
A Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – trouxe quatro novidades no total na relação divulgada nesta terça-feira (31).
No período de 11 de setembro a 8 de outubro, a obra Uma dieta além da moda (WMF Martins Fontes), de José Carlos Souto, conseguiu garantir o quarto lugar na lista de Não Ficção. O livro é voltado para profissionais e leigos interessados em saúde e nutrição que veem a alimentação como a chave para uma vida melhor. Nele, Souto traz capítulos mais técnicos e outros nos quais discute os diversos mitos sobre alimentação low-carb.
A segunda estreia de Não Ficção está na nona posição: Manifesto antimaternalista (Zahar), de Vera Iaconelli. No livro, a psicanalista e especialista no tema da parentalidade apresenta uma denúncia contundente da armadilha ideológica que responsabiliza as mulheres pelo cuidado com as próximas gerações.
O livro aborda a diferenciação entre gestar, assumir o parentesco e cuidar de uma vida, e, sem homogeneizar a categoria “mulher”, reconhece que a experiência da parentalidade é determinada por fatores como raça, classe, gênero e faixa etária.
A terceira estreia da lista, na 11ª posição é Talvez a sua jornada agora seja só sobre você (Outro Planeta), de Iandê Albuquerque. Um livro que fala sobre todos os sentimentos que a gente encontra dentro da gente e sobre como é difícil o processo de ressignificar alguns e se desfazer de outros.
Em Ficção, a única estreia do mês foi a nova edição de Diário de Pilar na Amazônia: Urgente (Pequena Zahar). Escrito por Flávia Lins e Silva e ilustrado por Joana Penna, na histrória, Pilar e seus amigos ajudam a nova amiga Maiara a reencontrar sua família. No caminho, eles enfrentam um perigoso grupo de mateiros que quer destruir a floresta, colocando pessoas, flora e fauna em risco.
Ainda em Ficção, destaque para Carla Madeira que por mais um mês lidera a lista com Tudo é rio (Recrod). O segundo lugar ficou com Textos para tocar cicatrizes (Alt), de Igor Pires, e o terceiro com O diário de uma princesa desastrada 2 (Outro Planeta), de Maidy Lacerda.
No Ranking das Editoras, a Planeta segue em primeiro lugar com oito livros emplacados nas listas. O Grupo Companhia das Letras ficou com a prata, com seis livros; e Grupo Editorial Record e HarperCollins dividem o bronze com três obras cada.