Feira de Frankfurt 2023: Manifesto defende a importância da leitura em alto nível
PublishNews, Guilherme Sobota, 18/10/2023
Apoiado por instituições como a International Publishers Association, o Ljubljana Reading Manifesto busca dar consequências políticas ao evento

Margaret Atwood participou com um vídeo gravado | © Guilherme Sobota
Margaret Atwood participou com um vídeo gravado | © Guilherme Sobota
Em continuidade aos movimentos políticos do primeiro dia de Feira de Frankfurt, a quarta-feira (18) se iniciou no Pavilhão do Convidado de Honra reunindo autoridades (ministras da Alemanha e da Eslovênia, homenageada da edição), bem como líderes internacionais do mundo editorial, como Karine Pansa, a editora brasileira presidenta da International Publishers Association, e o escritor turco Burhan Sönmez, presidente do PEN International. Eles participaram do lançamento do Ljubljana Reading Manifesto, documento que pretende ser a base da participação do país da Europa Central na Feira e que busca dar consequências políticas para o evento.

"A leitura de alto nível é a nossa ferramenta mais poderosa para o pensamento analítico e crítico", diz um trecho do texto (leia completo abaixo). "Ela exercita a metacognição e a paciência cognitiva, expande nossas capacidades conceituais, treina a empatia cognitiva e a tomada de perspectivas – habilidades sociais indispensáveis para cidadãos informados em uma sociedade democrática. Os signatários deste manifesto pedem o reconhecimento da relevância permanente da leitura de alto nível na era digital".

Entre as pessoas que já assinaram, estão Margaret Atwood, Olga Tokarczuk e Slavoj Zizek – citado mais de uma vez na mesa depois de despertar paixões no discurso de abertura da Feira na terça-feira (17). A ministra da Cultura alemã, Claudia Roth, disse que o governo alemão assinaria a carta e ajudaria a divulgá-lo nas instâncias da política cultural europeia.

"Leitura não é apenas sobre entretenimento ou desenvolvimento pessoal, mas é uma força para entender o mundo, e ter empatia com pessoas em diferentes situações", disse Karine Pansa em sua participação na mesa. "Empatia e entendimento mútuo podem ajudar a resolver conflitos. É vital reconhecer que o letramento deve incluir a habilidade de questionar e entender o que lemos em um contexto mais amplo", sublinhou.

Burhan Sönmez, por sua vez, enfatizou a necessidade de defender a literatura frente à pressão política.

"Leitura em alto nível é também reconhecer a coragem de falar contra governos, autoridades ou pessoas autoritárias", disse. "É preciso coragem. A extrema-direita não gosta de escritores, no mundo todo. Membros do PEN em Mianmar e no Afeganistão foram mortos ano passado, outros estão presos na Bielorrússia. Essas pessoas representam a alta literatura, a leitura em alto nível".

O manifesto está disponível para ser assinado on-line no site: https://readingmanifesto.org/. Ele foi escrito por André Schüller-Zwierlein (Universidade de Regensburg), Anne Mangen (Universidade de Stavanger, Noruega), Miha Kovač (Universidade de Ljubljana) e Adriaan van der Weel (Universidade de Leiden).

Abaixo, tomamos a liberdade de traduzir e reproduzir o manifesto para os leitores do PublishNews.

A importância da leitura de alto nível: Um manifesto

Apoiado por:

  • Associação Internacional de Editores (International Publishers Association)
  • Academia Alemã de Língua e Literatura
  • Federação de Editores Europeus
  • EU-READ, Consórcio de Organizações Europeias de Promoção da Leitura
  • PEN International
  • Federação Internacional de Associações de Bibliotecas
  • O Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY)
  • Agência do Livro Eslovena

"A leitura de alto nível é a nossa ferramenta mais poderosa para o pensamento analítico e crítico. Ela exercita a metacognição e a paciência cognitiva, expande nossas capacidades conceituais, treina a empatia cognitiva e a tomada de perspectivas – habilidades sociais indispensáveis para cidadãos informados em uma sociedade democrática. Os signatários deste manifesto pedem o reconhecimento da relevância permanente da leitura de alto nível na era digital.

