
O Ler Junto com o professor Guilherme Shibata traz dois convidados nesta edição: Fabiana Faversani, que é gestora da obra de Dalton, e Christian Schwartz, escritor da primeira biografia do Vampiro — com previsão de lançamento para o segundo semestre pela editora Todavia. O conto da vez é Josué, de Dalton Trevisan, além de outros textos do autor. O encontro acontece no auditório da BPP, com capacidade para 132 pessoas, das 18h30 às 19h45, na quinta-feira, dia 05. No dia 12 de junho, às 18h, acontece o Cine BPP, com a exibição do filme Guerra Conjugal (1975), baseado na obra do escritor e dirigido pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade, o mesmo de Macunaíma (1969), adaptado do livro de Mário de Andrade (1928). O filme é uma releitura de 16 contos de Dalton Trevisan, retirados dos livros Guerra conjugal, Novelas nada exemplares, Desastres do amor, O vampiro de Curitiba, Cemitério de elefantes e O rei da terra e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
A sessão acontece também no auditório e a classificação indicativa é de 14 anos. Já na véspera do aniversário do contista, no dia 13 de junho, das 16h às 17h, ocorre o bate-papo “Sexta-feira 13 com o Vampiro” no Hall Térreo. O evento conta novamente com a presença de Fabiana Faversani e também de Nena Inoue, diretora dos espetáculos Daqui Ninguém Sai (2025), da obra de Dalton Trevisan, e Dalton Cabaré (2016).
A mediação será feira por Irinêo Baptista Netto, jornalista, doutor em Letras e tradutor. Na conversa serão abordados, além da vida e obra de Dalton, temas não muito convencionais, quebrando alguns mitos ao redor da figura do Vampiro de Curitiba e debatendo novas possibilidades de interpretações de seus contos. Nena e Fabiana também serão convidadas a compartilhar suas experiências pessoais com o autor e seus contos, oferecendo um retrato mais intimista do escritor.
Lançamento do Cândido especial a Dalton Trevisan
Na segunda semana de junho, será lançada a edição especial do jornal Cândido, com vários conteúdos sobre Dalton. Além da reportagem principal e da entrevista com Christian Schwartz, outras matérias extras e o conto da seção literatura ampliam as leituras sobre o autor. Além dos textos, a editoria de fotografia traz as imagens de Nego Miranda (1945-2021), publicadas em seu livro A eterna solidão do vampiro (2010), que registram um percurso poético pela Curitiba de Dalton. O fotógrafo também faria 80 anos no final de 2025, marcando uma dupla homenagem.
Serviço:
Ler Junto
Encontro de leitura guiada com o professor de literatura Guilherme Shibata, uma vez por mês com um(a) autor(a) convidado(a). Nesta edição especial serão dois convidados: Fabiana Faversani, gestora da obra de Dalton Trevisan, e Christian Schwartz, biógrafo de Dalton.
Dia: 05 de junho (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 19h45
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Cine BPP
Exibição do filme “Guerra Conjugal” (1975), baseado na obra de Dalton Trevisan, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade.
Data: 12 de junho (quinta-feira)
Horário: 18h
Duração do filme: 1h 30 minutos
Local: Auditório
Capacidade: 132 pessoas
Classificação: +14 anos
Bate-papo
“Sexta-feira 13 com o Vampiro”
Bate-papo sobre a vida e obra de Dalton Trevisan, na véspera de seu aniversário de 100 anos. Conta com a participação de Nena Inoue e Fabiana Faversani, com mediação de Irinêo Baptista Netto.
Dia: 13 de junho (sexta-feira)
Horário: 16h às 17h
Local: Hall Térreo