Audible anuncia chamada pública para o 'Pitching: Audible Original'
PublishNews, Redação, 06/12/2024
As inscrições iniciarão no dia 15 de janeiro de 2025; a ideia é fomentar a economia criativa brasileira dando a criadores, roteiristas e jornalistas a oportunidade de ter uma audiossérie produzida pela Audible

A Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade e subsidiária da Amazon, anunciou a data de abertura das inscrições para a sua iniciativa de fomento à economia criativa brasileira: o Pitching: Audible Original. A partir de 15 de janeiro de 2025, criadores, roteiristas e jornalistas interessados em ter sua audiossérie produzida pela Audible podem inscrever seus projetos.

“A Audible busca expandir as oportunidades para a comunidade criativa e o ‘Pitching: Audible Original’ é um programa desenhado para oferecer aos criadores um novo caminho para apresentar suas ideias. Procuramos histórias originais e diversas pensadas para o áudio e que possam ser contadas em episódios, virando uma série, seja de ficção ou não-ficção. O projeto selecionado ganhará vida no formato Audible Original”, conta Adriana Alcântara, diretora geral da Audible no Brasil.

Dentre os critérios para inscrição estão: ter idade mínima de 18 anos e a autoria de um projeto ou obra inédita. O período válido para se cadastrar no Pitching: Audible Original, enviando informações como o arco da temporada e a sinopse de cada episódio, é de 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025. Serão aceitas histórias de todos os gêneros, como humor, terror, true crime e jornalismo investigativo, entre outros, mas não serão aceitos podcasts, mesacasts e programas de entrevista.

As seletivas serão realizadas em duas etapas. Na primeira fase, serão escolhidos seis projetos como finalistas. Na próxima, os selecionados participarão de um pitch presencial diante de uma banca de jurados, que avaliarão as propostas de acordo com critérios como qualidade, originalidade, impacto social e entretenimento. A Audible irá colaborar com o vencedor no desenvolvimento e na produção do seu projeto com o selo “Audible Original”.

O edital com as regras para participação bem como todos os detalhes de como se inscrever e os critérios de seleção estão disponíveis no site da Audible.

Para esclarecer dúvidas e ajudar os interessados, a Audible lançou a áudio série Criando um Audible Original, apresentada por Paulo Corrêa, que convida profissionais renomados do áudio no Brasil para compartilhar melhores práticas de produção de conteúdo de alta qualidade para ser ouvido. Os 30 episódios trazem debates, masterclasses e estudos de caso focados na criação e produção de narrativas em áudio. Os treze primeiros episódios já estão disponíveis gratuitamente para escutar na Audible e o de estreia conta com Adriana Alcântara esclarecendo os diferenciais de um Audible Original em relação a outros produtos em áudio.

Outros participantes dos episódios são o diretor João Jardim, a atriz Alice Braga, além de Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo, e a roteirista Thaís Nunes, que estão em áudiosséries disponíveis no catálogo da Audible no Brasil.

Os primeiros conteúdos Audible Original produzidos nacionalmente foram lançados em outubro, marcando o primeiro ano de atuação do serviço no país. As audiosséries exclusivas foram criadas no Brasil para serem lidas e ouvidas e têm a assinatura de talentos como Bianca Comparato, Eduardo Moscovis, Lázaro Ramos, Paola Carosella, Patrícia Hargreaves, Rafa Brites, Thiago André e muitos outros.

Tags: Audible
[06/12/2024 10:00:00]