Como reverter o declínio das habilidades de leitura é um dos desafios urgentes que a sociedade enfrenta atualmente. Para participarmos como cidadãos informados em uma sociedade democrática, precisamos de habilidades de leitura de alto nível e práticas que vão muito além da mera decodificação de textos. A leitura não é apenas o principal caminho para o desenvolvimento pessoal, o alicerce da aprendizagem ao longo da vida e a base de grande parte da nossa troca de informações, mas também é uma dimensão central de interação social e participação.

A cada vez mais rápida e maior era das tecnologias de tela trouxe enormes quantidades de conteúdo em áudio, visual e textual ao alcance de nossas mãos. A revolução digital trouxe muitos resultados positivos. Por exemplo, o conteúdo em texto tornou-se mais acessível em áreas desfavorecidas, e as necessidades de leitores com diferentes deficiências e habilidades podem ser melhor atendidas. No entanto, é preciso ter cuidado para que algumas habilidades e modos de leitura não pareçam uma relíquia de uma era mais antiga e em rápida supressão. Isso diz respeito, especialmente, ao livro em formato longo e à leitura alto nível que ele promove. O domínio digital pode fomentar mais leitura do que nunca na história, mas também oferece muitas tentações para ler de maneira superficial e dispersa – ou até mesmo não ler de forma alguma. Isso coloca cada vez mais em perigo a leitura de níveis superiores.

Portanto, pedimos uma reavaliação do papel da leitura de alto nível na era digital. Em um ambiente de informação cada vez mais complexo, os cidadãos informados precisam ser capazes de distinguir fontes válidas de não válidas e ajustar de maneira flexível o comportamento de leitura a contextos variados. O ato de leitura de alto nível é um exercício de atenção e paciência cognitiva, expandindo vocabulários e capacidades conceituais, desafiando ativamente as preconcepções dos leitores. São especialmente os textos de formato longo, como livros, que aprimoram nossas habilidades de leitura. Eles nos treinam para testar diferentes interpretações, detectar contradições, vieses e erros lógicos, e estabelecer as conexões sofisticadas e frágeis entre textos e contextos culturais que precisamos para o intercâmbio de julgamentos e emoções humanas.

A leitura de alto nível é a nossa ferramenta mais poderosa para o pensamento analítico e estratégico. Sem ela, estamos mal equipados para enfrentar simplificações populistas, teorias conspiratórias e desinformação, e consequentemente nos tornamos vulneráveis à manipulação. No entanto, os educadores cada vez mais se concentram em mídias multimodais, em detrimento do envolvimento aprofundado com informações textuais. Além disso, devido a uma propensão à eficiência, a complexidade da leitura é vista como um problema a ser resolvido por simplificação, em vez de ser considerada como um espelho da complexidade humana e uma atividade que fomenta o pensamento analítico e estratégico. Por fim, a educação e a avaliação de leitura de hoje também compartilham um foco em habilidades funcionais e informativas básicas. Esse enfoque perde de vista a importância ao longo da vida da leitura em alto nível para o pensamento crítico, que é uma condição prévia para o funcionamento adequado da democracia.

Portanto, pedimos educação e promoção de leitura, juntamente com avaliação e pesquisa, para reconhecer a importância da leitura de alto nível como uma capacidade de moldar a vida e a sociedade. A educação e a promoção da leitura precisam ir além do ensino de habilidades funcionais e informativas básicas para crianças em idade escolar e focar no processo de desenvolvimento pessoal ao longo da vida, aprimorado pela leitura. A avaliação da leitura precisa ir além dos testes padronizados e incluir dados qualitativos e descritivos para fornecer um diagnóstico detalhado do estado da leitura de alto nível em nossas sociedades. A pesquisa sobre leitura precisa ampliar seu foco para incluir disciplinas como pesquisa de comportamento informacional, ensino de alfabetização informacional, design de mídia, pesquisa de atenção e neurociência, e moldar um programa de pesquisa sistemático, alinhando perspectivas e superando a fragmentação.

O futuro da leitura afeta o futuro das nossas sociedades. Uma sociedade democrática, baseada em um consenso informado de múltiplos interessados, só pode ter sucesso com leitores resilientes, bem versados na leitura de alto nível. Os formuladores de políticas em todas as áreas precisam estar cientes disso. Pois, nas palavras do alerta muito citado de Margaret Atwood, "Se não houver jovens leitores e escritores, em breve não haverá leitores e escritores. O letramento estará morto, e a democracia... também estará morta"."

[18/10/2023 07:00:00]