Biblioteca Pública do Paraná destaca projetos culturais e investimento nos sistemas de atendimento em 2024
PublishNews, Redação, 19/12/2024
Espaço amplia a agenda cultural e moderniza o acesso aos frequentadores; 'Torto arado' foi o livro mais emprestado do ano

BPP faz balanço das medidas tomadas em 2024, com destaque para programação e mudanças no atendimento | © BPP
BPP faz balanço das medidas tomadas em 2024, com destaque para programação e mudanças no atendimento | © BPP
No ano de 2024, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba (PR), focou na continuidade do desenvolvimento de ações voltadas à cultura com a idealização de novos eventos bimestrais, como o “Cine BPP” e o “Cante com Livros”. Atividades pensadas para datas especiais também foram desenvolvidas, com destaque para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), realizada em outubro, e o Novembro Negro. Os dois eventos promoveram atividades gratuitas com temáticas específicas.

Outro destaque do ano foi a modernização dos sistemas de controle e empréstimo do acervo, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários e otimizar o trabalho dos funcionários. Mais de 100 mil livros foram reetiquetados por identificação em radiofrequência (RFID), junto da instalação de novos portais de segurança e o início da instalação de um totem de autoatendimento.

“A BPP é uma guardiã do conhecimento. Ela precisa ter um acervo que contemple todas as gerações do que tem sido produzido de literatura no mundo e que preserve o registro histórico dos periódicos e documentos do Paraná”, ressalta o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, sobre a importância da biblioteca. “Levando em consideração o momento atual, a Biblioteca jamais deixa de se atualizar e estar de acordo com as demandas da época, é algo que guia nossa gestão e que está propiciando a modernização dos sistemas.”

A Biblioteca encerra 2024 com mais de 215 mil cadastros ativos de leitores e cerca de 61 mil empréstimos realizados ao longo do ano. A obra que mais circulou pelos usuários da BPP durante este ano foi Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, com um total de 126 empréstimos. Cerca de mil pessoas frequentam a biblioteca diariamente, seja para empréstimos de livros, realizar pesquisas, participar das oficinas e cursos e frequentar os eventos.

Modernização

O projeto de modernização da Biblioteca Pública do Paraná busca proporcionar um atendimento de maior qualidade e agilidade. Por meio da tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification; em português, Identificação por Rádio Frequência), presente nos novos portais, totem de autoatendimento e etiquetas dos livros, processos como os de controle, empréstimo e segurança do acervo se beneficiam. O projeto começou pelo Setor de Literatura e se expandiu para o de Filosofia e Religião. A intenção é que toda a Biblioteca esteja operando sob essa mesma tecnologia em 2025.

Novos Projetos

Cine BPP — O Cine BPP é um evento com exibições de curtas, médias e longas-metragens, além de outros produtos audiovisuais. As sessões acontecem no auditório com a presença de convidados(as) envolvidos na produção da obra apresentada ao público. O principal objetivo é promover um diálogo entre cinema e literatura. O evento é bimestral, gratuito e aberto ao público. Em 2024, o Cine BPP contou com a participação de Rodrigo Grota, com a exibição de Noite e Dia - Lima Barreto, Obra & Vida, e Paulo Biscaia Filho, com a websérie O Retorno da Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti.

Cante com Livros — O projeto surgiu com o propósito de refletir sobre a música como parte do universo da literatura. Três edições aconteceram neste ano, com os artistas: Paulinho Werneck, Edvam Leal e Adriano Sátiro, além do projeto Música Tátil, formado por pessoas com deficiência visual. O evento é bimestral, gratuito e aberto ao público geral no auditório da Biblioteca.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A SNLB é uma semana comemorativa que se repete anualmente, de 23 a 29 de outubro, com o objetivo de incentivar a leitura e fomentar a importância das bibliotecas no Brasil. A data foi instituída em 1980 pelo Decreto nº 84.631 e o período escolhido para a realização é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, que aconteceu em 29 de outubro de 1810. Neste ano, a BPP ofereceu uma série de atividades gratuitas voltadas à cultura e literatura, como exposições, palestras, rodas de conversa e exibições audiovisuais, além de alguns projetos fixos da Biblioteca, como o “Ler Junto” e a “Oficina Permanente de Poesia”.

Novembro Negro

Durante novembro, mês da Consciência Negra, a Biblioteca Pública do Paraná promoveu eventos relacionados à cultura afro-brasileira, com o objetivo de promover a expansão de práticas antirracistas contínuas no ambiente. Além de eventos como rodas de conversa, lançamentos de livros e contação de histórias africanas para as crianças, a estante-monumento Afro Maria Águeda foi realocada para o hall térreo, espaço com maior visibilidade. Com mais de 500 títulos de temática e autoria negra de áreas variadas, a coleção foi inaugurada em 2023 — em uma iniciativa inédita dentro de uma biblioteca pública estadual — doada pelo Centro Cultural Humaitá, com curadoria de Melissa Reinehr e Mestre Kandiero, pesquisadores, ativistas, produtores culturais e fundadores deste espaço. Para complementar a ação, a edição 156 do jornal Cândido homenageou o legado da poeta Laura Santos e sua influência em escritoras negras contemporâneas do Paraná, já as redes sociais da BPP foram movimentadas com a publicação de perfis sobre personalidades negras do estado.

Jornal Cândido

O Cândido, publicação literária criada em 2011, teve 12 edições publicadas ao longo do ano de 2024, abordou temas variados e sempre voltados para a literatura, difusão do livro e leitura. Além de fomentar e divulgar este setor, o Cândido possui o compromisso mensal de unir reportagens ligadas ao meio editorial, conteúdos inéditos literários, ilustrações e fotografias.

Neste ano, o conteúdo on-line do jornal alcançou cerca de 1 mil leitores por mês. Alguns dos temas trabalhados nas edições deste ano foram: o kitsch na literatura; o perfil de Cassandra Rios; o legado do escritor argentino Julio Cortázar 40 anos após sua morte; a história dos Miguilins, com foco na literatura infantil; o ápice das revistas teen, o jornalismo literário em quadrinhos; o impacto ambiental da cultura cafeeira na literatura; a força da literatura coreana; as influências da poesia de Laura Santos nas escritoras contemporâneas e a edição de dezembro explora a língua portuguesa em constante transformação. Além disso, o suplemento teve grande alcance de mídia, com menções feitas por jornalistas especializados na área. As edições estão disponíveis online no site do Candido.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 - Curitiba - PR / Centro
Telefone: 41 3221-4900
@bibliotecapr
Horário especial de fim de ano:
Aberta até dia 19/12, das 8h30 às 20h.
Recesso de 20/12 a 05/01
Retorno no dia 06/01, das 8h30 às 20h.
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h

[19/12/2024 10:50:00]