Biblioteca Mário de Andrade recebe exposição 'Leituras | Thiago Honório', com curadoria de Lilia Schwarcz
PublishNews, Redação, 26/03/2024
Mostra tem um recorte de 18 trabalhos que tomam o livro como como matéria, como lócus para a produção, discussão e elaboração de enunciados e questões

Thiago Honório, 'A Vontade de Saber' | © Edouard Fraipont
Thiago Honório, 'A Vontade de Saber' | © Edouard Fraipont
A mostra Leituras | Thiago Honório, com curadoria de Lilia Schwarcz, constitui-se numa exposição individual realizada na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, República – São Paulo / SP), que recobre o arco temporal de 20 anos da produção do artista mineiro Thiago Honório (Carmo do Paranaíba, MG, 1979), a partir de um recorte de 18 trabalhos que tomam o livro como como matéria, como lócus para a produção, discussão e elaboração de enunciados e questões no âmbito da arte contemporânea. A mostra fica no espaço até o dia 16 de junho de 2024.

Sobre a exposição, segundo a curadora Lilia Schwarcz: “O lugar em que ela se realiza é quase autorreferente ou até metalinguístico: a icônica Biblioteca Mário de Andrade, instituição cuja vocação primeira vincula-se ao modernismo paulistano, a despeito de não se limitar a ele. A exposição significa também uma espécie de abreviado da obra consistente e coerente de Thiago Honório. Essa exposição recobre 21 anos de produção — de 2003 a 2023 —, deste artista mineiro, em diálogo com o barroco das Minas Gerais, e com o modernismo paulistano que selecionou esse tempo e esse lócus para pensar Brasil. Composta por 18 trabalhos, Leituras nos convida a pensar no livro como matéria, como conhecimento acumulado, como ‘substância inflamável’, (conforme o artista gosta de definir) e como forma estética”.

A mostra também ocorre em torno das celebrações dos 130 anos do nascimento de Mário de Andrade, uma vez que a produção do escritor já apareceu em nove trabalhos do artista Thiago Honório. Logo, gravitando em torno de parte da produção de Mário de Andrade, Leituras colige, ainda, trabalhos desenvolvidos em diálogo com a produção textual e visual de escritores e artistas como Oswald de Andrade (1890-1954), Tarsila do Amaral (1886-1973), Flávio de Carvalho (1899-1973), Antonio Candido (1918-2017), Manuel Bandeira (1886-1968) e Michel Foucault (1926-1984); e também a partir de outros trabalhos do artista.

A expografia e os displays para os trabalhos foram elaborados em colaboração com Sol Camacho, do escritório de arquitetura RADDAR, para a apresentação dos 18 trabalhos, sendo 8 deles inéditos, e a produção de Ana Helena Curti, Arte3.

“Leituras é assim uma homenagem aos deslocamentos que a obra de arte faz. É uma homenagem também ao universo dos livros com suas utopias e impedimentos. É por fim uma homenagem às próprias bibliotecas que têm como utopia conter todo o conhecimento do mundo. Por isso são também as primeiras a arder diante de governos autoritários, e as primeiras a ressurgir em governos democráticos. Livre da censura e afeita a todo tipo de ressignificação pois a cultura é isso: não a pedra que fica no fundo do rio, mas o próprio rio. A obra de Thiago Honório é feita do deslocamento incessante da água do rio”, explica ainda Lilia Schwarcz, em nota.

SERVIÇO

Leituras | Thiago Honório

Curadoria: Lilia Schwarcz

Local: Biblioteca Mário de Andrade – BMA (Sala Tula Pilar Ferreira, fachada da Biblioteca e o entorno, na Rua da Consolação, em São Paulo)

Rua da Consolação, 94 – República

Visitação: de 23 de março a 16 de junho de 2024.

[26/03/2024 11:23:10]