
A International Publishers Association (IPA), sediada em Genebra, está com a chamada de indicações aberta para o IPA Prix Voltaire 2026. O prêmio reconhece atitudes exemplares na defesa da liberdade de publicação e no apoio a terceiros para que exerçam sua liberdade de expressão. O ano de 2026 marca o 20º aniversário da premiação e as indicações podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro.
Qualquer indivíduo, grupo ou organização pode indicar um editor – uma pessoa física, coletivo ou organização que forneça meios para que outros compartilhem suas ideias de forma escrita, inclusive via plataformas digitais. Os indicados devem ter publicado recentemente obras controversas sob pressão, ameaças ou assédio. Alternativamente, podem ser editores com um histórico notável de muitos anos na defesa da liberdade de publicação e de expressão. As indicações podem ser enviadas via formulário online ou por e-mail, encaminhando o formulário preenchido para: prix-voltaire@internationalpublishers.org.
O vencedor receberá um prêmio em dinheiro de 10 mil francos suíços, cerca de R$ 65 mil.
Jessica Sänger, a nova presidente do Comitê de Liberdade de Publicação da IPA, afirmou: "Ao longo de 20 anos, celebramos alguns dos editores mais corajosos do mundo, que servem de inspiração para todos nós. Eles assumiram grandes riscos pessoais para levar as vozes dos autores aos leitores. Precisamos dessa bravura e dessa inspiração agora mais do que nunca, à medida que a liberdade de publicar é cada vez mais desafiada em todo o mundo".
A liberdade de publicação é um dos princípios fundadores da IPA, e sua proteção e promoção figuram entre os principais objetivos da associação.
Histórico e premiações recentes
Em 2025, o Prix Voltaire foi concedido conjuntamente a dois editores bielorrussos exilados: Nadia Kandrusevich (Koska, exilada na Polônia) e Dmitri Strotsev (Hochroth Minsk, exilado na Alemanha).
Originalmente criado em 2006 como IPA Freedom to Publish Prize, o prêmio foi rebatizado como IPA Prix Voltaire em 2016. Para celebrar os 20 anos da honraria, diversos laureados participarão do 35º Congresso Internacional de Editores em Kuala Lumpur, na Malásia.
Entre os vencedores anteriores estão:
- Samir Mansour (Palestina, 2024)
- Mazin Lateef Ali (Iraque, 2023)
- SameSky Publishing (Tailândia, 2022)
- Editora libanesa Dar Al Jadeed (2021)
- Editora vietnamita Liberal Publishing House (2020)
- Editor egípcio Khaled Lotfy (2019)
- Editor sueco-honconguês Gui Minhai (2018)
- Turhan Günay e a editora Evrensel (Turquia, 2017)
- Blogueiro saudita Raif Badawi (2016)
- Editor bielorrusso Ihar Lohvinau (2014)
Datas importantes
- Prazo final para indicações: 22 de fevereiro de 2026.
- Processo de seleção: Após o prazo, os nove profissionais do Comitê de Liberdade de Publicação da IPA definirão uma lista longa (longlist), seguida por uma lista curta (shortlist) e, por fim, o vencedor de 2026.
- Cerimônia de premiação: 6 de julho de 2026, durante o 35º Congresso Internacional de Editores em Kuala Lumpur.
Os patrocinadores da iniciativa são as seguintes organizações: Al Dar Al Masriah Al Lubnaniah (Egito), Albert Bonniers Förlag (Suécia), Changbi Publishing (Coreia), C.H.Beck (Alemanha), Dar El Shorouk (Egito), Nowon Mungo (Coreia), Sahoipyoungnon Publishing (Coreia).






