
Dois mil e vinte e cinco começou com um ritmo animador para o varejo de livros. O 2º Painel do Varejo de Livros no Brasil – pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – trouxe mais uma vez dados positivos referentes ao período de 27 de janeiro e 23 de fevereiro.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a variação positiva no volume foi de 2,56% e, no faturamento, de 5,77%. Em números reais, foram vendidos 4,24 milhões de livros acumulando uma receita de R$ 240,84 milhões, enquanto no período 2 de 2024 foi registrado a venda de 4,13 milhões de livros com um faturamento de R$ 227,70 milhões.
Além disso, o preço médio também apresentou uma alta de 3,13%, chegando a R$ 56,77. No entanto, o número de ISBNs caiu -13,51%.
“Este crescimento observado nos últimos períodos vem alavancado pela retomada do sucesso dos livros de colorir. Se considerarmos o fim do ano passado, estamos com seis períodos seguidos de crescimento, o que pode apontar para uma tendência positiva”, opina Dante Cid, presidente do SNEL, que lembrou ainda que neste ano teremos a Bienal do Livro do Rio, como um dos pontos altos dos eventos em comemoração do Rio Capital Mundial do Livro. “Esperamos que não haja surpresas do cenário macroeconômico e que tais eventos confirmem sua expectativa de boas vendas para termos um ano memorável.”
2024 x 2025
No acumulado do ano, também temos variações positivas: 6,19% em volume e 6,03% em valor. Em números reais, em 2025 foram vendidos 9,21 milhões de livros com um faturamento de R$ 531,38 milhões, enquanto no começo de 2024 acumulava 8,68 milhões de livros vendidos com uma receita de R$ 501,16 milhões.
Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book do Brasil, comenta: “a largada de 2025 se mostra positivamente sólida. Há crescimento de vendas de títulos nos dois períodos observados, bem como o crescimento em valor se dá acima da inflação. Importante anotar que o acumulado do ano de 2025 se mostra melhor quando comparado aos quatro anos anteriores”, destaca.
Importância dos gêneros
Apenas Infantil, Juvenil e Educacional apresentou variação negativa de -1,82 p.p. entre os gêneros analisados, passando a representar 29, 96% do faturamento das editoras.
Ficção (1,36 p.p.), Não Ficção Trade (0,35 p.p.) e Não Ficção Especialista (0,11 p.p.) apresentaram variações positivas.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Relação das lojas analisadas: A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.
Confira o Painel na íntegra clicando aqui.