
O dado levanta um alerta importante sobre os caminhos e soluções que podem ser seguidos para que o quadro seja revertido e para entender os motivos e consequências dessa falta de leitura. Para isso, a jornalista e editora do Cândido, Marianna Camargo, conversou com a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, uma escritora e professora de Língua Portuguesa e Literatura, pais e adolescentes para aprofundar a questão.
Ampliando o debate, Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, conta a história da biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente como soluções no contexto educativo e social.
Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista concedida a João Lucas Dusi pelo psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia Escritofrenias, que acaba de ser publicada pela editora Madame Psicose. Na seção de literatura, a estreia de Cristiano Castilho, que escreve uma resenha do livro Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho, de Naomi Klein. Ainda, uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha. Ambos os textos fazem parte de seus respectivos livros recém-lançados.
Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música "New Flesh" (Current Joys, 2013). O ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci, registra a estética visual de um grupo de ciclistas na região metropolitana e no centro da cidade. Na capa, a arte é de Ana Dureck.