Publicidade
Publicidade
Futuros Compostos | Fragmento do panorama demográfico e comportamental: Ficção Cristã
PublishNews, Lu Magalhães, 22/10/2024
Em média, temos 286 igrejas para cada 100 mil habitantes; não chega a ser uma surpresa o crescimento do subgênero

Autora e booktuber Odileia Brito, do canal Leya com Propósito |© Arquivo pessoal
Autora e booktuber Odileia Brito, do canal Leya com Propósito |© Arquivo pessoal
A análise dos caminhos emergentes da produção e do consumo de literatura não pode ser dissociada, na minha percepção, de um olhar lançado em direção à compreensão de questões demográficas e comportamentais territoriais. A leitura de futuros, inclusive, está muito atrelada a esse tipo de reflexão fundante, adotando essa ferramenta de investigação. Com esse norte, eu me propus a pensar sobre um movimento que enxergo como um fragmento do panorama contemporâneo em forte ascensão: a Ficção Cristã.

Primeiro, os dados. A pesquisa Global Religion 2023, conduzida em 26 países, aponta o Brasil – ao lado da África do Sul – como o primeiro colocado de um ranking sobre a crença em Deus ou força superior: nove em cada 10 brasileiros, 89%; a maior parte dos que possuem uma religião se denominam cristãos (70%). E uma informação adicional do Censo 2022, que foi objeto de críticas pelo recorte da comparação: o país tem 580 mil estabelecimentos religiosos, de todos os tipos; 264 mil instituições de ensino; e 248 mil de saúde. Em média, temos 286 igrejas para cada 100 mil habitantes.

Isto posto, não chega a ser uma surpresa o crescimento da Ficção Cristã. Em 2024, a Feira de Ficção Cristã e Cultura levou mais de 20 editoras à Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo; a edição do ano passado, em Belo Horizonte, contou com apenas duas. De acordo com a Nielsen BookScan, a participação de títulos cristãos no mercado editorial nacional saltou de 1,6% (2019) para 3,3% em 2023.

Em uma entrevista ao jornal O Globo, em julho deste ano, o editor Daniel Faria falou sobre o volume crescente de originais que chega ao Mundo Cristão e elogia o profissionalismo das autoras – as mulheres são a maioria. Instigada por saber mais sobre o assunto, conversei com uma jovem autora e booktuber Odileia Brito, do canal Leya com Propósito.

Segundo Odileia, a Ficção Cristã – braço literário que abriga os subgêneros da literatura com livros que carregam preceitos cristãos – é o caminho que percorre dentro do meio literário desde 2018, seja como leitora, seja como autora. “Hoje, eu me sinto feliz, criando conteúdo que conversa comigo de forma íntima e real, sem ferir meus preceitos cristãos. Essa literatura não substitui a Bíblia, que é o nosso manual de fé, mas pode e é um instrumento de evangelização. Essa proximidade acontece, primeiramente, com a identificação com os personagens e suas vivências, fazendo tanto que você mergulhe na história quanto acabe olhando para si. E esse é o espaço para que a fé aja no interior”, conta.

A autora conta que tem recebido muitos testemunhos dos leitores do seu livro De tal maneira, falando do quanto se identificaram com os sentimentos e pensamentos da protagonista; do quanto ouviram o sussurrar de Deus com elas durante a leitura. Na opinião dela, esses relatos têm crescido porque a própria Ficção Cristã tem tido mais e mais leitores.

“Inegavelmente a Ficção Cristã tem crescido nesses últimos anos e alcançado novos espaços. E, isso se dá muito pelo trabalho coletivo de anos de autores e leitores que tomaram para si a missão de tornar o gênero conhecido. E uma vez descoberta e propagada em todos os meios, os espaços sido preenchidos e se ampliado cada vez mais”, aponta, acrescentando que esses livros são um presente do Senhor para leitores e autores.

Vale ressaltar que antes do carimbo de Ficção Cristã existir, diversos autores já tinham uma produção consistente; C.S. Lewis, como a obra As crônicas de Nárnia, é reivindicado pelos leitores e autores do gênero como um dos grandes expoentes.

*Lu Magalhães é fundadora do Grupo Primavera (Pri, de primavera & Great People Books), sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.

**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seguindo com sua série, Lu Magalhães conversa com a futurista Mariana Nobre, especialista em Semiótica Psicanalítica e Psicanálise e que desenvolve projetos sob medida para marcas nacionais e globais
Com o apoio da IA, plataformas de leitura assistida podem replicar a experiência de um tutor humano, oferecendo insights e contexto sobre os textos
Com a proposta de entrevistar futuristas e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, coluna de Lu Magalhães inicia 2025 com uma conversa com Rafael Silva, da Box 1824
Em novo texto, Lu Magalhães discorre sobre as novas utilidades dadas aos livros e pensa no futuro ao refletir sobre uma palestra dada por Walter Longo: "A leitura vai se tornar, novamente, tão relevante quanto hoje é fazer ginástica"
Em nova coluna, Lu Magalhães disserta sobre os dois gêneros literários que têm se popularizado nos últimos tempos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
A literatura nos ajuda a nos aceitarmos melhor.
Alain de Botton
Filósofo e escritor suíço

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar