Gustavo Faraon é selecionado para Fellowship Program de Frankfurt
PublishNews, Talita Facchini, 23/06/2022
Editor e co-fundador da Dublinense e outros 14 profissionais do mundo visitarão editoras na Alemanha e participarão de eventos e encontros exclusivos

A Feira do Livro de Frankfurt anunciou esta semana os editores selecionados para o seu Fellowship Program, voltado para jovens editores, agentes literários, gerentes de direitos e licenciamento, e tem brasileiro na lista. Gustavo Faraon, da Dublinense, fará parte do time de 2022. O seu foco será por obras de ficção que não se encaixam ou sigam grandes tendências, livros que conduzam os leitores a conversas apaixonantes e por não ficção sobre assuntos relevantes abordados de maneiras inesperadas.

"Recebi a notícia com muita alegria e alguma surpresa. Afinal de contas, o programa tradicionalmente só escolhe um convidado por país, isso quando escolhe. Além do mais, normalmente o participante brasileiro costuma fazer parte de algum grupo editorial enorme, e o fato de eu ter sido selecionado representando a Dublinense, uma editora pequena e independente, me parece muito significativo. Acho que em boa medida o convite acaba validando o bom trabalho da Dubli", contou ao PublishNews.

De fato, a Dublinense já tem em seu catálogo nomes importantes como os alemães Uwe Timm e Mithu Sanyal e outros nacionais como Natalia Borges Polesso, Henrique Schneider, Marana Borges, Cristina Judar e Danichi Hausen Mizoguchi.

A agenda do Fellowship inclui visitas a editoras, agências e livrarias, apresentações de mercado, eventos de matchmaking e diversas oportunidades de networking em Frankfurt, Berlim, e na própria feira do livro. "Acho que a participação vai dar uma acelerada grande na construção da rede de contatos que é tão importante nesse mercado de licenciamento de direitos, mas também no entendimento de alguns mercados que a gente ainda não tem muita entrada", explica Gustavo, que já participou do Invitation Programme e de outros fellowships, como o de Doha.

Ele espera ainda conhecer pessoas interessantes, com ideias diversas, “e ter a oportunidade de criar laços reais que muitas vezes levam aos projetos de colaboração mais interessantes". "A expectativa agora é muito maior por se tratar do programa da maior feira do mundo, possivelmente o fellowship mais cobiçado de todos, com participantes super interessantes", completa.

Faraon estará ao lado dos editores Renata Prati (Argentina), Hripsime Madoyan (Armênia), Aneta Panteeleva (Bulgária), Sonky Liu (China), Kalle Siltala (Finlândia), Nicolás Rodríguez Galvis (França), Corinna Kroker (Alemanha), Rahul Soni (Índia), Syifa Fauziah (Indonésia), Alexia Caizzi (Itália), Carme Riera (Espanha), Marwan Adwan (Síria / EAU), Helena Gonda (UK) e Emma Radatz (EUA).

O Fellowship acontecerá de 09 a 23 de outubro. Em 2020 e 2021, Nathalia Dimambro (Seguinte) e Maria Amélia (Amelì) participaram do Fellowship e do Invitation Programme, respectivamente. O segundo terá sua lista de participantes anunciada em breve.

Outro brasileiro que também estará em Frankfurt é João Varella. A Banca Tatuí foi selecionada para o Frankfurt International Booksellers, projeto que levará 15 livrarias internacionais para o evento para participarem de uma programação que inclui treinamentos, seminários e networking.

[23/06/2022 08:00:00]