Festival MixBrasil reúne centenas de filmes e programação com júri literário em São Paulo
PublishNews, Redação, 12/11/2025
A francesa Anne Pauly, relevante voz na literatura lésbica contemporânea, assina a discotecagem da festa de abertura e está na programação do evento

O Festival MixBrasil começa nesta quarta feira (12), e se extende até o final da outra semana (23), em aparelhos culturais espalhados por São Paulo. Com o tema “A Gente Quer+”, o festival cultural chega à sua 33ª edição trazendo 142 filmes de 33 países e de 18 estados brasileiros, e uma série Nacional, além de oito espetáculos teatrais; experiências XR vindas da França, Benin, Brasil, Suíça, Coreia do Sul e EUA. O MixBrasil mistura programas de artes visuais, literatura, games, conferências, shows e, este ano, traz como novidade uma Mostra Competitiva de filmes feitos com inteligência artificial. A programação literária consagra vencedores dos prêmios Mix Literário e Caio Fernando de Abreu, e conta com sarau e palestras sobre narrativas queer.

Considerado como um dos grandes eventos culturais LGBT+ da América Latina, o evento ocupa a capital paulista com a sua programação vao ocupar os espaços CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Spcine lido, Cinemark (Shopping Cidade São Paulo), Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Reserva Cultural, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Mário de Andrade, Galeria Vermelho e Teatro Sérgio Cardoso. O evento também estará disponível online para todo o Brasil, nas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e IC Play.

Para André Fischer, diretor do Mix Brasil, a edição firma o MixBrasil como uma plataforma para além da resistência. “Mesmo com escassez de investimentos públicos e privados e retrocessos em várias frentes, o festival cresce e celebra uma das maiores programações da sua história. A colaboração internacional em ano de menos recursos por aqui viabilizou uma edição potente, através da integração à Temporada França–Brasil 2025 e a seção Mundo Mix que homenageia a Polônia”, observa.

Anne Pauly | © Divulgação
Anne Pauly | © Divulgação

Programação literária

Em sua 8ª edição, o Mix Literário apresentará duas mesas de debate com os jurados dos prêmios Mix Literário e Caio Fernando Abreu, além de encontros de formação em que escritoras e escritores compartilharão suas experiências de criação literária, presencialmente, na centenária Biblioteca Mário de Andrade. Em 2025, a vencedora do prêmio Caio Fernando de Abreu foi a escritora Marcela Fassy, que teve sua obra publicada pela editora Reformatório.

Na quinta-feira (13), será a vez de receber a autora francesa Anne Pauly, relevante voz na literatura lésbica contemporânea. Ela participa da programação e assina a discotecagem da festa de abertura do festival. O seu romance Antes que eu esqueça chegou aos leitores brasileiros em maio deste ano, pela Ercolano.

Veja destaques da programação literária:

13 de novembro | Centro Cultural São Paulo

  • 11h às 13h – MixLab – Amor, perda e reinvenção nas narrativas de Anne Pauly e Anna Cazenave Cambet – 60′

20 de novembro | Biblioteca Mário de Andrade

  • 17h – Mix Literário – Corpo, gênero, angústia e prazer: desabafos queer na literatura – 60′

21 de novembro | Biblioteca Mário de Andrade

  • 14h – Mix Literário – Narrativas curtas – 60′
  • 16h – Mix Literário – Narrativas longas – 60′

22 de novembro | Biblioteca Mário de Andrade

  • 14h – Mix Literário – SARAU: Arte é Informação – 60′
  • 14h – Mix Literário – Entre o paraíso e o abismo da escrita – 60′
  • 16h – Mix Literário – A língua queer em movimento – 60′

23 de novembro | Biblioteca Mário de Andrade

  • 17h - Premiações Mix Literário

Serviço

33° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Datas: 12 a 23 de novembro de 2025

[12/11/2025 09:12:26]