Colleen Hoover com sete títulos entre os Mais Vendidos de ficção
PublishNews, Thales de Menezes, 04/11/2022
O mais recente best-seller da americana, 'É assim que começa', lidera o levantamento pela segunda semana seguida e atrai novos leitores para suas obras anteriores

Colleen Hoover | © Divulgação
Colleen Hoover | © Divulgação
No Brasil não seria diferente do que acontece no resto do mundo. A americana Colleen Hoover continua liderando a Lista dos Mais Vendidos do Publishnews pela segunda semana consecutiva com É assim que começa (Galera Record), seu novo livro que teve lançamento mundial há 20 dias. O pódio da lista Geral permanece o mesmo da semana passada . Além do primeiro lugar, Hoover tem também a segunda colocação com É assim que acaba, livro que lançou os personagens que ela retoma no novo romance. O terceiro colocado é mais uma vez Nas pegadas da alemoa (Buzz), o romance de Ilko Minev que fala sobre a presença nazista na Amazônia antes da Segunda Guerra Mundial.

Mas Hoover não fica por aí. Como também foi observado nas listas de vendagem dos Estados Unidos, o lançamento de um novo título acaba atraindo toda a extensa lista de best-sellers da autora para um novo grupo de leitores. O que impressiona então na apuração desta semana é que são sete os romances da autora presentes entre os 20 mais vendidos na categoria Ficção. São eles: É assim que começa. É assim que acaba, Verity, Todas as suas (im)perfeições, O lado feio do amor, Até o verão terminar e Uma segunda chance, todos eles editados pela Galera Record. O escritório do selo deve estar bem contente.

Depois de apresentar uma queda de 25% nas vendas na semana passada, o mercado mostra uma pequena reação e registra 3% de aumento nas vendas deste novo período. Das cinco categorias contempladas na apuração, apenas Infantojuvenil teve uma pequena queda, de 2%. As outras apresentaram crescimentos discretos. O melhor desempenho foi de Negócios, com elevação de 8%. Eis os outros números de aumento: Autoajuda, 5%, Não ficção, 3%, e Ficção, 1%.

A categoria Não ficção traz dois títulos novos nesta semana. Aparece em décimo lugar Terapia com Deus (Petra), de Susana Naspolini. A vida da autora é notável. Depois de tantas vicissitudes, com episódios de câncer e perdas de gente próxima e querida, ela aparece na TV dando orientações a seus leitores sempre com um sorriso estampado no rosto. O segredo de tanta força, segundo a própria Susana, é que ela vem de Deus.

A outra estreia é O mundo da criança (Literare Books), de Cristina Martinez, em 12º lugar. É uma obra atemporal que traz uma nova dimensão e um olhar respeitoso e afetuoso à criança e ao seu entorno. O livro tem por base a concepção da neurociência, da educação e da educação parental encorajadora. Fazem parte dessa coletânea profissionais experientes abordando 31 temas diferentes e enriquecedores no processo do autoconhecimento, para permitir ao leitor desenvolver um olhar diferente ao mundo da criança.

Em semana de poucas novidades, apenas mais uma estreia, esta na categoria Negócios. Liderança exponencial, de Tonia Casarin, aparece já em segundo lugar na tabela, marcando uma ótima estreia da editora Decola no levantamento do PublishNews. A autora passou a última década investigando as habilidades essenciais para que líderes possam desempenhar com maestria seu papel nas organizações e na sociedade. Ela reuniu os maiores aprendizados dessa jornada, além de entrevistas com líderes do Vale do Silício e de alguns dos maiores negócios do mundo.

No Ranking das Editoras, o Grupo Editorial Record assume a primeira colocação nesta semana, com 15 títulos em todas as listas. É evidente que os sete livros de Colleen Hoover na lista de Ficção foram fundamentais nesse ótimo desempenho da editora. Em segundo lugar ficou o Grupo Companhia das Letras, com 11 títulos, e na terceira posição está a Sextante, com nove obras.

[04/11/2022 10:00:00]