Apanhadão da semana: Machado de Assis lidera lista de vendas na Amazon dos EUA após vídeo no TikTok
PublishNews, Redação, 24/05/2024
E mais: A situação da editora L&PM após catástrofe no RS e o lançamento do livro de Javier Milei

Machado de Assis lidera lista de vendas na Amazon dos Estados Unidos após livro no TikTok | © Arquivo Nacional
Machado de Assis lidera lista de vendas na Amazon dos Estados Unidos após livro no TikTok | © Arquivo Nacional
O principal assunto da semana foi a repercussão das obras de Machado de Assis nos EUA. Machado liderou a lista de mais vendidos de Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon gringa. O caderno Pensar, do Estado de Minas, retomou que o boom nas vendas começou quando a influenciadora Courtney Henning Novak elogiou a obra Memórias póstumas de Brás Cubas no TikTok. A reportagem da Veja aponta que o vídeo já soma mais de 843 mil visualizações e 167 mil curtidas. Aproveitando o momento da discussão sobre Machado de Assis, o Estado fez um webstories com as principais obras de Machado de Assis e mostrou como acessar o site gratuito que contém, na íntegra, toda a obra do autor. O guia Viagem e Turismo, da Abril, fez uma reportagem mostrando o roteiro literário do autor, no Rio de Janeiro.

Outro assunto que repercutiu bastante durante a semana foi a situação da editora L&PM, no Rio Grande do Sul. De acordo com o portal GZH, a empresa estima ter salvado 90% dos livros de seu depósito após sofrer com o alagamento de mais de um metro de altura. Ainda que a porcentagem seja alta, a L&PM registrou a perda de 10 mil livros.

O portal de notícias da Globo fez uma reportagem sobre o lançamento do livro do presidente argentino Javier Milei. O evento de lançamento da obra Capitalismo, socialismo e a armadilha neoclássica contou com o presidente cantando ''como um rockstar''. E o g1 também falou mais sobre o lançamento dos livros O espírito da floresta e Diários Yanomami. O evento que acontece hoje (24) na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A coluna da Mônica Bergamo, na Folha, anunciou o lançamento da autobiografia da socióloga Neca Setubal. O título Minha escolha pela ação social: sobre legados, territórios e democracia será lançado no dia 11 de junho e terá prefácio assinado por Sueli Carneiro.

No Valor Econômico, a notícia do lançamento inédito no Brasil de livro de Ernest Hemingway. A obra Morte ao entardecer foi publicada originalmente em 1932.

E o Estadão Recomenda listou sete livros que serão adaptados para o cinema e para a televisão em 2024.

[24/05/2024 09:00:00]