratégias inovadoras para avançar a indústria editorial regional

Depois da 12ª edição da conferência de editores e da abertura da 41ª Feira de Sharjah, foi a vez dos editores árabes se reunirem.

A 6ª edição da Conferência de Editores Árabes começou na quarta-feira (02) sob o tema Criação de conteúdo árabe e desafios pós-pandemia e reuniu personalidades locais e regionais, incluindo Noura Al Kaabi, ministra da cultura dos Emirados Árabes Unidos e Juventude, Mohamed Rashad, presidente da Arab Publishers Association (APA), e Ali bin Tamim, presidente do Abu Dhabi Arabic Language Centre.

Em seu discurso de abertura, Bodour Al Qasimi, presidente da International Publishers Association (IPA), compartilhou três lições aprendidas durante seu mandato. Ela disse que essas lições incluem a necessidade de trabalhar e se comunicar com o setor editorial global, fortalecer a cooperação regional bilateral entre editoras, além de promover políticas de diversidade e inclusão para alcançar mudanças positivas. “O setor editorial global está atualmente testemunhando desenvolvimentos rápidos e transformadores. Isso exige que os editores árabes se mantenham atualizados por meio de compromissos contínuos e ativos com editores, instituições e organizações regionais e internacionais, se quiserem continuar sendo um parceiro importante na deliberação internacional sobre as realidades e o futuro do setor editorial”, incentivou.

O primeiro dia de conferência incluiu quatro sessões e abriu com uma discussão intitulada Feiras do livro durante a era da digitalização. As outras sessões abordaram o impacto da digitalização nos direitos autorais durante a pandemia, o desenvolvimento de editores e indústria editorial, e a lacuna evidente de habilidades e oportunidades de marketing pós pandemia para o livro árabe.

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[04/11/2022 08:00:00]