
"Fiquei muito feliz com a notícia", diz Tadeu ao PublishNews. "Acredito que minha seleção para o Invitation Programme da Feira do Livro de Frankfurt é um indicativo do trabalho consistente, de grande relevância político-cultural e qualidade editorial que estamos fazendo na Elefante há mais de treze anos. Minha expectativa ao participar do programa é estreitar laços com parceiros internacionais com os quais já trabalhamos, estabelecer novas parcerias e, claro, aprender: para quem encara o ofício como eu, a edição de livros é um eterno aprendizado", comenta.
A Editora Elefante foi fundada em 2011 por Tadeu e Bianca Oliveira (designer), com foco em livros de não-ficção, mas também quadrinhos e poesia. De lá para cá, a editora lançou 133 títulos, especialmente nas áreas de sociologia, antropologia, feminismo, estudos latino-americanos, antirracismo e ensaios políticos. Autores como Silvia Federici, Verónica Gago, Günther Anders, bell hooks, Andreas Malm e Alberto Acosto fazem parte do catálogo. Hoje, a Elefante é reconhecida como uma das principais editoras de esquerda no Brasil.
Os outros profissionais latino-americanos selecionados são: Julia Ariza, da Fiordo (Argentina), editora reconhecida como uma das mais destacadas pelas livrarias no país, publicando ficção e não-ficção em diferentes formatos; Monica Bombal, da Ediciones Liebre (Chile), finalista do BOP Award na Feira do Livro de Bolonha em 2023 e 2024; Óscar Daniel Campo Becerra, da Himpar (Colômbia), reconhecida por seu catálogo de ficção e por dar oportunidades para escritores estreantes; e Mauricio Bares, da Nitro/Press (México), casa independente criada em 1997 especializada em histórias de vanguarda e ensaios de autores de diferentes gerações.
"A globalização continua a ser uma empreitada ambivalente para muitos editores dessas regiões", diz a Feira, "porque apesar do acesso ao mercado do livro ser mais fácil do que nunca para muitos profissionais por conta da comunicação, é um desafio enorme para empresas pequenas e independentes operar no terreno internacional".
O programa Invitation foi criado em 1970, é patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e organizado pela Feira do Livro de Frankfurt, sob a liderança de Marifé Boix-García. Antes do evento em Frankfurt, os editores selecionados se preparam intensivamente para sua participação, por exemplo, por meio de eventos online. A estadia em Frankfurt começa com um programa especial de três dias sobre temas como direitos e licenças. Durante os dias da feira, o foco estará em eventos de matchmaking.
Clique aqui para conhecer os selecionados dos outros continentes.
Nos dois últimos anos, os selecionados brasileiros foram Bebel Abreu, da Bebel Books, e Zeco Montes, da Ôzé Editora.