
Um dos focos da missão do emirado é construir novas gerações de leitores, com diversos ônibus escolares lotando o estacionamento do local. A Feira recebeu este ano 218 mil alunos. Sobre o público geral, 54,2% eram do sexo masculino e 45,8% do sexo feminino. Destes, 40,8% estavam na faixa etária de 16 a 25 anos, enquanto 35,1% faziam parte da faixa etária de 25 a 45 anos.
“Estes não são meros visitantes, mas embaixadores que levam adiante a mensagem e a visão da Sharjah Book Authority e do projeto cultural do emirado fundado há cinco décadas, reconhecida agora como a maior feira de livros do mundo pelo segundo ano consecutivo”, comemorou Ahmed bin Rakkad Al Ameri, presidente da SBA.
Com salas para discussões e estantes realizando eventos e lançamentos, a SIBF recebeu mais de 200 atividades culturais com painéis que discutiram questões importantes que impactam a literatura árabe e mundial e exploraram os desafios da tradução, mergulharam no futuro da comunicação e ofereceram insights sobre a importância da pesquisa, documentação e história.

Com mais de 38 milhões de impressões, as contas nas mídias sociais da SIBF alcançaram mais de sete milhões de usuários globalmente. Mais de 18 milhões de pessoas visualizaram os vídeos criados para a 41ª edição, enquanto a hashtag #SIBF22 criou 78 milhões de impressões. Além disso, houve 8,4 mil postagens individuais do público e da mídia que usaram a hashtag em árabe e inglês.
Mais investimentos
Durante a feira, o governante de Sharjah, Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed AlQasimi, destinou AED 4,5 milhões para equipar as bibliotecas do emirado com os títulos mais recentes de editoras regionais e internacionais que estavam presentes no 41º SIBF.
A alocação anual de fundos também apoia editoras, livrarias e outros participantes da edição de 2022 da feira, que recebeu 2.213 editoras árabes e estrangeiras de 95 países.
Clique aqui para conferir a cobertura da 41ª Feira Internacional do Livro de Sharjah.