Apanhadão: imprensa promove debates sobre uso de inteligência artificial na literatura
PublishNews, Redação, 28/07/2025
N'O Globo​, uma matéria entrevistou escritores, editores e advogados para discutir quais são os limites do uso de obras literárias para o treinamento de modelos de linguagem de IA: já Revista Cult​ anunciou a realização de um seminário

Debates sobre uso de IA na produção literária ganham destaque na imprensa | © Freepik
Debates sobre uso de IA na produção literária ganham destaque na imprensa | © Freepik
Nos últimos dias, alguns dos principais jornais do país publicaram reportagens, artigos e entrevistas sobre o uso de inteligência artificial na produção literária. N'O Globo, uma matéria entrevistou escritores, editores e advogados para discutir quais são os limites do uso de obras literárias para o treinamento de modelos de linguagem de IA: uma das conclusões é que é preciso desenvolver e elaborar novas legislações, já que os atuais marcos legais foram estabelecidos em tempos em que essa tecnologia não era tão presente e difundida. Já a Revista Cult anunciou a realização de um seminário online com editores, escritores e jornalistas sobre o uso ético da IA no mercado. A Folha de S. Paulo também publicou uma entrevista com o escritor Sérgio Rodrigues, autor do recente Escrever é humano (Companhia das Letras), em que ele sustenta que a literatura não deve desaparecer com o avanço da tecnologia.

O Globo ainda entrevistou Paulo Coelho – o escritor topou dar uma rara entrevista por conta da celebração dos 100 anos do jornal, no qual ele trabalhou no início dos anos 1970. "Me criticaram o quanto quiseram e hoje ninguém sabe quem são eles. E eu sou eu", disse o autor de 78 anos sobre os seus críticos.

A Folha também contou como a obra de Laerte vem sendo publicada pela Z Edições, e também entrevistou o escritor e editor Cadão Volpato sobre seu novo livro, Notícias do trânsito (Seja Breve), em que narra sua experiência com a transição de gênero de sua filha.

O Estadão entrevistou a quadrinista sueca Liv Strömquist, uma das convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Falando em convidados da Flip, O Globo também publicou uma conversa com a escritora francesa Neige Sinno.

Em celebração ao Dia do Escritor, o Correio Braziliense falou com autores da literatura contemporânea sobre o estado do mercado editorial brasileiro. O portal Clientes SA também reuniu alguns dos principais nomes do setor para falar sobre as transformações da indústria do livro no Brasil nos últimos anos.

Em Brasília, a notícia é de que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal começou uma campanha para arrecadar livros para as bibliotecas dos presídios da capital federal.

[28/07/2025 10:23:24]