Apanhadão da semana: a repercussão da Flip 2025 nos jornais
PublishNews, Redação, 03/08/2025
Veja também: novo livro de Itamar Vieira Jr. e filme sobre obra de Valter Hugo Mãe ganha primeiras imagens

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) que vai até o domingo, dia 3 de agosto, foi o tema principal dos cadernos culturais durante a semana. A Folha de S. Paulo fez uma reportagem sobre o que os autores como Rosa Montero e Sandro Veronesi fazem durante o festival, para além de seus painéis e compromissos. O Globo estava presente no painel em que Alice Ruiz, Claudia Roquette-Pinto e Marília García foram ovacionadas no Auditório. No primeiro dia de programação, as ruas do centro de Paraty ficaram alagadas. A poesia é um dos temas destaque da programação, que tem Paulo Leminski como autor homenageado. Na abertura do evento, Arnaldo Antunes fez uma performance “afetuosa” sobre o poeta.

Duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti, o escritor Itamar Vieira Jr. divulgou mais detalhes sobre seu novo romance Coração sem medo. O livro será lançado em outubro.

O Estado de S. Paulo repercutiu a divulgação das imagens da adaptação de O filho de mil homens, filme baseado no livro homônimo de Valter Hugo Mãe. A produção terá o ator Rodrigo Santoro no elenco. O Estadão selecionou também algumas mesas de destaque para aqueles que não forem à Paraty assistirem de casa. O jornal também reproduziu uma matéria do The New York Times sobre a ‘invasão’ de animais em livrarias independentes.

De acordo com o jornal O Globo, o Globoplay está em negociação para adaptar o livro Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, em uma série de ficção. O também escritor Jeferson Tenório e Silvio Guindane também assinam a direção da produção.

Para o Nexo, a produtora cultural Lella Malta indica cinco livros de autoras brasileiras que expõem diferentes faces da experiência feminina.

[01/08/2025 10:00:00]