
“Com a assinatura deste contrato, atingimos um momento crucial e reconhecemos a presença da literatura romena no cenário cultural internacional”, afirmou Demeter no evento. “A designação do nosso país como Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt de 2028 atesta o reconhecimento dos valores da nossa cultura, mas também implica uma grande responsabilidade. Pretendemos abordar esta participação com cuidado, profissionalismo e visão de longo prazo, revelando a profundidade e a vitalidade do panorama cultural romeno na atualidade.”
Durante a cerimônia, os escritores Gabriela Adameșteanu e Andrei Pleșu discursaram para convidados e imprensa.
“Estou muito entusiasmada com o fato de a Romênia ser o país convidado de honra na Feira do Livro de 2028. A literatura romena está presente na Europa há muito tempo, graças às suas fortes vozes literárias contemporâneas”, disse Boos à plateia.
Ele citou dois autores como exemplos da projeção internacional da literatura do país. “Autores como Mircea Cărtărescu e Gabriela Adameșteanu são lidos no mundo todo e suas obras foram traduzidas para inúmeros idiomas. Seus livros retratam um país que passou por convulsões políticas, censura e novos começos. Estamos ansiosos para ver a diversidade do cenário literário multilíngue do país em Frankfurt.”
Tanto o Mircea quanto a Gabriela já foram traduzidos para o português. Dele, a Editora Mundaréu publicou dois romances — Nostalgia, em 2018, e Solenoide, em 2024 — e a Veneta, mais um: Travesti (2019), escrito em parceria com um dos grandes nomes do quadrinho francês, Edmond Baudoin. Dela, a Editora Dom Quixote lançou, em 2012, Uma manhã perdida.
Meio século da tradição
Criado em 1976 e anual desde 1988, o programa País Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt tem como objetivo ampliar a circulação internacional da literatura do país homenageado, estimulando traduções para o alemão e outros idiomas ao longo do ano que antecede a feira.
Os próximos convidados já confirmados são a República Tcheca, em 2026, e o Chile, em 2027. Entre os homenageados em anos recentes estão Nova Zelândia, Flandres e Holanda, Noruega, Lituânia, Índia e Filipinas.
Com informações do Publishing Perspectives.






