Viaje na Leitura distribui mil livros novos nas estações do VLT Carioca
PublishNews, Redação, 04/11/2022
Ação promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e editoras associadas, em parceria com o VLT, faz parte da celebração do Dia Nacional da Língua Portuguesa

Quando os usuários do VLT do Rio de Janeiro chegarem á estação Rodoviária na manhã desta sexta-feira (04) encontrarão uma surpresa. Ao entrarem nas composições, vão se deparar com livros sobre os assentos que poderão ser levados para casa. A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa (05) e é resultado de parceria entre o VLT Carioca e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que teve apoio das editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Mórula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina.

As editoras foram responsáveis pela doação de mil livros de diferentes gêneros literários. Uma nova etapa de distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano.

O principal objetivo das instituições envolvidas com a ação Viaje na Leitura é estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores.

“Quando o livro consegue atingir de maneira democrática os trabalhadores e estudantes numa ação inesperada, este ato simbólico de ter acesso facilitado às obras ganha mais alcance e pode funcionar como estímulo à criação do hábito da leitura”, afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid.

Para o diretor executivo do VLT, Paulo Ferreira, a parceria é vista de forma muito positiva e permite uma oferecer uma experiência completa aos usuários. “O VLT Carioca é uma empresa de mobilidade humana, assim como outras concessionárias do Grupo CCR, e por isso nossa preocupação vai além do deslocamento de passageiros. Queremos oferecer oportunidades, e facilitar o acesso à leitura faz parte disso”, incentivou o diretor.

[04/11/2022 09:00:00]