Circuito Livreiro em Debate é novo evento voltado para formação de profissionais de livrarias
PublishNews, Redação, 16/01/2024
Sesc São Paulo​ e a editora Lote 42​ abrem as inscrições para o curso, que vai oferecer vivência dos aspectos técnicos do mundo do livro

Curso é voltado para livreiros e também para estudantes que queiram ingressar no mercado | © Adalberto Ribeiro / Livraria Simples
Curso é voltado para livreiros e também para estudantes que queiram ingressar no mercado | © Adalberto Ribeiro / Livraria Simples
O Sesc São Paulo e a editora Lote 42 abrem nesta terça-feira (16) as inscrições para um evento de formação de livreiros, o Circuito Livreiro em Debate. A maior parte das atividades vão ocorrer no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista – São Paulo / SP), mas também haverá programação no interior do estado de São Paulo. O curso ocorre nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, das 10h30 às 18h30.

Voltado para a formação de livreiros que já atuam ou que estão se iniciando no mercado, bem como estudantes de áreas correlatas que estejam em contato com o mercado livreiro, a imersão oferece uma vivência completa dos aspectos técnicos do mundo do livro, com aulas expositivas e dialógicas com profissionais de diversas formações e campos de atuação. O período de inscrição vai até o dia 22 de janeiro, pelo site do Centro de Pesquisa: https://centrodepesquisaeforma...

A divulgação dos selecionados será no dia 31/01, via contato direto do Sesc por e-mail/telefone. Haverá uma chamada de possível lista de espera mediante liberação de vagas, entre os dias 15 e 22 de fevereiro. São 20 vagas no total, e o investimento vai de R$18 a R$60. Veja abaixo a ementa do curso:

29 de fevereiro

Abertura / história do livro, tecnologia, inovação e tendências, com João Varella

Comunidade livreira, com Maria Osorio

Redes sociais, com Taty Leite

1º de março

Relação saudável entre livrarias e editoras, com Guido Cervetti

Ofício do livreiro, com Adalberto Ribeiro

Papel, materialidade e expressão do livro, com Cecilia Arbolave

Mini bio dos professores/as:

Adalberto Ribeiro, mais conhecido como Beto, tem 25 anos dedicados ao trabalho no varejo de livros. Atuou em livrarias como Loyola, Haikai e Livraria Cultura. Idealizador e sócio proprietário da Livraria Simples. Cursou Letras Português-Espanhol na PUC/SP e Teatro no Teatro Escola Macunaíma.

Cecilia Arbolave, jornalista argentina, pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Sócia na editora Lote 42 e fundadora dos espaços Banca Tatuí e Sala Tatuí. Produz eventos como a Feira Miolo(s) e a Printa-Feira, entre outros. Vencedora do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (2018).

Guido Cervetti começou sua carreira como livreiro, atuando em uma das principais redes de livrarias na Argentina, a Cúspide. Foi promotor de livros da editora Tusquets. Em 2018, passou a integrar a Big Sur, empresa de serviços editoriais focada principalmente na distribuição, representando atualmente mais de 60 editoras espanholas e lationamericanas.

João Varella, fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. Produz eventos como a Feira Miolo(s) e a Printa-Feira, entre outros. Como jornalista, colaborou em veículos como UOL, Folha de S.Paulo, Elástica, IstoÉ Dinheiro, El Economista América. Autor de Videogame, a evolução da arte, dentre outros.

Maria Osório, arquiteta e editora de livros para crianças. Foi diretora de publicações da Associação Colombiana para o Livro Infantil e Juvenil. Fundou Babel, distribuidora, livraria especializada, biblioteca e editora. Sócia-fundadora da Associação Colombiana de Livreiros Independentes (Acli). Recebeu o Prêmio BOP na Feira do livro de Bolonha como melhor editora da América Latina e o prêmio à labor editorial da Feira do livro de Guadalajara.

Tatiany Leite, criadora do projeto "Vá ler um livro" e colunista do PublishNews. Foi jurada na categoria Romance de Entretenimento do prêmio Jabuti 2021 e tiktoker oficial da premiação. Foi cerimonialista/apresentadora do Prêmio Kindle de Literatura 2023. Ganhadora do prêmio Retratos da Leitura no Brasil na categoria de fomento à leitura e finalista do Jovens Talentos da Indústria do Livro (2019/2021).

[16/01/2024 08:00:00]