Feira de Frankfurt 2023 termina com aumento de quase 20% no número de visitantes profissionais
PublishNews, Talita Facchini, 23/10/2023
'Pessoas de todo o mundo vêm aqui porque sabem que uma presença em Frankfurt é indispensável para o seu negócio', resume Juergen Boos, diretor da feira; confira os números e destaques da 75ª edição do maior evento do setor

Apesar da tensão geopolítica que pairou sobre a Feira do Livro de Frankfurt este ano, o maior evento do mercado editorial terminou sua 75ª edição com bons números. Em comparação com a edição de 2022, a Feira registrou um aumento de quase 20% no número de visitantes profissionais. Ao todo foram 105 mil profissionais da indústria do livro de 130 países e mais de 4 mil expositores de todo o mundo presentes nesta edição de aniversário do evento.

O Centro de Agentes Literários e Scouts (LitAg), que esgotou antecipadamente, também teve ocupação recorde. Com 548 mesas reservadas, profissionais de direitos de um total de 324 agências e mais de 35 mil inscrições, o LitAg teve o seu ano mais movimentado.

Na conferência de imprensa de abertura, na terça (17), a autora britânica de não ficção e jornalista ambiental Gaia Vince falou sobre a ligação entre as alterações climáticas e os movimentos migratórios pelo mundo. Apesar do agravamento da crise, Vince deu uma nota optimista sobre a feira do livro: "O poder de um livro é que podemos sair da nossa insularidade".

Mais tarde, no mesmo dia, a questão geopolítica deu o tom da Cerimônia de Abertura, com um discurso polêmico do filósofo esloveno Slavoj Žižek e que tirou vais e aplausos do público e declarações oficiais da Feira reforçando o seu posicionamento de dar voz à todas as pessoas.

“Nossa fórmula para o sucesso é o interesse seguido da relevância. Pessoas de todo o mundo vêm aqui porque sabem que uma presença em Frankfurt é indispensável para o seu negócio. A isto acrescenta-se o crescente significado político Feira de Frankfrut em tempos de guerra e de crise, quando a defesa da liberdade de expressão se torna ainda mais importante. Salman Rushdie, o nosso vencedor do Prêmio da Paz este ano, disse hoje com veemência na Igreja de São Paulo em Frankfurt: ‘a liberdade de expressão está sob pressão de todos os lados em todo o mundo’. É por isso que a feira do livro é mais urgente do que nunca como plataforma internacional para a livre troca de ideias”, disse Juergen Boos, diretor da Feira ao resumir essa edição de aniversário.

Nos dias seguintes, alguns temas se destacaram na programação e pelos corredores da feira como o crescimento da tecnologia de IA e as suas consequências para a indústria do livro, a questão da produção sustentável de livros para pequenas e médias editoras, o que os editores podem contribuir para a proteção do clima e a promoção de competências de leitura como base para a participação política e social. Outras áreas da indústria do livro, como "livro para tela" e um mercado de áudio em desenvolvimento, também foram discutidas por especialistas de todo o mundo em Frankfurt.

Diante de um público lotado, os principais palestrantes do programa profissional incluíram Nihar Malaviya (CEO Penguin Random House), Anna Soler-Pont (fundadora da Agência Literária Pontas) – que disse que sua empresa adicionou cláusulas aos contratos sobre IA para proteger os seus clientes. “Queremos que vozes humanas gravem nossos audiolivros” – e Hou Xiaonan (CEO Yuewen Tencent Entertainment).

Além disso, o Prêmio da Paz deste ano do Comércio Livreiro Alemão, Salman Rushdie, fez sua tão esperada aparição no evento, tanto para jornalistas quanto para o público. “A literatura nos mostra um mundo de abertura e variedade e, portanto, de tolerância”, disse o autor em Frankfurt. Juntamente com autores de diferentes partes do mundo, as Nações Unidas também homenagearam o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos no evento.

Entre os negócios assinados durante a feira, destaque para a Penguin Random House que anunciou um contrato para dois livros com a campeã de tênis Serena Williams. A Faber assinou Parade, romance sobre arte, feminilidade e violência de Rachel Cusk, autora da trilogia Outline. E a Orion assinou um novo contrato de seis livros com Sarah Pinborough para títulos de crime e fantasia na Orion Fiction e Gollancz, e planeja relançar a lista de fantasia do autor em uma forma revisada.

Após os dias profissionais, na sexta (19), às 14h, a Feira abriu oficialmente para o público geral e demonstrou mais uma vez a sua posição única como o ponto de encontro mais importante para a indústria internacional do livro e da mídia. Foram 110 mil visitantes gerais no final de semana, superando os números de 2022 em mais de 30%.

Além disso, mais de 7 mil representantes da mídia relataram os mais de 2,6 mil eventos ocorridos nos cinco dias da feira.

“As interações pessoais entre leitores e autores desempenham um papel cada vez mais importante. Para facilitar essas interações, criamos inúmeras ofertas no nosso ano de aniversário que foram recebidas com entusiasmo pelos nossos visitantes. O grande sucesso do Palco TikTok mostra que – como prometido pelo nosso lema de aniversário ‘E a história continua’ – a narrativa da feira do livro continua de facto por caminhos novos e já experimentados”, resumiu Boos.

O relatório positivo da Eslovênia como País Convidado de Honra

Com mais de 70 eventos apresentando autores, poetas e intelectuais da Eslovênia e da cena literária internacional, o Pavilhão de Convidados de Honra atraiu grandes multidões de visitantes da feira. Graças aos seus dois auditórios e à arquitetura sustentável, o pavilhão trouxe para Frankfurt não só o lema do Convidado de Honra “Favo de Mel das Palavras”, mas também a paisagem eslovena.

Durante a feira, aconteceram na cidade inúmeras leituras concorridas, debates filosóficos e exposições, além de um show exclusivo da banda Laibach. Desde que a Eslovénia recebeu o “GuestScroll” de Espanha em outubro de 2022, autores, poetas, filósofos, artistas e músicos eslovenos apresentaram os seus trabalhos em numerosos eventos no mundo de língua alemã.

Cerca de 100 livros eslovenos foram publicados em alemão e numerosos títulos noutras línguas europeias desde o início do projeto Convidado de Honra. A exposição Livros sobre a Eslovênia, exposta na feira, incluiu cerca de 400 obras.

[23/10/2023 05:00:00]