Bookwire anuncia nova funcionalidade para maior controle sobre usos de conteúdos digitais em aplicações de IA
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Objetivo é proteger o conteúdo contra o uso não autorizado e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades para licenciar esse conteúdo de maneira legal e segura

Nova ferramenta possibilita maior transparência no uso de dados por ferramentas de IA | © Freepik
Nova ferramenta possibilita maior transparência no uso de dados por ferramentas de IA | © Freepik
A Bookwire anunciou nesta quinta-feira (28) aos seus clientes brasileiros uma nova funcionalidade que permitirá maior controle sobre como os conteúdos digitais são usados em aplicações de inteligência artificial (IA).

A partir de agora, todos os e-books e audiolivros entregues pela Bookwire terão:

  • Aviso de Text and Data Mining (TDM) nos metadados via ONIX.
  • Desativação do TDM registrada também nos metadados dos arquivos Epub entregues via protocolo TDMRep.

Ao se ativar a opção “TDM Opt-Out active” no cadastro do título no OS (interface da empresa com os clientes), os metadados e arquivos são enviados para os canais de venda com um aviso de que o título não pode ser usado para o desenvolvimento de aplicações de IA. Por padrão, todos os títulos das editora no OS já estão com esse bloqueio ativado.

O objetivo é proteger o conteúdo contra o uso não autorizado por IA e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades para licenciar esse conteúdo de maneira legal e segura.

A empresa também divulgou que fez uma parceria com a Liccium, empresa internacional de licenciamento, para atribuir a cada título do OS um Código de Conteúdo Padrão Internacional (ISCC). Com isso, é possível rastrear as informações de desativação do TDM de forma transparente e comprovar e validar a autoria da obra, garantindo a melhor proteção possível.

No próximo ano, a Bookwire vai ampliar a colaboração com a Liccium para desenvolver modelos de licenciamento para provedores de IA. Isso permitirá maior controle sobre como o conteúdo será utilizado, além de criar oportunidades de monetização com uma remuneração justa.

"A Bookwire mais uma vez corrobora a permanente postura de servir às editoras entregando resultado, atendimento e valor", afirma o MD da Bookwire no Brasil, Marcelo Gioia. "Todos nós estamos acompanhando o desenvolvimento vertiginoso das tecnologias de IA, muitas vezes sem compreender as consequências para o nosso negócio. Com a Bookwire gerando um código ISCC para cada ativo digital distribuído em nossa plataforma, incluindo a declaração padrão do TDM Opt-out, sem custo algum para as editoras, estamos não somente permitindo que um posicionamento claro e legítimo seja estabelecido em defesa do conteúdo, mas também construindo futuras oportunidades adicionais de monetização para a cadeia do livro".

"Considerando o rápido desenvolvimento do setor de IA e o interesse contínuo no uso de conteúdo editorial de alta qualidade para o treinamento de LLM, é hora de fortalecer de forma sustentável a posição dos detentores de direitos e encontrar coletivamente modelos de uso e compensação significativos e justos para esse mercado emergente”, diz ainda o Head of Business Development da Bookwire, Eric Bartoletti.

[28/11/2024 10:00:00]