Publicidade
Publicidade
Pessoas no centro: como avançar nas práticas de gestão de pessoas no mercado editorial
PublishNews, Lu Magalhães, 02/07/2024
A transformação do setor está sendo conduzida por empresas de diferentes portes e regiões do Brasil

Existe um compromisso ético que devemos assumir, como indústria, de fazer o possível para o crescimento do nosso ecossistema | © Freepik
Existe um compromisso ético que devemos assumir, como indústria, de fazer o possível para o crescimento do nosso ecossistema | © Freepik
O crescimento consistente das empresas que formam o ecossistema do mercado editorial está indissociavelmente ligado à capacidade dos líderes de colocar as pessoas no centro. Em tempos de avanços da inteligência artificial é comum o engano de pensar que o investimento em tecnologia é o que há de essencial na estratégia empresarial, mirando o futuro e a perenidade do negócio. Entretanto, acredito que essa opção se mostra equivocada quando pensamos no que deveria ser o real propósito empresarial.

Para ancorar essa reflexão, trago à conversa o recente mapeamento e premiação As Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial, conduzido pelo Great Place to Work em parceria com o PublishNews. Quando analisamos as práticas de gestão das oito empresas que se destacaram (ver lista), fica claro que elas têm em comum a certeza de que empresas são feitas para e por pessoas. Como espaços de transformação social, são inspiradas por propósitos e alimentadas pelo talento dos colaboradores.

Nessa primeira edição da pesquisa, vimos que a transformação do mercado editorial – no que se relaciona à gestão de pessoas – está sendo conduzida por empresas de diferentes portes e regiões do Brasil. Elas estão conduzindo práticas que resgatam a importância de enxergar um colaborador para além da classificação de funcionário ou empregado. Têm investido em práticas e programas de saúde mental e bem-estar; oferecem modelo de jornada híbrida; e apostam na diversidade como uma potência da força de trabalho.

A pesquisa mostrou, por exemplo, que 40% dos cargos de liderança das premiadas são ocupados por mulheres e que o capital humano está no centro dos ativos estratégicos dessas casas editoriais. Um ponto relevante é que não estamos falando de grandes editoras com recursos relevantes para investir; ao contrário, são empresas – algumas de origem familiar – que vivem jornadas empreendedoras bastante desafiadoras. Ainda assim, têm muito a ensinar sobre a arte de colocar pessoas no centro do processo.

Diante desses resultados, a pesquisa se mostrou uma excelente oportunidade de trocas de expertises e experiências; é, ainda, um convite para que as empresas mais tradicionais do mercado editorial se engajem nas próximas edições. Existe um compromisso ético que devemos assumir, como indústria, de fazer o possível para o crescimento do nosso ecossistema. Por ser vital para a educação e o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo, precisamos construir bases sólidas para um presente e futuro significativo.

Óbvio que ainda temos muito a avançar com esse mapeamento e um longo trabalho pela frente, mas o primeiro passo já foi dado; os primeiros questionamentos já foram feitos e respondidos; e os aprendizados reunidos estão sendo a base para pavimentar as inovações que queremos implementar para o crescimento do ecossistema do mercado do editorial.

*Lu Magalhães é fundadora do Grupo Primavera (Pri, de primavera & Great People Books), sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.

**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seguindo com sua série, Lu Magalhães conversa com a futurista Mariana Nobre, especialista em Semiótica Psicanalítica e Psicanálise e que desenvolve projetos sob medida para marcas nacionais e globais
Com o apoio da IA, plataformas de leitura assistida podem replicar a experiência de um tutor humano, oferecendo insights e contexto sobre os textos
Com a proposta de entrevistar futuristas e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, coluna de Lu Magalhães inicia 2025 com uma conversa com Rafael Silva, da Box 1824
Em novo texto, Lu Magalhães discorre sobre as novas utilidades dadas aos livros e pensa no futuro ao refletir sobre uma palestra dada por Walter Longo: "A leitura vai se tornar, novamente, tão relevante quanto hoje é fazer ginástica"
Em média, temos 286 igrejas para cada 100 mil habitantes; não chega a ser uma surpresa o crescimento do subgênero
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
Quando a pele arrepia, pode ter certeza que aquilo é poesia, é um poema bem feito.
Francisco Alvim
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar