Apanhadão: 'O avesso da pele' torna-se obra obrigatória no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PublishNews, Redação, 1°/04/2024
Livro de Jeferson Tenório é alvo de censura em três estados do Brasil (inclusive no RS), torna-se leitura obrigatória na principal universidade do RS

Jeferson Tenório © Carlos Macedo
Jeferson Tenório © Carlos Macedo
O livro O avesso da pele (Companhia das Letras) – alvo de censura por parte de governos estaduais – tornou-se leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo a Folha, quatro obras estreiam na lista: Niketche: Uma história de poligamia (Companhia das Letras), de Paulina Chiziane, Mas em que mundo tu vive (Todavia), de José Falero, uma seleta de canções de Lupicínio Rodrigues e O avesso da pele (Companhia das Letras).

Diversos veículos noticiaram que a universidade de Harvard removeu a encadernação de edição de livro que continha pele humana em sua capa. Em comunicado oficial, Harvard disse que removeu a a encadernação do livro Des destinées de l'Âme (Os destinos da alma) devido à "natureza eticamente carregada das origens do livro".

No Splash Uol, o colunista Rodrigo Casarin critica postura "acovardada" de Lula diante do aniversário de 60 anos do Golpe de 64 e recomenda três livros sobre a Ditadura Militar.

O Estadão reproduziu uma reportagem do New York Times sobre a repercussão do novo livro de Gabriel García Márquez e o impacto da obra póstuma no turismo na cidade de Aracataca, onde o autor nasceu.

Tony Marlon usou sua coluna do Ecoa, no Uol, para falar sobre a onda de proibição de livros, e o que isso "nos diz sobre o futuro que nos aguarda". Ele retoma uma reportagem da Agência Pública sobre o movimento coordenado de barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais.

O livro Einstein no espaço-tempo (Sextante), que contém 99 fatos sobre Einsten, foi tema de reportagem no Globo. Obra aborda aspectos da vida pessoal do físico e também sobre suas descobertas no campo da teoria da relatividade e do estudo de buracos negros.

A Veja publicou uma reportagem sobre "a onda de interesse" da geração Z por livros físicos e bibliotecas. Em fevereiro, o PN também falou sobre o assunto.

O Valor Econômico publicou uma nota com resenha dos livros A revolução dos músculos (Intrínseca), Lia (Companhia das Letras), O colibri (Autêntica) e A analfabeta (Nós).

No caderno Pensar, do Estado de Minas, a publicação de um trecho da nova edição de Tempos extremos (Intrínseca), livro de Míriam Leitão.

A CNN Brasil divulgou que a cantora Preta Gil prepara lançamento de documentário e de livro.

Tags: Apanhadão
[01/04/2024 09:00:00]