Apanhadão da semana: pesquisa aponta interesse da geração Z em livros físicos e bibliotecas
PublishNews, Redação, 16/02/2024
Jornal britânico The Guardian publicou reportagem mostrando que os jovens compram mais livros físicos em comparação aos digitais

© Freepik
© Freepik
O jornal The Guardian falou sobre o grande interesse em livros físicos e bibliotecas pela geração Z. Uma pesquisa da Nielsen BookData na Inglaterra revelou que 80% das compras de livros, entre novembro de 2021 e 2022, por parte da geração Z, foram de livros impressos. Além disso, eles buscam espaços menos barulhentos. No Reino Unido, as visitas às bibliotecas aumentaram 71%. O texto ainda fala sobre uma diversidade que "vai além do BookTok", uma vez que esses jovens têm lido variados gêneros literários, além das obras trends da rede social.

Em uma coluna no LitHub, a tradutora Bruna Dantas Lobato escreveu sobre a experiência do seu processo de tradução do livro O avesso da pele (Companhia das Letras), em que fala sobre as camadas da história e das metáforas idiomáticas da obra de Jeferson Tenório.

A Ilustrada publicou uma crítica de Fazendo meu filme, série homônima que adapta a série de livros infantojuvenil escrita por Paula Pimenta. O caderno da Folha de S. Paulo também publicou uma reportagem sobre a dificuldade de lançamento de clássicos infantis brasileiros em Portugal devido ao preconceito.

A Agência Brasil entrevistou a autora Ana Maria Gonçalves para falar da repercussão do desfile da Portela no Carnaval de 2024. O enredo da agremiação dialoga com a obra Um defeito de cor (Record), considerado um clássico da literatura antirracista. Após o desfile, o livro assumiu o topo na lista de Mais Vendidos da Amazon.

Um novo livro contém 60 entrevistas e narra a história de Roberto Rodrigues, agrônomo que tornou-se ministro da Agricultura no primeiro governo Lula, de 2003 a 2007, no Estadão.

No g1, uma reportagem sobre o pesquisador Rodrigo Simon de Moraes, da Universidade de Princeton, responsável por publicar contos inéditos de um premiado romancista mato-grossense, Ricardo Guilherme Dicke.

No Globo, aos 88 anos, o escritor Ivan Angelo fala sobre romance que faz paralelo entre a mídia e a ditadura militar. E foi lá também o texto sobre lançamentos que mostram como fazer reportagem em quadrinhos.

Na seção Favoritos, o Nexo indicou cinco livros para refletir sobre meritocracia e cotas raciais no Brasil.

Tags: Apanhadão
[16/02/2024 10:00:00]