Editora Luiza Lewkowicz vai participar do Frankfurt Global Network
PublishNews, Guilherme Sobota, 06/08/2025
Novo programa é uma junção do Fellowship e do Invitation, dois projetos tradicionais da Feira do Livro de Frankfurt​

A editora sênior da DBA Literatura, Luiza Lewkowicz, foi uma das selecionadas para participar do Frankfurt Global Network – o novo programa é uma junção do Fellowship e do Invitation, dois projetos tradicionais da Feira do Livro de Frankfurt (15 a 19 de outubro).

O Frankfurt Invitation Programme foi criado nos anos 1970 e era apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, e criou condições para que inúmeras editoras de países em desenvolvimento participassem do maior encontro global da indústria do livro, formando redes e atuando no mercado mundial.

O Fellowship foi lançado em 1998 para marcar o 50º aniversário da Feira de Frankfurt. O programa focava na troca de informações, diálogo profissional, e na expansão da rede internacional da indústria.

O novo Frankfurt Global Network inclui visitas a editoras e livrarias, apresentações de mercado, turnês guiadas, eventos de matchmaking, e outras oportunidades de negócio em Frankfurt e em Zurique (Suíça), bem como na Feira do Livro, onde os participantes vão exibir seus livros em um estande coletivo. O programa deste ano se concentra em ficção literária, e será realizado entre os dias 5 e 20 de outubro de 2025.

"Fiquei honrada, especialmente neste ano em que os já tradicionais Fellowship Programme e Invitation Programme se unem no Frankfurt Global Network", diz ao PublishNews a editora Luiza Lewkowicz. "A seleção reconhece o trabalho que temos desenvolvido na DBA Literatura nos últimos anos, apostando em vozes potentes, ousadas e diversas — um esforço que nos posiciona como uma editora independente com um catálogo sólido com projeção cada vez maior no cenário literário. Minha expectativa com o programa é fortalecer vínculos com parceiros internacionais e trazer novas perspectivas para o mercado brasileiro, além de enriquecer o catálogo e abrir possibilidades de colaboração para seguir me aprimorando como editora."

Além de Luiza, outros participantes deste ano incluem Vanina Colagiovanni, diretora editorial da Gog & Magog (Argentina), Armando Alzamora, da Colmena Editores (Peru), Nevena Milojević, agente literária na Laguna (Sérvia), entre outros – clique aqui para acessar a lista completa.

Nos últimos anos, o Brasil foi representado nos programas de Fellowship por Rita Mattar (Fósforo / ex-Companhia das Letras / 2017), Alice Melo (HarperCollins / 2018), Livia Vianna (Record / 2019), Nathalia Dimambro (Seguinte / 2020-2021), Gustavo Faraon (Dublinense / 2022), Zeco Montes (Ôzé Editora/ 2022), João Varella (Banca Tatuí / 2022), Camila Berto (Companhia das Letras / 2023), Bebel Abreu (Bebel Books / 2023) e Tadeu Breda (Elefante / 2024).

[06/08/2025 10:40:00]