Valter Hugo Mãe fará a palestra de abertura do Flipoços 2025
PublishNews, Redação, 18/03/2025
Itamar Vieira Jr., Jerónimo Pizarro, Dante Cid, Karine Pansa e Fabiano Piúba são outros nomes confirmados na programação da 20ª edição do festival em Poços de Caldas (MG)

Valter Hugo Mãe, Itamar Vieira Junior e Jerónimo Pizarro estarão no Flipoços 2025 | © Flipoços
Valter Hugo Mãe, Itamar Vieira Junior e Jerónimo Pizarro estarão no Flipoços 2025 | © Flipoços

O escritor Valter Hugo Mãe fará a abertura do Flipoços 20 anos, no dia 26 de abril, 19h, como atividade de homenagem à Portugal, país homenageado nesta edição do festival que conta com o apoio do Camões Brasília e Consulado de Portugal em Minas. O festival de Poços de Caldas (MG) também anuncia agora outros nomes na programação, como Itamar Vieira Junior e Jerônimo Pizarro. A 20ª edição do Flipoços também terá mesas de debates dentro dos temas de políticas públicas e do mercado editorial, que buscam trazer bate papos que estão em foco e devem afetar o futuro da leitura dentro no Brasil nos próximos anos, com nomes como Fabiano Piúba, Dante Cid e Karine Pansa.

Um dos mais destacados escritores de língua portuguesa da atualidade, Valter Hugo Mãe apresenta sua mais recente obra, Deus na escuridão (Biblioteca Azul). O romance, que integra uma tetralogia, dá continuidade à sua incursão por temas como o amor materno, a solidão e a busca pelo sentido na existência. Com uma prosa poética e intensa, Mãe lembra ao leitor a importância de cuidar, de olhar para o outro com ternura e de enfrentar as sombras com a força da palavra.

Em sintonia com a reflexão sobre memória e pertencimento, Itamar Vieira Junior, vencedor do Prêmio Jabuti 2024 – Romance Literário com Salvar o fogo (Todavia), traz a potência das vozes esquecidas do Brasil profundo. Autor também do consagrado Torto arado, ele constrói narrativas que resgatam a ancestralidade, denunciam a desigualdade e revelam a resistência de comunidades rurais. Sua literatura, impregnada de oralidade e sabedoria popular, dialoga diretamente com a necessidade de contar histórias que transcendem o tempo e o espaço. Itamar Vieira Junior estará no Festival no dia 3 de maio, às 18h30, Palco Sulfurosa.

Complementando o ciclo de grandes encontros, Jerónimo Pizarro, um dos maiores especialistas em Fernando Pessoa no mundo, amplia a compreensão sobre um dos poetas mais enigmáticos da língua portuguesa. Seu trabalho minucioso na organização e edição das obras de Pessoa tem revelado novos horizontes para leitores e estudiosos, mostrando como os heterônimos e a multiplicidade de vozes do poeta ainda ecoam e influenciam a literatura contemporânea.

Nesta mesa especial, além de explorar o universo fascinante do escritor português, o pesquisador colombiano lança o livro inédito Cartas de amor pela Editora Tinta da China Brasil, que revela a correspondência trocada com a uma misteriosa "rapariga loira" por quem Pessoa se apaixonou no fim da vida. A mediação é de Sergio Montero. O encontro com Jerónimo Pizarro ocorre no dia 01 de maio, 18h, no Palco Sulfurosa.

Mercado editorial e políticas públicas

Karine Pansa e Dante Cid são convidados do Flipoços 2025 | © Divulgação
Karine Pansa e Dante Cid são convidados do Flipoços 2025 | © Divulgação

Uma das mesas sobre o assunto ocorre no dia 27 de abril, com o tema “Rumos Literários: Construindo Políticas Públicas para o Livro, Literatura e Bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil”, com a participação de Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Literatura do Ministério da Cultura; Lucas Amorim, diretor da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, e Zoara Failla, Coordenadora da pesquisa e organizadora dos livros “Retratos da Leitura no Brasil”. A mediação será do professor e escritor José Castilho.

Os convidados vão debater os desafios e avanços na construção de estratégias para o fortalecimento do livro, da literatura e das bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil. Com foco na democratização do acesso, no fomento à leitura e no papel das bibliotecas como espaços de transformação social, a conversa busca apontar caminhos para um futuro mais leitor e mais inclusivo.

A segunda mesa será no dia 28 de abril, e leva o título “Inteligência Artificial: o impacto na autoria literária e a urgência da regulação”, que traz o chefe da Divisão de Apoio Técnico de Regulação do Ministério da Cultura, Guilherme Domingos dos Reis e o escritor, professor e advogado especialista em direitos autorais e propriedade intelectual, Victor Drummond. A mediação é de Andrea Viviana Taubman, que é presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

Os três participantes vão debater sobre como a inteligência artificial está transformando a criação literária, além de passar pelos desafios e impactos dessa revolução tecnológica no mundo literário.

No dia 4 de maio, último dia de evento, ocorrem duas mesas que trazem temas relevantes para o mundo editorial. A primeira terá como tema “Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais”, com Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e vice-presidente do Instituto Pro-Livro, e Karine Pansa, ex-presidente da International Publishers Association (IPA) e Embaixadora Global de Publicação e Educação.

Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO que posiciona a cidade no centro das discussões globais sobre literatura, leitura e mercado editorial. Como essa conquista pode fortalecer o mercado editorial no Brasil e ampliar o diálogo com outros países? Quais as perspectivas para o futuro da literatura e da indústria do livro no cenário global? Um debate essencial para compreender o alcance e os desafios dessa nomeação histórica.

A segunda mesa do último dia é “O Papel do Sesc como formador de leitura”, e será conduzida pelo diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, que compartilha como a instituição desenvolve projetos inovadores que incentivam a leitura em diferentes públicos, promovendo o encontro entre a literatura, cultura e educação.

Serviço:

  • Dia 26 de abril – 19h – Palco Sulfurosa – Palestra de Abertura do 20º. Flipoços com Valter Hugo Mãe. Mediação Pedro Pacífico.
  • Dia 27 de abril – 10h30 – Palco Coreto Cultural – Rumos Literários: Construindo Políticas Públicas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil.
  • Dia 28 de abril – 18h – Palco Sulfurosa – Inteligência Artificial: o impacto na autoria literária e a urgência da regulação
  • Dia 1º de maio – 18h – Mesa Literatura e Biografia – Os Segredos de Fernando Pessoa: Uma Jornada com Jerónimo Pizarro.
  • Dia 3 de maio – 18h30 – Mesa Territórios da Palavra: A Literatura de Itamar Vieira Junior. Mediação Gisele Ferreira.
  • Dia 4 de maio – 10h30 – Palco Coreto Cultural – Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais.
  • Dia 4 de maio – 12h30 – Palco Coreto Cultural – O Papel do Sesc como formador de leitura.

A Vila Literária 2025 do Flipoços 20 anos será realizada de 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Afonso Junqueira, em Poços de Caldas (MG). O festival é uma realização da GSC eventos Especiais, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com patrocínio da Valgroup, Rede Itaú e Nutrire. Parceria Cultural Sesc Senac Sistema Fecomércio Minas. Apoio Cultural Instituto Chamex e Sicredi.

[18/03/2025 09:10:00]